Aprenda agora como vender óculos online e ganhar dinheiro
Guia completo para você montar uma loja virtual de bijuterias

Boleto no e-commerce: você sabe como receber por esse método?

Publicado em: • Última Atualização:

O boleto bancário para e-commerce é a segunda forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores brasileiros que fazem suas compras via internet. Por isso, é importante que as lojas virtuais saibam como receber por meio desse método.

Isso porque cerca de 50% das compras feitas nas lojas online são realizadas utilizando esse tipo de pagamento. Então, se você ainda não implementou o boleto em seu e-commerce, é hora de colocar esse plano em prática, caso contrário, você vai perder vendas.

Neste artigo, vamos falar sobre boleto no e-commerce: como funciona essa forma de pagamento, a forma de implementar em sua loja e como aumentar a taxa de conversão nas vendas. Acompanhe!

Como funciona o boleto no e-commerce?

Para emitir boletos em seu e-commerce você pode recorrer a um banco, utilizar programas específicos ou ainda terceirizar o serviço por meio de um site especializado. A seguir, vamos explicar como cada uma das formas citadas funciona. Veja!

Emissão de boletos via banco

Essa é a maneira mais tradicional de implantar a forma de pagamento com boleto no e-commerce. Para utilizar essa opção, você deve entrar em contato com o gerente da agência bancária de sua preferência a fim de que ele abra uma conta para receber esse tipo de pagamento.

Os bancos cobram uma taxa para a emissão de boletos, mas ela é mais baixa do que as tarifas de cartão de crédito.

Emissão de boletos via softwares

Os softwares de emissão de boletos facilitam muito a vida dos gestores, pois permite a emissão dos documentos de forma totalmente online. Além de pouparem o tempo do empreendedor, que não precisa ir ao banco para solicitar a emissão dos boletos, o custo com a operação ainda é menor.

Os programas permitem uma organização muito grande dos processos. Com eles, é possível fazer toda a gestão das vendas e das finanças no mesmo ambiente em que é feita a emissão dos boletos. Simples e prático.

Emissão de boletos via sites terceirizados

Outra opção para quem deseja implementar o pagamento com boletos no e-commerce é utilizar os serviços de sites especializados. Há algumas ferramentas que o empreendedor contrata e paga uma taxa por boleto emitido. Um exemplo é a Yapay.

Para quem não quer ter muita preocupação sobre esse assunto, a terceirização pode ser uma boa opção, mas é sempre bom pesquisar bastante antes de escolher um desses serviços.

Por que o boleto bancário faz tanto sucesso no Brasil?

O boleto bancário é uma opção de pagamento muito fácil e segura, pois, depois de finalizar a compra, basta que o cliente imprima o documento e faça o pagamento em agências bancárias ou casas lotéricas.

A grande vantagem do boleto em relação ao cartão de crédito e de débito é que não há necessidade de o consumidor cadastrar seus dados pessoais no momento de efetuar a compra. Mesmo que comprar pela internet hoje em dia seja bastante comum, ainda há pessoas que têm receio de informar dados bancários em lojas virtuais.

Além disso, segundo informações do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 60 milhões de brasileiros estão com o nome negativado, o que impossibilita o acesso a cartão de crédito e até mesmo ter uma conta em banco. Ainda, de acordo com o Nexo Jornal, 32% dos brasileiros não possuem conta bancária.

Por esses motivos, o boleto no e-commerce é uma forma de facilitar o acesso do consumidor aos produtos de sua loja e, consequentemente, aumentar as vendas de seu negócio.

Como aumentar a taxa de conversão de boleto no e-commerce?

Embora o boleto seja muito utilizado, ele traz algumas desvantagens. A principal delas é em relação à baixa taxa de conversão das compras realizadas por meio dessa forma de pagamento.

De acordo com o E-commerce Radar, idealizada pela consultoria Atlas no primeiro semestre de 2017 com cerca de 700 lojas virtuais, 34,5% dos pedidos realizados nas lojas tiveram o boleto bancário como forma de pagamento escolhida. No entanto, apenas 49% dos boletos gerados nos negócios foram pagos.

Mesmo que os números mostrem a baixa conversão com a utilização dos boletos, há formas de reverter essa situação. Veja algumas medidas que devem ser tomadas para aumentar a taxa de conversão de vendas em sua loja com o boleto bancário!

Ofereça descontos para pagamento via boleto

Oferecer um valor diferenciado para quem pagar as compras via boleto bancário é uma forma de motivar o cliente a pagar a compra dentro do prazo. Geralmente, as lojas concedem um desconto entre 5 e 10%, mas esse valor depende da estratégia de preços de seu negócio.

Facilite os processos

Vale lembrar que uma grande parte das pessoas faz compras online por meio dos celulares e tablets. Então, o boleto deve ser gerado para abrir nos dispositivos móveis, não somente nos computadores.

Colocar informações claras e visíveis para que o cliente possa imprimir o boleto também facilita a vida do consumidor. Permitir que os dados do código de barras sejam copiados é uma excelente forma de agilizar o processo para quem vai pagar o documento via internet banking.

Utilize estratégias de remarketing

O objetivo das estratégias de remarketing é aumentar a conversão. Por isso, quando um cliente comprar via boleto, envie e-mails ou mensagens SMS para lembrá-lo da data de vencimento. Insira um link na mensagem para que ele possa gerar uma segunda via, caso precise. No caso de mensagens via SMS, enviar o código de barras para facilitar o pagamento ajuda na taxa de conversão das vendas via boleto.

Como você viu, a estratégia boleto no e-commerce pode melhorar consideravelmente suas vendas, mas apenas implementar essa opção de pagamento não vai ajudar seu negócio a crescer. É preciso criar boas estratégias e acompanhar de perto cada uma delas para observar quais estão trazendo resultados positivos. Embora essas práticas para aumentar a conversão sejam simples, elas são bastante úteis. Se você tem dúvidas, ponha elas em prática e veja os resultados!

Gostou de nossas dicas sobre como implementar o boleto como forma de pagamento em sua loja virtual? Então curta nossa página no Facebook para acompanhar outros conteúdos úteis para seu e-commerce!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Boleto no e-commerce: você sabe como receber por esse método?
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *