Black Friday 2020: a expectativa é alta mesmo em pandemia

A Black Friday é uma incrível oportunidade de aumentar o faturamento das lojas. Da mesma forma, acontecerá esse ano. Saiba mais a […]

A Black Friday é uma incrível oportunidade de aumentar o faturamento das lojas. Da mesma forma, acontecerá esse ano. Saiba mais a seguir!

Primeiramente, vamos refletir sobre o seguinte: como será a Black Friday neste ano de pandemia? Mesmo com a grande crise econômica que estamos vivendo, esta é uma data bastante esperada por muitos varejistas que almejam melhores resultados e também por consumidores que estão precisando economizar, ou pelo menos não desejando gastar muito. 

Já podemos prever que a média consumida nesta data, certamente, terá algum agravante. Mas, apesar de tudo isso, a boa notícia é que com as lojas físicas temporariamente fechadas, a procura por compras em e-commerces, com certeza, será extremamente significante. Por isso, ainda há uma grande esperança acerca da Black Friday para as vendas das lojas virtuais.

E, você também está esperançoso? Vamos adentrar um pouco mais ao assunto nas próximas linhas. Acompanhe comigo:

Black Friday 2020 (27 de novembro)

Desde 2010, a Black Friday no Brasil vem trazendo resultados positivos para os varejistas brasileiros. Ela, inclusive, faz parte de uma parcela relevante no total de vendas anuais dos e-commerces em geral.

Segundo uma pesquisa da Ebit/Nielsen, o faturamento do varejo digital brasileiro no ano passado foi de R$ 3,2 bilhões entre a quinta e a sexta-feira da Black Friday, sendo este número um aumento de 23,6% se comparado a 2018. Mesmo com pandemia, esse número apenas nos deixa otimistas.

A Black Friday deste ano acontece no dia 27 de novembro. Isto é, este é o momento ideal para começar a planejar as suas ações de marketing. Os próximos meses devem ter atenção especial à comunicação digital e à experiência de compra do cliente.

Algumas práticas são recomendáveis para incluir em seu planejamento. Por exemplo:

* Planeje toda a Black Week (promoções claras para toda a semana);

* Organize seu estoque e faça seus pedidos previamente;

* Selecione os produtos que são seus carros-chefe promocionais e aqueles que precisam “desencalhar” do seu estoque.

Tudo precisa ser muito bem pensado e organizado para que aconteça de maneira satisfatória. É legal começar a fazer um mistério em suas redes, ou ir já apresentando gradualmente o que está por vir em sua loja para a Black Friday e instigando a vontade de seus clientes.

Mas, o que mais é necessário fazer para ficar bem preparado para ir com tudo na Black Friday? Confira nas próximas linhas:

Planejamento

Comece colocando no papel tudo o que você precisa deixar organizado. Seu site está ok? O estoque está suficiente? O marketing está funcionando legal? Lembre-se de deixar tudo bem otimizado para que os possíveis problemas técnicos não interfiram no volume dos seus resultados, ok?

Ademais, a parte logística da entrega, questões de frete, entre outras, são imprescindíveis para deixar tudo organizado e passar confiança ao seu cliente neste momento. Claro que sabemos que o volume de entregas na Black Friday aumenta exponencialmente. Por isso, é interessante já deixar claro para o cliente que possíveis atrasos podem acontecer.

Marketing

Este talvez seja um dos papéis mais importantes para as empresas neste período do ano. Isso porque a concorrência é gigantesca atualmente. 

Então, fazer com que as pessoas que queiram comprar o produto X lembre-se exatamente da sua loja é o amor desafio para os profissionais de marketing nesta época. Para isso, trabalha-se muito com as redes sociais, marketplaces, e-mail marketing e com a própria loja virtual

Mas, lembre-se: é incrivelmente necessário que você seja verdadeiro em relação aos seus preços e descontos. Do contrário irá perder um cliente que poderia ser fiel.

Atendimento eficiente

Além disso, é normal que algum cliente sinta a necessidade de sanar alguma dúvida no meio do caminho. Sendo assim, ter uma equipe responsável, ou até aumentá-la neste momento, é algo muito importante se você pensa em fidelização dos clientes.

Afinal, um cliente satisfeito tende a voltar a comprar novamente da sua loja. Saiba aproveitar essa situação da melhor maneira possível.

Seja verdadeiro

Vou reforçar aqui que é mais que obrigatório ser leal aos seus clientes e oferecer descontos verdadeiros. Pense que alguns clientes já estão há muito tempo desejando e se programando para comprar o seu produto. Ou seja, ele já sabe o valor daquilo que ele almeja comprar. 

Sendo assim, mentir o preço para ter lucros maiores com descontos ilusórios não é a melhor estratégia para a Black Friday. E, isso pode acabar manchando a sua reputação se algum cliente expôr a sua empresa nas redes sociais, não é mesmo?

A Black Friday sempre foi e continuará sendo uma ótima oportunidade de vender mais, mesmo em tempos de pandemia. O ideal é colocar sempre o seu cliente e o usuário acima de todas as ações, pensando sempre na sua experiência, na navegabilidade, etc. Em outras palavras, é o momento de ter  a sua jornada de compra muito bem otimizada.

Além disso, não esqueça de nutrir um relacionamento com o seu cliente no momento pós-venda, para continuar gerando bons resultados no futuro.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário