Calendário de e-commerce: 6 datas para você arrasar nas vendas

Conhecer o calendário de e-commerce é essencial para qualquer iniciante nas vendas online. Afinal, existem épocas do ano e datas especiais em […]

Conhecer o calendário de e-commerce é essencial para qualquer iniciante nas vendas online. Afinal, existem épocas do ano e datas especiais em que o consumidor está mais pronto para gastar, seja por questões econômicas ou emocionais. Ao conhecer esses momentos antecipadamente, você pode se planejar melhor, com campanhas específicas, podendo aumentar seu volume de vendas e seu faturamento.

Porém, quais são essas datas e, mais importante, qual é a melhor forma de aproveitar o momento? Por exemplo, não é surpresa que o Natal é uma data especial para o comércio, mas o que você precisa fazer para estar pronto para vender nessa época?

São essas perguntas que responderemos neste post. Confira as datas mais importantes do calendário de e-commerce brasileiro e de dicas de como aproveitar bem esses momentos especiais.

1. Dia da Mães

O Dia das Mães é uma das maiores datas do varejo brasileiro e, neste ano, o faturamento superou os R$6,4 bilhões no e-commerce. É uma data interessante por ser um pouco diferente. Ou seja, o presente é para as mães, mas a comunicação é para filhos, maridos e netos. É um dos dias com aspecto emocional mais forte, por isso, você pode abordar esse ângulo, sem ser apelativo. Nas redes sociais, por exemplo, pode compartilhar histórias emocionantes de mães e filhos — com permissão, é claro.

2. Dia dos Namorados

Em 2021, o faturamento do e-commerce no Dia dos Namorados foi de 3,3 bilhões — um aumento de 28% em comparação ao ano anterior. É, naturalmente, outra data extremamente poderosa, em que o foco é nas campanhas românticas, para todo o público. Promoções pague um, leve dois são ótimas para reforçar a ideia do casal, por exemplo. Como é o início do inverno, você também pode aproveitar para vender produtos de frio. Também é importante não esquecer da diversidade de casais nas suas peças de comunicação.

3. Dia dos Pais

Batendo de frente com o Dia das Mães, o faturamento da data superou os R$ 6,2 bilhões, resultado 15,99% maior em comparação à 2020. A ideia é muito semelhante ao Dia das Mães, com variações nos presentes. No Dia dos Pais, itens de moda, celulares, eletrônicos e bebidas estão entre os presentes mais procurados. As campanhas de divulgação podem seguir um caminho semelhante, com um apelo emocional, mas focadas nas esposas e filhos.

4. Dia das Crianças

Em 2021, o Dia das Crianças teve um faturamento superior ao de 2020, ou seja 63% em média. É a principal data para a venda de brinquedos, sendo essencial para nichos específicos. Como o público é muito diversificado, os produtos vão desde brinquedos para bebê até opções mais sofisticadas, como eletrônicos para crianças um pouco mais velhas. Um cuidado imenso é em relação para a publicidade infantil, que tem regras especiais. O ideal é focar nos pais e não se preocupar.

5. Black Friday

O Brasil realmente abraçou a Black Friday e a data deste ano promete ser a maior de todos os tempos. A data se tornou destaque do calendário de e-commerce e pode ser considerada um pouco diferente das outras. Como ela é mais nova, acabou sendo muito associada à internet.

É uma data que pode ser usada por praticamente qualquer loja, já que diversos produtos podem ser vendidos nesse dia. Hoje em dia, você vê até estabelecimentos da área de serviços entrando na onda da Black Friday. A competição acaba gerando um desafio, pois é preciso trabalhar para se destacar.

6. Natal

A única data que supera a Black Friday é o Natal. Com grandes expectativas para este ano de 2021, a data apresentou um crescimento de 154% em vendas no ano passado quando comparada à 2019, por exemplo. E assim como no exemplo anterior, é uma data extremamente concorrida não somente no calendário de e-commerce. Nesse período, há temas específicos, como família, a preparação para o ano seguinte e o tema religioso. Todos eles podem ser usados para trazer mais motivação para as vendas.

Como aproveitar melhor o calendário de e-commerce?

Para colocar seu e-commerce em prática, há algumas maneiras de aproveitar melhor essas datas. A principal delas é ter um planejamento detalhado para todas as ações que precisam ser feitas. Essa é uma forma de organizar não somente os eventos para o dia, mas para a comunicação com os clientes. Todas as datas são muito disputadas, o que significa que você precisa criar curiosidade para os clientes conferirem suas ofertas.

Existem diversas formas de divulgar. Você pode enviar e-mails para sua base, sem spam, lembrando-lhes de que as promoções estão vindo. As suas redes sociais são outra grande fonte de informações e de gerar esse interesse nas vendas. Além do planejamento de divulgação, você também garante a organização logística, de modo a se certificar de que terá produtos para vender no momento em que os clientes compram e que não haverá atrasos na entrega.

Aplique contexto ao seu público e seu produto

Complementando o planejamento, pense no seu público-alvo e no seu produto. Como eles se encaixam? Se você tem um pet shop, por exemplo, datas como o Dia das Crianças são um pouco mais difíceis de aproveitar. Porém, muitos “pais de pet” veem os bichinhos como crianças. Quem sabe você não pode aproveitar para fazer um desconto especial em brinquedos ou petiscos para os filhos de 4 patas?

Além de sair na frente com um bom planejamento, também é importante ter uma boa comunicação. Existem muitos e-commerces brigando por essas datas, o que significa que é preciso trabalhar a criatividade e o capricho. Para as peças de divulgação, o ideal é começar a fazê-las um mês antes. Pode ser que o trabalho atrase ou precise ser refeito. Assim, você não corre para garantir que tudo esteja pronto na hora.

Lembre-se de medir os resultados e se preparar para o ano seguinte

Aproveitou bem as datas durante o ano? Então, siga no embalo e aproveite a oportunidade para medir os resultados e já começar a se preparar para as datas do ano que vem. Avalie o que deu certo e o que pode ser melhorado. Ao longo dos anos, você constrói uma biblioteca de ações e cases do que funciona bem para o seu produto e seu público a cada data. É claro que o consumidor muda ao longo do tempo, mas é apenas observando os resultados que você consegue melhorar.

Tomando esses cuidados e evitando erros, você aumenta muito suas chances de ter sucesso nas datas comemorativas no calendário de e-commerce. As principais preocupações são em relação ao planejamento, que precisa ser feito o mais cedo possível. Além disso, é importante garantir contexto às suas ações, para se destacar no mercado. Muitas vezes, uma história bem contada e uma boa experiência podem ser mais importantes do que um desconto.

Gostou do post? Então, entenda mais neste post sobre como usar datas comemorativas para atrair vendas e descubra como aumentar seu faturamento!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário