Black Friday 2021: como se preparar para os impactos no e-commerce com o retorno das compras presenciais

Como todos sabem a Black Friday 2020, certamente, foi a mais digital dos últimos tempos. O que podemos então esperar da edição […]

Como todos sabem a Black Friday 2020, certamente, foi a mais digital dos últimos tempos. O que podemos então esperar da edição deste ano após a retomada das compras presenciais?

Com a promessa de quebra de recordes, o mercado digital se mantém aquecido! Ou seja, é imprescindível você conseguir entender o comportamento digital, já que teremos o retorno das compras presenciais. 

Quer saber melhor o que o mercado nos reserva e quais são as expectativas dos clientes para essa data? E claro, quais serão as principais tendências de consumo? 

Esse é um evento que consegue atrair um enorme volume de acessos, e claro, de vendas. Além de ainda, conseguir trazer a oportunidade de utilizar inúmeras estratégias. A ideia é simples: o cliente garante o desconto e você o superfaturamento. 

Diminuição do poder de compra e pandemia: quais são as reais expectativas para a Black Friday 2021

Sem sombra de dúvidas, uma das datas mais importantes para o comércio nacional é a Black Friday!  Ano passado, o e-commerce apresentou números superlativos, de R$4,02 bilhões em somente dois dias de campanha!

Isso representou nada menos, do que 25,1% no aumento das vendas digitais em relação ao ano de 2019. Especialistas afirmam que mesmo com este cenário que ainda estamos vivendo, por conta da pandemia da COVID-19, a estimativa é de aumento de vendas para a data mais esperada do comércio nacional.

A data já está confirmada, e este ano ela ocorrerá em 26 de novembro de 2021, uma excelente oportunidade para inúmeros consumidores que estão o ano todo planejando a aquisição de produtos com os preços mais baixos. Incluindo também os lojistas, que poderão dar um up em suas vendas e ainda, conseguir atrair novos clientes.

A cada nova edição da Black Friday, o e-commerce bate recorde de vendas, impulsionadas graças à confiança que muitos consumidores passaram a ter nas compras online. De acordo com levantamentos, o percentual de pessoas que ainda não confiam na realidade dos descontos, baixou para 35%.

O próprio Google realizou um estudo em 2017, confirmando que os brasileiros enxergam a Black Friday como uma data positiva. A mesma pesquisa aponta que 55% das pessoas que participaram, utilizaram termos positivos, como, por exemplo: #descontodeverdade. E somente 8% utilizaram o temido termo: #blackfraude.

Isso só comprova que, foi-se o tempo de pensar que aproveitar a Black Friday ainda é uma escolha. É uma obrigação, isso sim! Principalmente para os e-commerces que queiram aumentar o seu faturamento do final deste ano.  

Como preparar o seu e-commerce para vender mais

A data que já levou o estigma de “black fraude” por conta de promoções enganosas, traz uma grande missão para as lojas que desejam cumprir com a veracidade da data, e claro, deixar seus consumidores ainda mais seguros de suas compras.

Se você deseja ter bons números em suas vendas, é preciso preparar e criar diferentes estratégias, que incluem:

  • Divulgação;
  • Marketing em redes sociais;
  • Descontos atrativos e vantajosos;
  • Lojas virtuais atraentes;
  • Boa experiência do usuário.

Como um layout diferenciado pode influenciar em suas vendas

Se você não está vendendo o quanto gostaria, pode ser que você não tenha a influência necessária. E na Black Friday isso é de extrema importância, por isso, é necessário que todos os pontos de sua loja virtual se mantenham unidos. Dessa forma, conseguirão caminhar para a mesma meta.

O que isso significa? Incluir alterações visuais em sua loja! A maioria se atenta somente em campanhas de e-mails marketings, em redes sociais, remarketing etc, e não que essas não sejam excelentes estratégias para atrair usuários até você.

Porém, e após serem atraídos até sua loja? Sua estratégia de atração corresponde com sua identidade visual? 

É preciso pensar também que a usabilidade é essencial para que você conquiste os usuários. Ou seja, isso também irá incluir questões como:

  • UX;
  • UI;
  • SEO.

Falando ainda sobre o layout para as estratégias de vendas, é de extrema importância levar em consideração, por exemplo, ações assertivas e impactantes de precificação de seus produtos.

 A navegação e o visual são, certamente, os maiores influenciadores para trazer maiores conversões. Para que sua loja retenha o cliente e faça com que realmente finalize a compra, é preciso acertar desde sua página inicial até o checkout. 

Se já tem um tempo que você não avalia e reformula sua loja ou seu site, esse é sem dúvida o melhor momento para se atentar a alguns detalhes.

 A vitrine está completamente ligada à promoção dos produtos no e-commerce. Ou seja, é preciso que sua loja virtual seja um grande chamariz para que seus usuários se mantenham em sua página e por consequência, aumentar suas vendas. 

É o primeiro impacto que irá fazer com que ele permaneça em sua página!

Principais tendências para Black Friday 2021

A Black Friday é a data que inaugura o período anual em que os consumidores estão dispostos a comprar. Até por conta dos eventos comemorativos da época e pela liberação do 13º salário. 

Podemos destacar inclusive os maiores impactos que a Black Friday gera, sendo eles: 

  • Compras de natal antecipadas;
  • Superfaturamento de vendedores;
  • Serviços de entregas vultuosos.

E se tratando de tendências é preciso se atentar em:

Foco no consumidor

Ao promover o foco em seus consumidores, automaticamente, estará elaborando a jornada de compra, desde o momento de escolher produtos e chamadas de ação durante toda sua divulgação.

Um excelente exemplo disso são as live commerces que foram pontuais em 2020.

Foco no atendimento

A Black Friday é o evento sazonal que foi aderido por grande parte das lojas virtuais e físicas, sem falar da divulgação em massa que os marketplaces adotaram.

Portanto, para conseguir o impacto desejado, será preciso oferecer mais do que somente promoções. Uma dica de ouro é investir pesado no atendimento.

Aborde os clientes durante sua jornada de compra, seja o mais acessível possível! Caso consiga ter dentro do seu orçamento, pense ao menos contratar meios como é o caso do WhatsApp Business ou então, atendentes 24 horas.

O foco é se manter disponível, e isso pode até ser o que irá determinar a finalização de uma compra.

Entrega Express

Já parou para pensar que, quanto mais tempo demorar a entrega de um produto, mais rapidamente os clientes esquecem dos descontos que conseguiram durante a compra?

Ou seja, não peque na etapa final de compra! Tenha parceria com transportadoras, não conte somente com os Correios. 

Com todos esses pontos, a conversão de sua loja virtual irá aumentar significativamente! Ainda dá tempo de aplicar, fique de olho! 

Busque por profissionais que possam repensar as estratégias e fazer com que sua loja supere os números da última Black Friday. Sem contar que o Natal já está logo aí, aproveite a época para otimizar sua loja para as principais datas de final de ano!