Big Data no E-commerce: como otimizar a performance do seu negócio

Sua loja virtual gera dados diariamente e eles podem ser cruzados com dados de outras fontes e transformar a maneira como sua empresa atua no mercado. Confira como o Big Data pode otimizar a performance do seu negócio.

O conceito de Big Data se refere a um grande volume de dados estruturados e não estruturados que podem ser coletados, armazenados e processados para diversos fins.

Antes mesmo de existir qualquer tipo de meio digital, os dados já eram gerados, porém, hoje geramos muito mais.

E através dos meios digitais temos a possibilidade e oportunidade de cruzar dados de diversas fontes para gerar insights e apoiar estratégias de negócios. 

Mas como utilizar Big Data em uma estratégia de e-commerce? 

Sua loja virtual gera dados diariamente e eles podem ser cruzados com dados de outras fontes, de onde seus clientes navegam, por exemplo, para transformar a maneira como sua empresa atua no mercado. 

Neste artigo, vamos abordar como o Big Data pode contribuir para otimizar ainda mais a performance do seu e-commerce. 

Os conceitos do Big Data 

Big Data é a análise e gestão de grandes volumes de dados de todo tipo de variedade, podendo ser utilizado para organizar conjuntos de dados muito grandes e complexos, provenientes de fontes distintas e com categorias distintas. 

Tal concepção se baseia em cinco importantes conceitos: 

  • Volume: relacionado à quantidade de dados a ser processado, geralmente alto volume de dados gerados dentro e fora da sua organização, incluindo qualquer tipo de registro, transações comerciais, informações geradas por pessoas, etc. 
  • Velocidade: os dados devem ser tratados e processados em tempo hábil para gerar resultado e informações relevantes, quase em tempo real. Por isso, a velocidade é fundamental no Big Data. 
  • Variedade: os dados são gerados em vários tipos e com diferentes categorias, muitas vezes não estruturados, por isso exigem pré-processamentos para possuir um significado. 
  • Valor: os dados precisam gerar valor com informação para o seu negócio. É importante agregar valor ao que se está fazendo com o processamento dos dados gerados. 
  • Veracidade: esse é um dos principais pontos relacionados ao Big Data, a informação precisa ser verdadeira, para que as análises sejam fidedignas e gerem valor. 

A importância do Big Data para e-commerce 

Quando falamos em Big Data no e-commerce, estamos nos referindo às informações geradas diariamente em torno das plataformas de comércio eletrônico, sejam elas B2C, B2B ou mesmo D2C. 

Esses dados são extremamente valiosos para o desenvolvimento de estratégias e planos de ação. Todos os dias um e-commerce gera uma imensa quantidade de dados.

E quanto maior for o negócio, seu número de transações, alcance e cobertura, maior é o volume de informações. 

Esses dados não se limitam a venda de produtos, mas também a repercussão das ações da empresa, os impactos de suas operações nos mais diversos setores, comentários de consumidores em redes sociais.

Todo tipo de informação é importante e pode gerar impacto positivo para seu negócio. 

Dessa forma, a jornada de Big Data pode identificar os padrões de comportamento do seu público-alvo ou do mercado de uma maneira mais rápida e eficaz, gerando inteligência de negócio.

Por isso, é fundamental contar com o apoio da tecnologia, como uma plataforma de dados, para coletar, armazenar e processar esses dados e gerar informações relevantes para as tomadas de decisão.

Quais são as vantagens do uso do Big Data no e-commerce? 

O e-commerce faz parte cada vez mais da realidade do comércio eletrônico pelo mundo. Já imaginou conseguir ter acesso a informações cada vez mais personalizadas sobre os seus clientes?

Pois, uma plataforma de Big Data permite que você tenha insights detalhados sobre seu negócio e direciona ações propositivas para fazê-lo crescer ainda mais. 

Utilizando tal plataforma, é possível prever resultados do negócio baseando-se no perfil e volume de compras, navegação, ticket médio, a sazonalidade dos produtos e os padrões de comportamento do seu cliente.

Indo além, é possível propor novas ações de acordo com o padrão de comportamento do público e do mercado. 

Separamos algumas vantagens da utilização do Big Data no e-commerce e suas aplicações:

Relacionamento com clientes 

O uso de uma plataforma de Big Data no e-commerce permite conhecer seu público mais profundamente.

Por meio da análise de dados referentes às ações de consumidores em seu site ou em canais online, é possível identificar padrões de comportamento

Dessa forma, é possível customizar suas ações, construindo um relacionamento muito mais sólido.

Com isso, as chances de satisfação e fidelização são maiores e, mais do que clientes fiéis, seu e-commerce passa a ter divulgadores da sua marca. 

Ações de Marketing 

Com a análise de um grande número de dados é possível elaborar estratégias de marketing mais consistentes e assertivas.

Com informações sobre os padrões de consumo do seu público-alvo, é possível otimizar campanhas, criar conteúdos eficazes, oferecer promoções e atendimento personalizados e, dessa forma, aumentar as vendas do seu negócio. 

Gestão de estoque 

Outra possibilidade de uso da plataforma de Big Data no e-commerce é na gestão de estoque, direcionando ações de forma estratégica, com base em flutuações do mercado e em registros de entrada e saída, quantidade de itens em estoque, prazos de validade, etc. 

Essa tecnologia permite analisar as demandas da loja virtual, identificar períodos de sazonalidade e antecipar tendências, garantindo a manutenção dos níveis de estoque para que os consumidores sempre encontrem o que procuram. 

Além disso, ainda é possível identificar oportunidades para fazer promoções de itens com baixa saída, evitando que fiquem encalhados. 

Logística 

O uso de Big Data na logística pode proporcionar grandes vantagens para melhorar a entrega de produtos e, consequentemente, a experiência do consumidor.

Por exemplo, tendo acesso a dados sobre o histórico de trânsito de uma determinada região é possível customizar rotas para a realização de entregas mais rápidas

Integração com aplicações e sistemas 

Ao utilizar uma plataforma de Big Data em seu negócio, os dados precisam ser integrados e geram ainda mais valor.

Uma plataforma de integração pode contribuir para integrar sistemas essenciais para ecommerce e também utilizar seus dados de maneira centralizada e padronizada.

Ou seja, é possível ter seu ecossistema tecnológico todo conectado e automatizado. 

Personalização de ofertas 

Milhares de informações podem ser descobertas sobre um cliente quando ele navega pela internet.

Assim, a personalização de ofertas é um exemplo de como o uso correto de dados é um diferencial para a sua empresa.

Essa estratégia faz com que as ações de marketing sejam mais direcionadas e eficazes, uma vez que você pode enviar promoções que vão de encontro com a motivação de compra do cliente.

Conclusão

Por muitas vezes, o termo “dados são o petróleo da nova era” é fortemente difundido.

Há tempos atrás, por exemplo, o mercado como um todo não entendia a dimensão e a importância que a conjuntura de dados poderia trazer aos seus beneficiários.

Porém, com um pensamento lógico e franciscano, entender que a atual lógica social trouxe à tona um poderio  imensurável para o comércio eletrônico faz tudo ter mais sentido. 

Aplicado no e-commerce, apostar numa melhor experiência para captura e gestão de dados deixa claro a capacidade de ajudar os gestores a implementar melhorias no negócio.

É possível mensurar as interações dos clientes ou usuários com conteúdos em diversos canais on-line para avaliar como melhorar sua experiência de compra. 

Dessa forma, o uso de Big Data em e-commerce pode aumentar as vendas, a fidelização do cliente com a marca, o ticket-médio e a taxa de conversão.

Em linhas gerais, é extremamente relevante aplicar Big Data em qualquer tipo de negócio, seja ele online ou não, visando sempre melhorar a experiência dos consumidores da sua marca. 

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário