6 dicas para captar uma base de leads para e-mail marketing

Se você busca criar ou consolidar uma estratégia de e-mail marketing para o seu e-commerce, é essencial conhecer como atrair uma base […]

Se você busca criar ou consolidar uma estratégia de e-mail marketing para o seu e-commerce, é essencial conhecer como atrair uma base de leads. Para isso, é necessário saber algumas recomendações que podem convencer os seus clientes em potencial a cadastrar os contatos.

Portanto, explicaremos adiante como você pode ampliar as chances de se comunicar com o seu público por meio desse canal. Assim, você poderá usufruir de todas as vantagens dessa ferramenta, que pode atrair mais visibilidade para a sua loja e expandir as vendas. Confira!

Qual a importância do e-mail marketing para a captação de leads do seu e-commerce

O e-mail marketing é uma ferramenta que oferece grande alcance para o seu negócio. Só para você ter uma ideia, conforme a pesquisa E-mail Marketing Trends, 77,2% das empresas usam e-mail todos os dias. Além do mais, 96,2% delas consideram que o e-mail marketing é um recurso eficaz.

Certamente, o e-mail marketing é uma ferramenta capaz de manter os seus leads engajados, por meio do chamado fluxo de nutrição. Essa estratégia consiste em encaminhar conteúdos de valor para a sua lista de contatos. Esses envios podem levar em conta as interações dos clientes com o site da sua loja virtual.

Para completar, ao adotar o e-mail marketing na sua estratégia, você passa a ter acesso a índices como a taxa de abertura e de clique das suas mensagens. Também é possível destacar o custo-benefício dessa ferramenta, que permite a personalização dos e-mails para os contatos, a fim de impulsionar a conversão.  

6 dicas para atrair leads para e-mail marketing

A atração de uma base de leads para a sua estratégia de e-mail marketing depende de medidas como a criação de conteúdos interessantes para a sua audiência. Também é importante adotar ações como direcionar chamadas para cadastro do e-mail na página do seu e-commerce nas redes sociais de maneira mais efetiva.

Confira mais detalhes sobre esses e outros métodos!

1. Conteúdos ricos

A criação de conteúdos relevantes para a sua persona é uma das maneiras mais tradicionais para a atração de leads. Você pode oferecer materiais úteis para o seu cliente, como os e-books, os webinars e as planilhas. 

Por exemplo, se o seu e-commerce comercializar produtos de jardinagem, é possível criar conteúdos como um “Guia completo para cuidar de plantas em apartamentos”. O compartilhamento desse material pode ser feito em landing pages.

Essas páginas têm a função de apresentar o seu conteúdo e ainda contém um formulário para que o usuário preencha o endereço de e-mail com a finalidade de receber o material por mensagem.

2. Formulário para cadastro no site

Outra tática interessante é colocar formulários para cadastro de e-mails no seu site de forma estratégica. Nesse sentido, você pode utilizar atrativos a exemplo do lançamento de produtos exclusivos e de ofertas especiais para os clientes que registrarem esse contato.

Dessa forma, o uso dos gatilhos como esses é fundamental para atrair os seus consumidores e assegurar uma boa base de leads. Sem apresentar um chamariz interessante, dificilmente os usuários do seu site devem cadastrar o contato no formulário.

3. Pop-ups

Mais um recurso que pode ser usado para captação de leads do seu e-commerce são os pop-ups. Nesses boxes, você consegue promover ofertas para os usuários do seu site em momentos apropriados, para mostrar ofertas relevantes para quem está navegando.

Um exemplo é um pop-up com um texto que ofereça um desconto para o cliente na primeira compra na loja. Para receber o cupom e aproveitar a oferta, o visitante do seu site precisará preencher o contato de e-mail dele nessa janela.

4. Redes sociais

Você pode utilizar as redes sociais para captar leads por meio de algumas estratégias. É possível adotar um Call to Action (CTA), termo traduzido como chamada para ação. Assim, dá para convidar o visitante a preencher formulários em botões de ação localizados na fanpage do seu e-commerce.

As redes ainda permitem a criação de anúncios a fim de redirecionar os usuários a realizarem o cadastro dos seus contatos. Um ponto positivo dessa ferramenta é a possibilidade de personalizar a publicidade, direcionando o anúncio para usuários com as mesmas características do seu público-alvo.

A captação da base de leads também pode ser feita com um link na bio das redes sociais da sua marca. Dessa maneira, ao chegar no perfil da sua empresa nas redes, os usuários já podem ser convidados a clicar em uma landing page, em que será possível baixar um e-book relevante para eles, por exemplo.

5. Cursos

Outro jeito de captar leads para a sua estratégia de e-mail marketing é dispor cursos gratuitos. Bem como na criação de outros tipos de conteúdos, é fundamental oferecer um material atrativo para as suas personas.

O curso precisa apontar soluções para as dores do seu público, a fim de convencê-lo a cadastrar os seus contatos. Dessa forma, depois de preencher o formulário, o lead deve receber por e-mail as orientações para ter acesso ao curso.

Você pode adotar um dos vários formatos de curso online. Uma das opções é oferecer aulas em vídeo gravadas e enviar o link por mensagem. Ainda dá para transmitir as apresentações ao vivo por aplicativos como o Google Classroom e o Zoom.

6. Newsletter

Essa é uma boa alternativa especialmente para empresas que contam com um blog no seu planejamento de marketing. Dessa forma, você pode adicionar um CTA no final de determinados artigos com um convite para assinar a sua newsletter.

Mais uma vez, é essencial que o material publicado seja interessante para resolver dores do seu público. Então a chamada para ação deve convidar diretamente a sua persona receber artigos como aquele por e-mail.

Com base no que apresentamos, você viu de que modo você pode atrair leads para e-mail marketing por meio de algumas indicações. Entre as dicas mais importantes, estão as chamadas nas redes sociais, a oferta de cursos e materiais ricos, assim como os pop-ups em seu site.

Gostou de entender mais sobre a captação de leads para e-mail marketing? Aproveite também para aprender com o nosso e-book a converter leads em vendas no seu e-commerce!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário