Como usar o vale presente no seu e-commerce? Entenda aqui
Carrinho abandonado: Porque os Clientes Desistem das Compras?

Busca por voz: o que é, como funciona e como utilizar no e-commerce?

Publicado em: • Última Atualização:

“Ok Google, como preparar meu e-commerce para buscas por voz?”

É provável que você já tenha feito uma pergunta para o buscado usando o seu smartphone, ou, pelo menos, já ouviu alguém fazer. O fato é que até 10% das pesquisas no Brasil são feitas por voz. Nos EUA, 54% dos adultos já utilizam o serviço diariamente.

Essa mudança afeta, em especial, empresas que utilizam o SEO com estratégia de marketing. Para esclarecer melhor, reunimos as principais informações sobre a pesquisa por voz no comércio eletrônico. Descubra a seguir as melhores práticas para melhorar sua presença online!

O que é a busca por voz?

A busca por voz pode ser feita em qualquer dispositivo equipado com um assistente virtual. A ferramenta usa tecnologias de inteligência artificial para “conversar” com o usuário e exibir resultados relevantes.

Em outras palavras, os assistentes virtuais (Siri, Cortana, Google, entre outros) não apenas ouvem o que dizemos, mas também entendem a linguagem coloquial. Por exemplo:

  • Qual restaurante está mais próximo, ele está aberto no momento?
  • Qual o meio de transporte mais rápido perto de mim?
  • Qual a melhor loja para comprar um tênis Nike Air Max 90?

É aqui que o Big Data, o Machine Learning e outras tecnologias entram em cena para conectar as perguntas aos melhores resultados.

Semelhante ao que acontece com as pesquisas por texto, os profissionais de marketing lutam para otimizar os sites e atrair esse novo tipo de tráfego. O motivo é simples: o que funciona com a pesquisa convencional não é eficaz nas buscas por voz.

Quais os impactos para lojas virtuais?

Antes de conhecer as melhores práticas, é importante saber as causas por trás do sucesso da ferramenta. Veja a seguir!

Melhora a experiência de pesquisa

O primeiro fator por trás do crescimento das pesquisas por voz é a experiência aprimorada do usuário. Graças ao uso de aparelhos inteligentes e assistentes virtuais, as consultas são realizadas de maneira mais confortável, rápida e natural.

Altera as estratégias de SEO

As pesquisas por voz são feitas com perguntas completas, afetando a forma como os conteúdos são criados. Os proprietários de sites podem fornecer as respostas para essas perguntas — o que aumenta o tráfego para as páginas de destino. Por fim, a tecnologia vai de encontro ao desejo de todos usuários: obter respostas mais rápidas e inteligentes.

Como usar a busca por voz no e-commerce?

Considerando a extrema concorrência em qualquer canal online, nenhuma marca pode desconsiderar alternativas para aumentar o tráfego. As estratégias de SEO (por voz ou tradicional) são focadas no médio e longo prazo, então, mesmo que você considere essa tecnologia futurística, esse é o momento ideal para iniciar os trabalhos. Conheça as melhores práticas a seguir!

Priorize as palavras-chave de cauda longa

A pesquisa por voz exige palavras-chave de cauda longa. Por exemplo, em vez de digitar: “comprar tênis”, o usuário pode dizer: “qual o melhor tênis para corrida?” Portanto, uma frase usada como palavra-chave é totalmente substituída por uma pergunta ou conversa.

Considere sua localização

A localização geográfica é importante para a maioria das pesquisas. Alguns estudos sugerem que 22% de consultas por voz estão em busca de uma resposta local. Frases como “perto de mim” ou “aqui perto” são usadas com frequência.

Em muitos casos, a cidade não é mencionada na pergunta, o assistente utiliza a geolocalização do aparelho para obter os resultados. Mas não pense que isso afeta apenas as lojas físicas, caso o dispositivo não encontre um local próximo, ele pode sugerir uma loja virtual como alternativa.

Organize os dados da página

Os rich snippets são perfeitos para pesquisas por voz. Esses trechos de código permitem incluir informações adicionais nos mecanismos de pesquisa. Por exemplo, vídeos, classificações, preços etc. Esses atributos melhoram as taxas de cliques pois são mais atraentes aos usuários.

Criar dados estruturados exige conhecimento técnico, no entanto, se você utiliza WordPress, alguns plugins podem auxiliar na configuração, como o All-In-One Schema.org Rich Snippets.

Use palavras-chave com perguntas e respostas

A maioria das pesquisas por voz tem a forma de perguntas. “O que”, “como”, “quando” e “por que” estão presentes nesse tipo de consulta. Para o comércio eletrônico, um documento perfeito para otimizar o SEO são as perguntas frequentes.

Identifique as dúvidas mais comuns sobre seus produtos e serviços. Por exemplo, se sua loja vende celulares, é possível que os usuários queiram saber qual modelo com melhor custo-benefício, qual tem a melhor bateria, câmera, desempenho etc.

Melhore a velocidade do site

Esta recomendação é válida para qualquer estratégia de SEO. Os algoritmos priorizam os sites com maior velocidade de carregamento. Eles entendem que os atrasos pioram a navegabilidade e a experiência do usuário.

Outro fator essencial: 56% de todas as pesquisas por voz são feitas por smartphone. Se a velocidade de carregamento é importante para o usuário de desktop, é ainda mais importante para usuários mobile — que normalmente utilizam pacotes limitados de dados.

Por isso, otimize todos os elementos do site (em especial, recursos gráficos) para manter o carregamento abaixo de 3 segundos. Veja outras dicas abaixo:

  • comprima imagens e linhas de código;
  • verifique se todos os elementos, botões e CTAs permanecem visíveis e clicáveis;
  • adapte os parágrafos e títulos às dimensões dos celulares e tablets;
  • elimine pop-ups e outros elementos que possam prejudicar a usabilidade no celular;
  • adapte o tamanho da fonte, a fim de melhorar a legibilidade em telas menores;
  • verifique se a capacidade do servidor está compatível com o volume de tráfego.

A busca por voz, com pesquisas mais naturais e inteligentes, trouxe novas estratégias de marketing para o mundo dos negócios. Empresas de todos os setores podem implementar as práticas mencionadas acima para acompanhar a evolução dos algoritmos do Google.

Assim como já acontece em outros países, a pesquisa por voz tende a aumentar na medida em que a tecnologia avança. Poucas empresas estão preparadas para atender a essa demanda. Logo, agora é o melhor momento para se destacar e conquistar espaço.

Gostou do artigo e quer mais dicas práticas? Assine agora nossa newsletter para receber nossas novidades e junte-se a mais de 300.000 empreendedores!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Busca por voz: o que é, como funciona e como utilizar no e-commerce?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *