Busca de voz: entenda como funciona

O e-commerce por si só já é um grande facilitador de consumo. Sem sair de casa e em poucos cliques o consumidor […]

O e-commerce por si só já é um grande facilitador de consumo. Sem sair de casa e em poucos cliques o consumidor faz as suas compras. Com o comando de voz nas buscas, a facilidade se torna ainda maior e a tendência é que o lojista venda mais e atenda melhor o consumidor.

Com tantas ferramentas pensadas para facilitar a jornada de consumo, o lojista também precisa se adequar a tecnologia de comando de voz. Apesar de ainda ser um hábito para poucos consumidores no momento da compra, o comando de voz já é uma realidade bastante eficaz no entretenimento, seja na televisão, controles remotos, assistentes virtuais, etc.

O empreendedor de e-commerce, precisa estar sempre atento às novidades que a tecnologia oferece para tornar a experiência do seu cliente cada vez melhor. Neste artigo, vamos entender como funciona o comando de voz no e-commerce e quais as vantagens aos lojistas que aderirem à tecnologia. Confira!

Como funciona a busca por voz?

Quando o cliente está no canal de venda e opta por fazer a busca por voz, a tecnologia age através do reconhecimento de fala e inteligência artificial. A inteligência tem a capacidade de identificar fonemas, palavras e frases ditas em voz alta, ou seja, a busca por voz funciona através de inteligência artificial. 

Na pesquisa, basta o consumidor clicar no microfone e falar o que deseja sem precisar fazer a digitação dos termos, de forma imediata, a inteligência artificial transcreve o que foi dito de forma automática. 

Qual a importância do negócio contar com busca de voz?

Além de ser muito mais cômodo do que precisar digitalizar todas as palavras, a busca por voz também é mais inclusiva e faz a pesquisa de forma mais assertiva, já que evita erros de digitação ou dúvidas quando um termo ou item a ser buscado pela fonética e não pela escrita, ou seja, mesmo sem saber como escrever o item se pode encontrá-lo pela busca de voz. 

A automatização tem sido um tema cada vez mais recorrente e até uma grande aliada para uma geração que está sempre otimizando tempo e pensando em integrar as experiências de consumo, seja para entretenimento ou compras. 

A experiência em primeiro lugar 

Segundo uma pesquisa realizada pela Ilumeo, 84% dos entrevistados consideram mais fácil usar a voz do que ter que digitar a procura no e-commerce, e 70% enxergam mais valor nas marcas que utilizam essa tecnologia. 

Ou seja, a voice search, busca por comando de voz acaba estando totalmente ligada à experiência de consumo e o consumidor está atento aos negócios que estão se adequando para melhorar cada vez mais a navegação, pesquisa e entrega dos produtos.

A fidelização do cliente é outro passo que deve ser levado em conta, já que, as novas gerações passam a comprar de canais frequentemente quando estes entregam boas experiências por que com a tecnologia, o consumidor encontra os itens que procura com mais rapidez e, consequentemente, fica mais satisfeito. 

Automatizações e tecnologia a favor do negócio 

Quem compra e quem vende no e-commerce tem em comum o desejo de estar em contato com tecnologia, e é preciso fazer uso dela como ferramenta para facilitar o trabalho do dia a dia também. Desde a parte de gestão, através de um sistema de gestão online, até a parte que envolve a experiência direta de consumo, como é o caso da pesquisa de voz, a tecnologia é uma aliada importante para o empreendedor. 

Quando o consumidor passa a comprar online, ele acessa a facilidade de fazer as suas escolhas sem sair de casa. E isso acaba dando a ele a comodidade, que ele também encontrará ao fazer uma pesquisa com comando de voz. 

Assim como o ambiente do e-commerce cresce a cada dia, as ferramentas facilitadoras também ampliam suas possibilidades e dão a chance das lojas ganharem um diferencial importante perante o concorrente, já que o comércio online apesar das muitas oportunidades também tem muitos concorrentes vendendo a um clique de distância. 

O objetivo é fazer da experiência de consumo na jornada de compra do cliente ser mais fácil, mais rápida e mais eficiente.

A busca inteligente é um caminho para ampliar o seu negócio e estar cada vez mais conectado ao consumidor do nosso tempo que busca facilidade na sua compra, desde a pesquisa até a forma de compra e recebimento dos produtos. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário