Caixa de perguntas do Instagram: Como usar + ideias de conteúdo para engajar seguidores!

A caixa de perguntas é uma ferramenta do Instagram onde você pode responder às perguntas e gerar um relacionamento mais estreito com seus seguidores. Para criar abra a câmera do story, tire uma foto ou selecione da galeria, toque no adesivo no menu superior direito, selecione o sticker Perguntas, edite a caixa e clique em publicar!

Se você é dono de um e-commerce ou até de uma loja física e possui uma conta no Instagram, sabe que quanto maior o engajamento dos seus seguidores e maiores visualizações no seu perfil, melhores serão as chances de conversão.

Se essa é uma das suas metas, usar a caixa de perguntas do Instagram é uma ótima maneira de começar.

O Instagram está constantemente atualizando os recursos disponíveis na sua rede e, desde 2018, os usuários encontram a caixa de perguntas nos stories.

Essa ferramenta é imprescindível para aumentar a interação com seu público, já que você poderá responder as perguntas e gerar um relacionamento mais estreito com seus seguidores.

Quer saber como usar essa ferramenta? Aqui, você poderá descobrir quais são as estratégias para aumentar o engajamento do seu público e vender mais com a caixa de perguntas do Instagram.

Mas, primeiro, vamos entender como ela funciona.

O que é caixa de perguntas do Instagram?

A caixa de perguntas é uma ferramenta que permite adicionar uma pergunta ao story do Instagram e receber respostas dos seguidores.

Uma vez postada, os seguidores podem tocar na caixa de perguntas para responder enquanto o story estiver ativo (ou seja, 24 horas).

Depois disso, os seguidores não poderão interagir mais com a caixa.

Você pode descobrir o que é importante para eles, pedir conselhos ou dar a eles a chance de discutir suas opiniões (desde que o assunto seja relevante para o seu negócio).

A caixa de perguntas mostra aos seus seguidores que a sua marca está aberta à interação e, talvez o mais importante, que há um ser humano real por trás de sua conta.

Se interessou pelo tema? Acesse este conteúdo e saiba mais sobre marketing humanizado.

Vantagens de usar a caixa de perguntas do Instagram

Muitas marcas ainda subutilizam os stories do Instagram apenas postando conteúdo promocional.

Alguns até acertam ao usar hashtags bem pesquisadas e postar cenas de bastidores dos processos internos.

Porém, se você quiser tirar o máximo proveito dos stories, você precisa torná-los mais interativos. É aí que entra a caixa de perguntas do Instagram.

As vantagens dessa ferramenta incluem:

  • gerar engajamento — esse é o principal benefício (e o mais óbvio), já que a caixa de perguntas permite gerar engajamento com o público, o que é o mais importante para uma marca que deseja se tornar autoridade e ganhar a confiança das pessoas;
  • testar o conhecimento dos seguidores — faça perguntas para testar o nível de familiaridade dos seus seguidores com os assuntos centrais do seu nicho de mercado;
  • fazer pesquisa de mercado — os seguidores podem responder de forma direta a perguntas sobre os seus produtos preferidos e como enxergam sua marca;
  • aumentar a relevância do seu conteúdo — quando os seguidores visualizam uma série de respostas compartilhadas nos seus stories, o algoritmo do Instagram reconhece que os seus conteúdos são relevantes para muitos usuários.
  • ganhar a visualização de outros perfis — quando você coloca o @ de outro perfil na sua resposta, o perfil indicado pode compartilhar o seu story e levar outras pessoas a conhecer os seus conteúdos do Instagram.

Viu que são muitas vantagens? Além de ser uma ótima ferramenta para que seus seguidores interajam com sua marca, a caixa de perguntas pode ser usada de forma estratégica para gerar mais vendas.

Como usar esse recurso de maneira estratégica?

Tudo certo até aqui? Agora, vamos para a prática.

Confira 6 estratégias que não podem ficar de fora da sua rotina ao usar a caixa de perguntas do Instagram.

Use a caixa de perguntas para gerar leads

Você pode usar as perguntas como uma oportunidade para fazer com que os seus seguidores avancem no funil de vendas.

Como fazer isso? Você pode vincular seu site, postagens de blog ou outro conteúdo útil nas respostas do story.

Mas é importante fazer isso com moderação e garantir que algumas das respostas às perguntas de seus seguidores possam ser encontradas no próprio story.

Vincular páginas da sua loja virtual pode ajudar a direcionar o tráfego a áreas estratégicas para a conversão de visitantes em clientes.

Contudo, isso não exige que os seus seguidores estejam prontos para clicar fora de sua página do Instagram se eles não quiserem.

Pergunte sobre algo divertido

Mesmo que o seu foco ao usar o Instagram seja aumentar o número de clientes, lembre-se de que a rede é, sobretudo, um espaço de entretenimento para os seguidores.

Por isso, não é estratégico utilizar o discurso de vendedor o tempo todo.

Nesse sentido, nada parece ser mais autêntico do que perguntas sobre coisas divertidas do seu cotidiano.

Por exemplo, se você precisa escolher uma foto para postar no feed, peça ao seu público do story para escolher a favorita deles entre várias opções.

Traga um pouco de leveza aos seus conteúdos e veja o engajamento do seu público subir como nunca antes.

Deixe os seguidores perguntarem o que eles quiserem

As perguntas no Instagram Stories podem funcionar nos dois sentidos. Então, em vez de só fazer perguntas ao seu público, você também pode responder às perguntas deles.

As marcas podem fazer isso digitando na caixa de perguntas Pergunte-me qualquer coisa ou algo semelhante.

Além de envolver seu público, essa caixa de perguntas dá aos seguidores a oportunidade de abordar suas preocupações mais urgentes. Portanto, ao abrir essa caixa, espere receber perguntas sobre seus produtos e a história da sua marca.

Crie uma série de conteúdo semanal

Procurando ideias de conteúdo para o Instagram?

Use a caixa de perguntas como parte de uma oferta de conteúdo semanal.

Como isso acontece? Simples: escolha um dia fixo por semana para postar a caixa de perguntas.

Isso cria um senso de confiança com seu público e dá a eles um motivo para continuar voltando aos seus stories regularmente.

Analise os resultados

Assim que os seguidores começarem a responder, você pode conferir o que eles disseram acessando a visualização dos seus stories.

Se você está fazendo uma pergunta aos seguidores, é porque deseja interagir com eles, certo? Então, não deixe de visualizar, analisar os dados e dar respostas demonstrando interesse.

Você pode ver respostas deslizando sobre o próprio story. É possível visualizar o total de interações do post.

Responda com vídeos

Compartilhar as imagens e responder com textos é a maneira tradicional de interagir com as perguntas, então, que tal gravar vídeos para responder às perguntas que chegam?

Além de ser uma maneira mais autêntica de resposta, os vídeos permitem que você prenda a atenção dos seguidores em explicações mais elaboradas.

Para ser ainda mais estratégico, você pode anunciar no seu feed que gravará um conteúdo respondendo as perguntas de alguns seguidores.

Pode parecer um detalhe, mas isso pode gerar um buzz e despertar a curiosidade de quem deseja fazer as perguntas.

Como criar uma caixa de perguntas do Instagram?

Criar uma caixa de perguntas do Instagram é super fácil. Veja o passo a passo logo abaixo:

  • abra a câmera do story;
  • tire uma foto ou selecione uma imagem da galeria;
  • toque no adesivo no menu superior direito ou arraste a tela para cima;
  • selecione o sticker Perguntas e toque em Faça uma pergunta;
  • digite a pergunta e escolha uma cor para a caixa;
  • toque em Concluir para publicar a pergunta.A imagem mostra tres prints de telas com o passo a passo para criar a caixa de perguntas no Instagram

Crie uma enquete

O Instagram Stories também permite que você faça perguntas por meio de enquetes. É uma opção útil quando a sua pergunta tem duas ou mais respostas possíveis.

O objetivo da enquete é medir o interesse dos usuários pelas opções disponíveis como resposta. Isso significa que não há uma resposta certa.

Para criar uma enquete, siga o passo a passo:

  • crie um novo story;
  • em seguida, toque para o menu de adesivos no canto superior da tela ou arraste a tela para cima;
  • dessa vez, toque em Enquete;
  • preencha os espaços em branco com a pergunta e as opções.

Crie um teste

Outra maneira interativa de fazer perguntas via Instagram Stories é criar um teste.

Semelhante às enquetes, o quiz funciona dando ao seu público várias opções de respostas. A única diferença é que o teste tem apenas uma resposta correta.

Para criar um teste, o passo a passo é semelhante às etapas da pergunta e do quiz:

  • crie um novo story;
  • toque para o menu de adesivos no canto superior da tela ou arraste a tela para cima;
  • toque em teste;
  • preencha os espaços em branco com a pergunta e as opções disponíveis.

Os questionários são ótimos se você quer ajudar os seguidores a desvendar curiosidades sobre a sua área ou sobre a sua própria empresa.

Apenas certifique-se de escolher a resposta correta antes de postar sua história.

Depois, o Instagram fará o resto, apresentando-o aos seus seguidores e registrando os resultados. As respostas podem ser coletadas enquanto sua história estiver ativa.

Bônus: 10 ideias de perguntas para utilizar e engajar seguidores!

Precisa de algumas ideias de perguntas para fazer no Instagram?

1. “Quem é o seu influenciador favorito do Instagram?”

Você não pode minimizar a importância do marketing de influência, principalmente em uma rede como o Instagram.

Ao perguntar quem são os influenciadores favoritos do público, você pode analisar as respostas e visitar os perfis que os seguidores apontaram.

Assim, fica mais fácil obter informações valiosas sobre o que o seu público gosta de ver no Instagram.

Você aprende que tipo de conteúdo seu público quer consumir, qual é a forma eficaz de apresentar seu conteúdo, quando e o que postar.

2. “Quais produtos você recomendaria para um amigo?”

Perguntar ao público sobre os produtos de que eles gostam ajudará você a identificar possíveis melhorias em suas próprias ofertas.

Se você tem uma loja virtual, as respostas podem impactar, inclusive, na sua prioridade ao repor o estoque de alguns produtos.

Afinal, é mais vantajoso para a loja priorizar os produtos com grande saída.

3. “Qual é o vídeo mais divertido que você viu no Instagram hoje?”

Já pensou criar um dos vídeos mais vistos do Instagram? Você pode se inspirar em vídeos do Instagram que já são populares com seu público.

Basta pedir para que eles compartilhem seus vídeos favoritos do Instagram, visualizá-los você mesmo e fazer algumas anotações.

4. “O que você ama ou odeia em nosso produto?”

Se há um grupo de pessoas que pode dizer se algo está errado com seu produto, são seus próprios clientes.

Ao identificar o que funciona (e o que não funciona), você pode modelar ofertas futuras em torno dos feedbacks dos clientes.

5. “Qual conteúdo você quer ver mais por aqui?”

As perguntas no Instagram Stories permitem que você aproveite o feedback dos clientes para o desenvolvimento de novos conteúdos.

Um bom exemplo é perguntar sobre os formatos de conteúdos que eles querem ver no seu perfil. Você pode criar um quiz com várias opções.

O simples gesto de pedir a opinião do seu público é bom o suficiente para promover a lealdade.

Mesmo que você não consiga atender a todas as solicitações, isso informa ao seu público que ele tem voz.

6. “Qual é o seu maior desafio hoje?”

Você pode ter ideias para os seus próximos produtos perguntando o que os usuários gostariam que seu produto tivesse.

Claro, o ideal é fazer isso fazendo perguntas direcionadas ao seu cliente, e não sobre a sua empresa.

Por exemplo, um vendedor de cosméticos para a pele pode criar uma caixa com a pergunta: “Qual é o seu maior desafio hoje para cuidar da sua pele?”.

É uma forma de oferecer dicas para os seguidores que responderem a pergunta, além de coletar informações sobre possíveis soluções que a sua empresa pode oferecer.

7. “O que você me recomenda sobre…?”

Você também pode usar a caixa de perguntas para pedir recomendações ao seu público.

Por exemplo, se sua empresa está abrindo um local em uma nova cidade, você pode usar a caixa para perguntar quais são seus pontos de acesso favoritos nessa cidade.

Se você está estreando um podcast ou canal no YouTube, pergunte à sua comunidade quem eles gostariam de ver como convidado no seu próximo episódio.

8. “Advinha quem é?”

Use a caixa de perguntas para criar mais um jogo de adivinhação no qual seus seguidores possam se envolver.

É simples: carregue uma imagem no story que indique uma figura pública, filme, produto, peça de arte específica ou qualquer outra coisa que se encaixa no seu nicho de perfil.

Na caixa de pergunta, pergunta quem consegue adivinhar do que se trata a imagem.

Mais tarde, você pode acompanhar as respostas corretas e compartilhar as respostas mais engraçadas que possa ter recebido.

9. “Qual é a sua opinião?”

Quer entender o que seus seguidores estão pensando? Então, por que não perguntar diretamente a eles?

Uma maneira divertida de ter uma ideia de como é seu público é usar o adesivo de pergunta para pedir opiniões sobre tópicos específicos.

Isso pode ser qualquer coisa, desde que tipo de conteúdo eles gostam de ver até qual roupa eles mais gostaram no Met Gala.

10. “Qual você preferiria?”

Essa pergunta pode fornecer algumas respostas interessantes de seus seguidores, pois eles precisam escolher entre duas opções.

Você pode ser criativo com essa pergunta e criar alguns cenários engraçados ou impossíveis para seus seguidores escolherem.

Essa é uma ótima maneira de fazer seus seguidores pensarem, e você pode até compartilhar algumas respostas engraçadas mais tarde.

Quando usada corretamente, a caixa de perguntas do Instagram é incrível para interagir com seu público.

Mas, para garantir que as respostas que você está recebendo sejam úteis, use perguntas direcionadas a assuntos sobre os quais seus seguidores estejam curiosos.

Agora, que tal aprender a usar o Instagram como canal de vendas?

Aproveite para baixar nosso e-book sobre como configurar e integrar produtos no Instagram!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário