Black Friday antecipada: como se planejar ainda mais cedo e conquistar resultados expressivos!

Black Friday antecipada significa investir em estratégias de promoções e descontos especiais visando não apenas o dia oficial da data, que este ano acontece no dia 25 de novembro. Vem entender os benefícios e saiba como adotar a estratégia na sua loja virtual!

A Black Friday antecipada é uma estratégia que todos os negócios devem considerar para conquistarem resultados ainda mais expressivos.

Seja na loja física, no e-commerce ou no marketplace é extremamente vantajoso se atentar para essa importante data.

Isso porque a competição na data oficial da Black Friday é muito grande, bem como as vendas, o que justifica que os negócios se antecipem e aproveitem ainda mais as vantagens.

Contudo, é preciso se planejar para que a Black Friday antecipada seja produtiva e rentável.

Neste artigo, vamos explicar a importância da Black Friday antecipada e mostrar como se preparar para oferecer promoções mais cedo.

Não deixe de conferir nas próximas linhas!

O que é Black Friday antecipada?

Black Friday antecipada significa investir em estratégias de promoções e descontos especiais visando não apenas o dia oficial da data, que este ano acontece no dia 25 de novembro.

Isso porque existem bons motivos para começar a ofertar produtos com descontos especiais nesse evento que é um dos maiores para o setor online.

Além de fatores externos, como a realização da Copa do Mundo 2022, que estará ocorrendo na mesma época em que a Black Friday.

Existem outros fatores que influenciam no comportamento de compra dos consumidores e que podem ser aproveitados pelas empresas para potencializar ainda mais as vendas.

A maneira como os consumidores estão encarando a data já antecede o dia oficial da Black Friday.

Ou seja, muitos potenciais clientes estão de olho nos produtos e descontos especiais antes do dia oficial.

Portanto, é fundamental começar a se planejar e estar preparado para a Black Friday antecipada.

Quando começar a me planejar para a Black Friday?

O ideal é começar a se planejar o quanto antes.

Para que no mês de novembro as campanhas e divulgações já estejam acontecendo, e os potenciais clientes já estejam sendo impactados com os descontos e as promoções que acontecerão.

Portanto, o momento ideal é o agora, já que existem algumas ações estratégicas que auxiliam os negócios a conquistarem melhores resultados em uma data com concorrência tão acirrada.

Além disso, começar a negociar com os fornecedores com antecedência é garantia de melhores preços e produtos com mais qualidade.

Confira algumas ações que devem ser programadas e implementadas já no início do mês de novembro.

Planejamento estratégico

Como o volume de vendas e procura aumenta muito na época, é preciso estabelecer um cronograma de ações que esteja alinhado ao planejamento que a empresa estabeleceu para a data.

Afinal, quem deixar para se planejar em cima da hora pode perder boas oportunidades de vendas e ficar atrás da concorrência.

Divulgação

Não basta disponibilizar bons produtos com preços mais atraentes, é preciso saber chamar a atenção dos consumidores.

Isso porque são muitas as empresas que oferecem as mesmas soluções com preços muito mais vantajosos. É preciso começar quanto antes a divulgar os produtos e os descontos.

Para tanto, é fundamental investir em tráfego pago, Ads e anúncios nas redes sociais.

https://www.youtube.com/watch?v=zvFXZOXllGE

Atualização do e-commerce

Como já mencionamos, o volume de acessos em sites ou e-commerces tende a ser muito grande nessa importante data para o varejo online.

Em um curto espaço de tempo, milhares de usuários vão acessar a sua página de vendas.

Portanto, é indispensável que ela esteja apta a receber muitas visitas simultaneamente, e que todo o processo de compra esteja otimizado para o volume de clientes buscando as suas promoções.

Por que ofertar produtos antes da data?

Para não restar nenhuma dúvida sobre a antecipação da Black Friday, separamos uma pequena lista com 5 motivos para você começar a ofertar produtos antes da data oficial e a aproveitar os benefícios da Black Friday antecipada.

Vamos lá!

1. Aproveitar o comportamento de compras dos clientes

Que as compras online estão se tornando cada vez mais preferidas pelos clientes já não é novidade para o mercado varejista.

Além disso, o smartphone também está despontando como principal ferramenta de compra.

Logo, é preciso começar a divulgar as promoções e permitir que sejam encontradas e otimizadas nos tablets, computadores e smartphones.

Com vendas e promoções antecipadas, fica mais fácil oferecer vantagens que despertem a atenção dos consumidores, como ofertar frete grátis, melhores condições de pagamento e descontos especiais para as compras antecipadas.

2. Evitar problemas de logística

Quem só investe na data oficial pode enfrentar diversos problemas na logística e processos da empresa.

Isso porque o envio dos Correios, por exemplo, pode ficar sobrecarregado com o enorme volume de produtos enviados a milhares de clientes em um mesmo período.

Por isso, a Black Friday antecipada permite maior planejamento e descongestionamento dos processos da empresa, bem como o envio dos produtos com antecedência e entregas mais rápidas.

3. Evitar sobrecarga no sistema

Outro ponto forte da Black Friday antecipada, é que deixar para vender em um único dia pode comprometer o sistema operacional do e-commerce.

Afinal, milhares de pessoas estarão buscando produtos mais baratos ao mesmo tempo.

Enfrentar uma sobrecarga no sistema no dia oficial da Black Friday pode comprometer seriamente o andamento e a saúde financeira do negócio.

4. Aumentar o lucro

Quanto mais tempo as promoções e os descontos estiverem sendo veiculadas, maiores as chances de vendas, portanto, maior o lucro da empresa.

Sendo assim, é importante comercializar os produtos com foco na Black Friday o mais rápido possível.

Mas é preciso que tudo faça parte do planejamento estratégico para que os valores especiais não comprometam o rendimento financeiro da empresa.

5. Descontos ainda mais especiais

Com mais tempo comercializando produtos e vendendo mais, fica muito mais fácil oferecer descontos ainda mais especiais aos consumidores e aumentar a competitividade na data.

Afinal, por mais que seja ofertado mais desconto, a tendência é que as vendas sejam muito superiores aos meses anteriores.

Expectativa para Black Friday 2022

Essa já é uma data muito esperada por milhares de clientes em muitos países, e o cenário não tende a ser diferente em 2022.

Em pesquisa realizada nesse ano, os dados mostram que os brasileiros estão convictos que estarão com um poder de compra mais alto já no segundo semestre do ano, e muitos desses consumidores estão esperando pela data para comprar diferentes itens.

Atualmente, segundo a mesma pesquisa, 50% dos consumidores pretendem fazer alguma compra durante as promoções da Black Friday, e as empresas que se anteciparem podem obter um faturamento maior, beneficiando-se da Black Friday antecipada.

A Black Friday antecipada é uma excelente oportunidade para as empresas aproveitarem a data com antecedência e conseguirem resultados de vendas ainda mais expressivos.

Como requer planejamento, é preciso começar a se preparar com antecedência para aproveitar os benefícios dessa data importante.

As expectativas para esse ano são boas de acordo com pesquisas, e os empreendedores digitais devem saber aproveitar essa boa oportunidade para os negócios.

Se você quer saber mais sobre essa importante data para o e-commerce, confira agora mesmo nosso e-book completo sobre a data, material totalmente gratuito.

 

como vender na Black Friday

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário