Black Friday: prepare o seu e-commerce

O final de novembro vem com uma grande oportunidade de vendas para os lojistas de e-commerce: a Black Friday, que neste ano […]

O final de novembro vem com uma grande oportunidade de vendas para os lojistas de e-commerce: a Black Friday, que neste ano promete ser a maior campanha de vendas do comércio eletrônico, desde que iniciou no Brasil há mais de 10 anos. 

A esta altura do campeonato, o lojista de e-commerce já deve estar com os processos organizados, mas sempre vale lembrar o quão importante é criar a atmosfera de compra para o seu cliente lembrar do seu negócio no dia da campanha de vendas. 

A diferença da Black Friday para outras datas de venda, é que ela abrange todos os segmentos de forma igualitária. Por exemplo, no Dia das Mães, a procura é maior para artigos femininos, no Natal, as compras se voltam para artigos presenteáveis. 

Na Black Friday, qualquer item pode estar com desconto, o que garante que a campanha de vendas seja um grande sucesso. É claro que cada canal deve fazer a seleção dos produtos que deseja impulsionar vendas, a partir do conhecimento do seu público consumidor. 

Saiba quem é seu cliente e os canais de venda no qual está inserido, loja e marketplace, para estabelecer boas estratégias de venda, definir metas e ainda incentivar a sua equipe a obter bons resultados. 

Confira as dicas que separamos para a Black Friday ser sucesso:

Esteja presente na Black Friday

Para vender no e-commerce não se pode pensar como consumidor, mas sim como lojista, e antecipar a organização da loja e da campanha antes mesmo do consumidor buscar pelo produto. Muitas lojas virtuais já anteciparam alguns descontos e fazem um mês de descontos Black Friday.

Em 2020, o e-commerce no Brasil e no mundo, ganhou muitos novos lojistas, o cliente optará por compras nos canais que sentir segurança e vantagens como preço, navegabilidade, atendimento e prazos de entrega interessantes. 

Planejamento e organização

Para organizar as promoções ao cliente é preciso antes olhar para o negócio e organizar estoque, produtos e parceiros logísticos.

É fundamental dispor de automatização dos processos com um sistema de gestão ERP online que auxilia na sincronização dos pedidos e vendas, estoque aos múltiplos canais e ainda emissão de boletos e notas fiscais. 

Atendimento ao cliente

De nada adianta montar uma campanha forte e pecar na hora de atender o seu consumidor. É importante que o seu cliente relembre ou conheça seu negócio neste período que antecede a campanha Black Friday. Ofereça ações exclusivas como conteúdos direcionados e destacar a data e produtos da promoção para ele ter em mente. 

Na Black Friday praticamente todos os sellers estão com promoções e descontos, por isso é importante oferecer diferenciais como bom atendimento, agilidade no retorno ao cliente e mostrar sua boa reputação perante o consumidor. Além das vendas da campanha, a Black Friday é também uma oportunidade de atrair o cliente e conseguir uma fidelização a partir desta primeira experiência. 

Múltiplos Canais = múltiplas vendas

Vender através de marketplaces ou comércio híbrido (off e online) é uma estratégia importante para ampliar o mercado e ir ao encontro do consumidor que já busca por canais de confiança para realizar as suas compras. Já pense nos produtos de promoções que se encaixam para cada canal, e utilize o seu ERP para gerenciar todas as vendas e entregas. 

Esteja preparado para falhas técnicas

Com os muitos acessos durante o dia da Black Friday, algumas plataformas de vendas acabam travando ou apresentando problemas. Ou até mesmo, demora durante a pesquisa do cliente. Portanto, certifique-se com um técnico em TI quanto a navegabilidade e agilidade do canal para antever problemas. 

A campanha Black Friday, ocorre neste ano em 27 de novembro. São muitos detalhes para o empreendedor de e-commerce estar atento, principalmente a fim de propiciar uma boa experiência de compra ao cliente, desde a pesquisa no site até o recebimento do produto em casa.

O ERP também entra como uma ferramenta importante para a registrar os produtos que já tem no estoque, e programar reposições e novas compras, assim como integrar aos múltiplos canais de venda e manter estoque e produtos disponíveis conectados.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário