5 canais de vendas para você faturar alto na época do Natal

Preparar os canais de vendas para épocas sazonais, como o Natal, é fundamental para empreendedores que desejam aproveitar a alta do varejo […]

Preparar os canais de vendas para épocas sazonais, como o Natal, é fundamental para empreendedores que desejam aproveitar a alta do varejo nesse período e aumentar o faturamento da sua marca. Contudo, é preciso entender quais são os principais canais de venda e como utilizá-los da melhor maneira possível.

Neste artigo, apresentamos os 5 principais canais de vendas e como utilizá-los para impulsionar o faturamento da sua loja no Natal. Confira abaixo!

Por que se preparar com antecedência para o Natal?

O Natal é uma das épocas onde empreendedores podem aumentar muito o faturamento da lojas e dos e-commerces. O período natalino costuma ser de grandes compras e de muita movimentação. No entanto, é um erro comum empreendedores não se prepararem com antecedência para a época e deixarem de fechar boas vendas.

Isso porque, nos meses que antecedem o Natal, muitos consumidores já estão em busca do presente ideal e por promoções que sejam atraentes e que superem as suas expectativas. Portanto, para os empreendedores, é o momento de começar a planejar e estruturar as ações que vão cativar e despertar o interesse de seus clientes.

Alguns cuidados devem ser observados para que a alta procura nesse período não seja um transtorno. Nesse momento, é preciso começar preparar a loja virtual, criar promoções exclusivas, realizar a divulgação de maneira correta e muito mais. Não se preocupe, falaremos mais sobre esse tema no final deste artigo. Agora, confira alguns dos principais canais de vendas para o Natal. Vamos lá!

5 canais de vendas para faturar no Natal

Há muitas opções para a comercialização de produtos em épocas sazonais e não existe um canal que seja melhor do que o outro. O importante é saber exatamente qual é o objetivo do negócio, entender onde em qual canal de vendas o produto melhor se encaixa e saber como os clientes gostam de fazer negócios com a sua marca.

Dessa maneira, o empreendedor consegue saber exatamente qual o canal de vendas que melhor atende às suas necessidades, de acordo com o produto e com os clientes do negócio. Tentar se posicionar em todos os canais, de uma única vez, pode ser um erro. O ideal é saber qual o melhor para cada negócio e direcionar esforços planejados para os canais que mais fazem sentido para a loja.

Veja a seguir 5 dos principais canais de venda online. Vamos lá!

1. E-commerce

O e-commerce é uma loja virtual, um site desenvolvido para a marca com o objetivo de comercializar produtos no mundo online. O que faz do e-commerce um modelo vantajoso é que a loja virtual contêm a identidade visual do negócio.

Quando o cliente entre nesse espaço online, ele já sabe onde está, não existe concorrência com outras marcas e todo o processo de compras é realizado digitalmente, entregando comodidade e facilidade no consumo.

2. Marketplaces

O marketplace funciona como um grande centro comercial online, onde diversas marcas de diferentes segmentos podem expor seus produtos e contar com a credibilidade e visibilidade de um site com alto volume de acessos, como um shopping center, por exemplo.

Para pequenas empresas, que ainda não são muito conhecidas, essa é uma boa opção, já que poderá contar com uma boa exposição de um site bastante visitado.

O marketplace tem como responsabilidade expor os produtos em seu site e garantir toda a infraestrutura de pagamento, cabendo ao empreendedor a responsabilidade do envio das vendas realizadas.

Dúvidas sobre Marketplaces? Confira nosso E-book gratuito: Como anunciar nos principais Marketplaces do Mercado.

3. Redes sociais

As redes sociais já são amplamente utilizadas por empresas que desejam aumentar a visibilidade de sua marca, criar uma identidade própria, interagir com seus clientes e realizar campanhas de marketing que tragam potenciais clientes educados sobre os produtos e soluções ofertadas.

Contudo, já é possível realizar vendas nessas redes e aproveitar as altas taxas de engajamento para vender mais, diretamente nas redes, como o Facebook, Instagram e YouTube.

4. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma potente ferramenta de marketing para gerar potenciais clientes e guiá-los em direção às vendas. Isso porque, com conteúdos relevantes, você passa a educar e fazer com que eles percorram um caminho estabelecido até o momento de comprar os produtos.

É uma maneira de realizar uma abordagem de vendas menos evasiva e muito mais personalizada. O e-mail marketing é uma excelente estratégia para preparar os clientes meses antes do período sazonal, como o Natal.

5. Google Ads

Essa é uma ferramenta de publicidade do próprio Google. Logo, a sua eficiência e a possibilidade de criar anúncios estratégicos para um público segmentado dentro da ferramenta de buscas é incontestável.

Logo, a empresa escolhe as palavras-chave que melhor combinam com a sua promoção e o Google se encarrega de levar a promoção para o maior número de pessoas que estejam interessados nas palavras-chave selecionadas.

Como faturar mais com os canais de venda

Agora que já conhecemos alguns dos principais canais de venda para impulsionar as vendas no Natal, é preciso saber como utilizá-las da maneira mais eficiente para que os esforços utilizados gerem resultados positivos ao final do mês. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você otimizar os seus resultados. Confira!

Decore o ambiente virtual

O e-commerce é uma loja virtual e, por isso, a vitrine deve estar de acordo com a identidade da marca e deve aderir aos momentos sazonais, como o Natal. Invista em boas fotos, foque nos produtos sazonais e proporcione uma boa experiência de compras.

Crie promoções para o Natal

Durante o Natal, é fundamental que a sua marca se diferencie dos concorrentes. Portanto, crie promoções específicas, dê benefícios aos clientes antigos e realize divulgações que atraiam a atenção e o interesse dos consumidores.

Prepare a loja virtual para a alta demanda

Com o alto volume de busca por produtos, a loja virtual deve estar preparada para suportar um alto volume de buscas e acessos. Portanto, prepare a plataforma para suportar esse alto volume e deixe todo o atendimento mais agilizado.

Os canais de vendas são ferramentas essenciais para impulsionar as vendas em datas comemorativas e sazonais. Com o alto volume de compras realizados no Natal, é preciso investir em diferentes formas de alcançar os consumidores. Portanto, busque pelo canal de vendas que melhor atende aos seus consumidores e realiza as boas práticas apresentadas neste artigo para conquistar bons resultados.

Se você quer saber mais sobre como vender em múltiplos canais e conquistar mais clientes, basta conferir nosso artigo completo sobre o assunto: Dicas para aumentar suas vendas em múltiplos canais.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário