Brindes para clientes: O que oferecer para encantá-los? 19 ideias para não errar na estratégia!

Os brindes para clientes mais comuns usados pelas empresas são: Kits escritório, canetas, canecas, chaveiros, agendas, sacolas do tipo ecobag, necessaires, garrafas squeeze, mouse pads e calendários.

Em meio a tanta concorrência, é preciso encontrar maneiras de se destacar e encantar seu público. Uma das formas mais eficientes é oferecer brindes para clientes.

Além de conseguir um vinculo afetuoso entre a marca e o consumidor, a estratégia também pode ser seu diferencial no mercado.

A estratégia é uma das mais eficientes no varejo, pois os brindes normalmente custam pouco e, ainda assim, causam um impacto muito positivo nos clientes.

Afinal, quem não gosta de ser surpreendido e valorizado, não é mesmo?

Logo, é preciso saber como os brindes podem ser utilizados para ajudar na estratégia do negócio, quais os melhores momentos para ofertá-los e quais são os principais brindes utilizados pelas empresas.

Quer saber tudo sobre os brindes para clientes? Então, confira agora mesmo este artigo e veja as 19 ideais de brindes que preparamos para você. Vamos lá!

O que são brindes para clientes?

Os brindes para clientes são aquelas lembranças ofertadas aos clientes que ajudam a marca a estar presente em diversos momentos de seu cotidiano.

Contudo, não basta que façam referência à empresa, é preciso que sejam realmente úteis para que os consumidores os utilizem.

Existem muitas possibilidades de brindes que podem ser oferecidos, e essa já é uma estratégia bastante utilizada por empresas diversas e em diferentes momentos.

Canecas, chaveiros, bonés e kits de escritório são alguns dos exemplos de brindes.

Além da diversidade de produtos que podem ser ofertados para celebrar uma ocasião especial da empresa ou para celebrar o relacionamento com um determinado grupo de clientes.

Os brindes costumam demandar pouco investimento da empresa e ser bem relevantes para os consumidores.

Afinal, quem não gosta de ser tratado com deferência?

Por que utilizar a estratégia de brindes para clientes?

O objetivo principal da estratégia é fixar a marca na mente dos consumidores, e além disso eles também ajudam o cliente a sentir uma afeição pela empresa.

Assim, quando precisarem de algum produto ou serviço irão levar em consideração a empresa que os trata de maneira cordial e diferente.

Gerando assim, maior possibilidade de venda para quem sabe usar a estratégia a seu favor.

Além é claro, da vantagem financeira que já citamos anteriormente. Normalmente, os brindes para clientes custam pouco e trazem muitos benefícios.

Além disso, a estratégia auxilia a equipe de marketing a manter presença ativa na vida de clientes e potenciais clientes que estarão em contato com a marca mesmo em momentos em que não precisam dela.

É sempre bom lembrar que: quando um consumidor se sente especial e percebe que a empresa se lembra dele, as chances dele se tornar um consumidor fiel é muito maior.

Dependendo do produto e da ocasião, é possível oferecer brindes que divulgam e celebram ocasiões especiais. Confira alguns bons usos dos brindes para clientes.

Auxilia a estratégia de marketing da empresa

Uma empresa pode divulgar uma determinada ação para que o cliente vá até a loja ou faça a compra de certos itens e, assim, receba um brinde por ter tomado determinada ação.

Por exemplo, quem fizer uma compra no valor de x reais, receberá um kit escritório complementar que o ajudará nas tarefas profissionais do cotidiano.

Quando um cliente usa um produto que tenha a logo, as cores ou o layout de uma empresa, além dele contribuir levando a marca a outros possíveis clientes, as chances dele se lembrar da marca quando precisar de uma solução é muito maior.

Potencializando é claro, as vendas do negócio.

Ajuda na fidelização dos clientes

Existem maneiras de criar um programa de fidelidade, e essa é uma estratégia muito importante para as marcas.

Isso porque um cliente fiel tende a indicar a empresa para a sua rede de contatos, costuma dar preferência para essa empresa quando precisa de uma solução e ainda pode passar a gastar mais com a empresa para garantir que faça parte do programa.

Logo, quando um brinde é oferecido para celebrar a fidelização desse cliente, ele poderá se sentir mais apto a manter o relacionamento com a empresa.

Já que estará sempre recebendo mimos que mostram que essa relação é muito importante para o empreendimento.

Fazer a divulgação de um novo produto/serviço

Quando um novo produto é inaugurado, é preciso fazer com que consumidores conheçam e testem esse produto.

Para isso, é fundamental incentivar que os clientes vão até a loja física ou façam uma compra no e-commerce

Ganhar brindes exclusivos é um gatilho mental que incentiva os consumidores a realizarem uma ação em prol da empresa.

Assim, se souberem que os X primeiros clientes vão ganhar uma caixinha de som ou uma garrafa personalizada, as chances de sucesso com a estratégia será muito maior.

Quando oferecer brindes para clientes?

É claro que, para a maioria das empresas, oferecer brindes constantemente pode não ser uma solução viável.

Logo, existem ocasiões em que os brindes são bem-vindos e o custo de produção desse brinde é viável. Veja abaixo algumas dessas ocasiões!

Aniversário

Clientes que já mantêm um relacionamento duradouro com a marca merecem atenção especial da empresa.

Como muitos negócios mantêm um histórico de relacionamento com seus consumidores, é fundamental que a empresa faça parte da celebração de aniversário desse consumidor.

Portanto, não esqueça de enviar algum brinde que mostre que o negócio está feliz por essa data tão importante para o consumidor.

Datas comemorativas

Existem muitas datas comemorativas que merecem ser celebradas, como o natal, dia da mulher, Black Friday, dia das mães e muito mais.

Esse é um momento muito relevante para mostrar o quão importante o consumidor é para a empresa.

Nessas ocasiões, mesmo os brindes mais simples podem fazer a diferença, já que o consumidor se sentirá especial por ser lembrado pela marca com que faz negócios.

Promoções

As promoções são gatilhos mentais que estimulam os clientes a fazerem negócio com a marca.

Ao oferecer um brinde para os clientes que aproveitarem essa promoção, a empresa aumenta muito as chances de aumentar as vendas.

Isso porque vão existir dois benefícios para os consumidores: o preço mais vantajoso pelo produto e um brinde exclusivo para quem aproveitar a promoção.

Na entrega do produto

O momento da entrega de um produto é crucial porque esse cliente estará esperando o produto que foi adquirido.

É uma excelente oportunidade para encantar o cliente com um brinde inesperado.

Com essa surpresa, o consumidor pode ficar encantado e começar a se tornar um cliente fidelizado da marca.

Dependendo da surpresa que o brinde causar, esse cliente tende a se tornar um divulgador espontâneo da empresa.

Maior e melhor plataforma de e-commerce

19 Ideias de brindes para clientes

Para ajudar na inspiração para oferecer brindes que gerem bons resultados, separamos esta lista com 19 ideais de brindes que já foram utilizadas e geraram resultados significantes para os negócios.

Não deixe de conferir!

1. Kit escritório

Um kit escritório é um bom brinde para clientes que trabalham com escritório e ambientes corporativos.

Isso porque é possível pensar em um conjunto completo e que auxilie o cliente nos momentos de trabalho.

É fácil de oferecer um conjunto customizado e que apresente as principais características da marca, fazendo com que a empresa seja sempre lembrada.

Brindes para clientes - kit escritório

2. Caneta

As canetas ainda não saíram de moda e muitos profissionais costumam ter uma sempre ao seu lado.

Em algumas ocasiões pode ser que o smartphone não esteja carregado ou em mãos para a assinatura de algum documento importante ou anotação de algum assunto que não pode ser esquecido.

Portanto, além de ajudar o cliente ao estar prevenido, é uma boa forma de fazer com que ele se lembre da sua marca ao longo do dia.

Brindes para clientes - canetas

3. Caneca

As canecas são muito úteis e ajudam a empresa a estar presente no dia a dia dos clientes.

Afinal, é muito comum que uma caneca esteja sempre ao lado da mesa de trabalho para uma água ou mesmo um café.

As canecas também são brindes que prezam pelo meio ambiente, já que eliminam a necessidade de utilizar muitos copos descartáveis.

Além disso, existem muitas empresas que fazem canecas personalizadas, tornando possível entregar um brinde de forma muito mais pessoal e humanizada para os clientes.

brindes para clientes - caneca

4. Ecobag

A ecobag é outro item versátil para oferecer como brinde aos clientes. Ela pode ser levada para diferentes locais e utilizada em momentos distintos.

Atualmente, a maioria dos supermercados não oferecem mais as tradicionais sacolas plásticas e, por isso, esse brinde se torna tão útil.

Outro ponto forte da ecobag é que ela também é um brinde que mostra que a empresa se preocupa com o meio ambiente e questões sustentáveis.

brindes para clientes - eco bag

5. Agenda

As agendas estão sempre na moda e podem ser utilizadas por profissionais de todos os setores.

Todo mundo precisa de um local para anotar os compromissos e tarefas que devem ser desempenhadas.

As empresas podem personalizar as agendas e customizá-las para que fiquem com a cara da marca e estejam na memória dos consumidores.

brindes para clientes - agenda

6. Necessaire

A necessaire é uma boa opção de brinde porque pode ser carregada para qualquer lugar e auxilia os clientes em diferentes momentos: na academia, no escritório e muito mais.

Outro ponto forte é que podem ser carregadas em momentos de relaxamento, como as férias e viagens de feriados.

Assim, se estiverem customizadas e condizentes com o layout da empresa, sua marca será lembrada em diferentes ocasiões.

Brinde - Necessaire

7. Chaveiro

O chaveiro é um item que sempre conquistou bons resultados como brinde para clientes pela utilidade que ele tem. Afinal, é uma maneira de manter as chaves por perto e sempre à vista.

Justamente por essa funcionalidade que as marcas buscam utilizar esse objeto como brinde.

Constantemente o seu cliente verá o chaveiro e se lembrará da sua empresa. É uma boa maneira de manter a marca presente na mente dos consumidores.

Brinde - chaveiro

8. Sacola tipo mochila

A sacolinha tipo mochila já é bastante usada por pessoas de diferentes comportamentos e profissões por causa da praticidade e leveza.

Logo, é possível deixá-la com a cara da empresa para que os clientes lembrem-se da marca sempre que estiverem indo ao trabalho, à academia e em outras ocasiões.

brinde - sacola mochila

9. Camiseta

Outro brinde que pode ser bastante útil é a camiseta da empresa. Não estamos falando de uniforme, mas sim de uma estampa que esteja celebrando algum acontecimento ou data especial.

Conciliar a celebração com o cliente é uma boa maneira de mostrar que a sua marca se importa com ele.

brinde para cliente - camiseta

10. Chinelo

Muitas pessoas, se não todas, utilizam chinelos nem que seja para ficar em casa.

Portanto, é interessante pensar em customizar os chinelos com a logo ou cores da sua marca para que os clientes possam utilizar e, consequentemente, visualizarem a sua empresa em momentos distintos.

brinde para cliente - chinelo

11. Toalhinha

A toalhinha com a cara da empresa também a ajuda a marcar presença em momentos distintos do cotidiano do cliente.

Isso porque ele pode se lembrar da sua empresa quando estiver correndo no parque ou se exercitando na academia, por exemplo.

Brinde - Toalhinha

12. Boné

Bonés personalizados e com estilo também são brindes que costumam fazer sucesso.

Muitas pessoas usam o boné e podem ser customizados para que a empresa esteja presente com o seu cliente em diferentes momentos do cotidiano dele.

brinde - boné

13. Caixinha de som

Como são produtos que costumam ser mais caros, é uma boa maneira de presentear clientes VIPs ou que estão há bastante tempo com a empresa.

Assim, além de serem úteis, os seus clientes vão se sentir especiais por ganharem um brinde de valor mais elevado.

brinde - caixinha de som

14. Suporte para celular

O celular é um objeto que está sempre com os consumidores e são utilizados dezenas de vezes ao dia.

Portanto, o suporte para celular estará com o cliente 24h por dia e se personalizados podem marcar presença e fazer com que a marca seja lembrada.

Brinde - Suporte para celular

15. Squeeze

O Squeeze é uma garrafa de alumínio que pode ser levada para qualquer lugar. Por isso, é uma excelente brinde para presentear o seu cliente.

Isso porque, além de ser útil, já que o presenteado pode usar em diversas ocasiões do cotidiano, ainda é uma lembrança ecológica que mostra que a marca se preocupa com o meio ambiente e evita utilizar materiais facilmente descartáveis.

Brinde - Squeeze

16. Mouse pad

Os mouse pads são ferramentas para momentos de trabalho e relaxamento.

Além de serem muito utilizados, podem ser produzidos em larga escala para oferecer como brinde.

É importante colocar a logo da marca ou as cores que façam referência à empresa.

brinde - mouse pad

17. Calendário

Por mais que estejamos na era digital e os smartphones já disponibilizem um calendário, utilizar esse material como brinde ainda é eficiente.

É sempre útil contar com um calendário à vista para planejar e lembrar de compromissos e datas específicas.

Com isso, esse brinde poderá ficar no escritório, casa ou outro local para que seja consultado constantemente. É uma boa maneira de estar sempre sendo visto pelos clientes da empresa.

Brinde - calendário

18. Espelho

O espelho, de todos os tamanhos, são boas lembranças para o público feminino.

Principalmente aqueles espelhos portáteis que podem ser carregados em bolsas pequenas para serem utilizados sempre que necessários. Quando o cliente utilizá-lo, ele se lembrará da marca.

brinde - espelho

19. Bloco de anotações

Os blocos de anotações são muito úteis e quase todos os profissionais costumam carregar um para ajudá-los nas tarefas corriqueiras.

Portanto, produza blocos que façam com que os clientes se recordem da empresa e, se possível, invista em blocos com materiais sustentáveis.

Os brindes para clientes são uma estratégia que gera muitos benefícios para o negócio.

Apesar de não precisar de brindes caros, o cliente pode ser surpreendido de forma muito positiva com um. É uma boa maneira de auxiliar a estratégia de marketing, fidelizar clientes e lançar novos produtos.

Existem muitas datas que merecem uma celebração e as opções de brindes são diversas.

Com isso, o seu cliente se sente especial e lembrará da sua marca em momentos diversos do cotidiano dele. Além de contribuir para que a sua empresa seja conhecida por outras pessoas.

Quer criar loja virtual? Veja como é fácil começar do zero com a Tray. Comece seu e-commerce já!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário