Black Friday: 62,5% dos lojistas planejaram promoções para a data deste ano

Com a chegada da Black Friday, muitos lojistas veem a data como uma oportunidade para iniciar suas vendas de final de ano. Dessa forma, uma pesquisa recente mostra que a data promocional se tornou uma tradição no Brasil, e que ela pode proporcionar ganhos dos dois lados. Acompanhe os dados.

No próximo dia 26 teremos a tradicional Black Friday brasileira, que este ano promete ser a maior de todos os tempos.

Com a alta expectativa, a data deste ano fez com que muitos lojistas trabalhassem em grandes ofertas para conquistar seus clientes e claro vender muito.

 

Dessa forma, uma pesquisa recente divulgada pela Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, já comprova isso. 

Lojistas elaboram estratégias para vender mais na Black Friday

Um levantamento realizado com mais de mil empresários, afirma que a data é vista como uma oportunidade de venda para os lojistas, especialmente para os proprietários de lojas virtuais.

Portanto, cerca de 62,5% dos lojistas, afirmam que farão promoções no dia da Black Friday. Em contrapartida, também há aqueles que gostariam de participar, mas, devido ao aumento da inflação, possivelmente ficarão de fora da promoção, cerca de 19%.

A data é uma grande oportunidade para o e-commerce

Mais de 6% dos lojistas entrevistados, afirmam que irão apostar somente nas vendas de produtos online. Ou seja, irão vender através de uma plataforma de e-commerce.

Dúvidas de como escolher uma plataforma para vender online? Confira nosso e-book gratuito: O guia completo e definitivo de como escolher a melhor plataforma de e-commerce.

O pequeno empreendedor pode ser beneficiado pela data 

Engana-se quem pensa que a Black Friday é somente para grandes varejistas. Na verdade, a data pode impulsionar e muito as vendas dos pequenos comerciantes quando planejadas com antecedência.

Dessa forma, algumas lojas adotam a comum estratégia de estender essas promoções por alguns dias, aquecendo assim, o mês todo com ótimas vendas.

Ou seja, oferecem descontos especiais em todo o mês de Novembro ou até mesmo separam produtos com descontos atrativos, com uma semana de antecedência. Surgindo assim a chamada “Black Week”, por exemplo.

O consumidor se interessa cada vez mais, pelas compras digitais

Vários estudos comprovam o quanto os hábitos de consumo da população tem mudado nos últimos tempos.

Dessa forma, a Black Friday que no Brasil já possui essa cultura de ser bem mais popular na internet diferentemente dos EUA, seu país de origem, tem atraído uma legião de novos consumidores para o digital a cada ano, por exemplo.

Pretende começar a vender online em 2022? Confira nosso e-book gratuito: Guia completo para começar a vender pela internet começando do zero.

Faturamento da Black Friday 2021

Segundo especialistas, a data representa cerca de 4% de todo o faturamento anual do setor de varejo. Ou seja, baseado em todas as previsões, acredita-se que em 2021 a data movimente em média, de R$150 bilhões a R$160 bilhões no Brasil, por exemplo.

Em resumo, muitos lojistas já estão aproveitando a véspera da data comemorativa para vender em suas lojas virtuais e em breve teremos o resultado de toda essa movimentação estratégica

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário