Como atrair e fidelizar clientes com estratégias de marketing?
Passo a passo: aprenda como montar um e-commerce do zero

9 maneiras de expandir a base de clientes e aumentar as vendas

Publicado em: • Última Atualização:

Pouco a pouco, você foi conquistando seus clientes até chegar à base sólida que tem hoje. Ótimo! Mas a verdade é que, com o passar do tempo, um ou outro vai naturalmente deixando de comprar de você. É um movimento inerente ao mercado. Por isso mesmo é que você deve constantemente investir em estratégias para expandir sua base de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Já adiantando uma dica, só não se esqueça de, durante esse processo, continuar se relacionando com os consumidores já habituais. Mantenha o contato e a proximidade a fim de aumentar o lifetime value de cada um. Ao mesmo tempo, é essencial lançar mão das estratégias que listamos neste post para garantir o crescimento sustentável do seu negócio e não ter que se preocupar tanto com metas de vendas. Curioso? Então confira!

Analise suas personas

Quando as vendas estão estagnadas ou com um crescimento muito abaixo do que você espera, é hora de rever suas personas. Faça uma nova pesquisa de mercado, entreviste seus clientes mais assíduos, identifique mudanças comportamentais dos consumidores e atualize o perfil do seu cliente ideal.

Como as mudanças de hábitos, gostos e preferências estão naturalmente mais aceleradas em virtude das constantes atualizações de tecnologias e serviços, pode ser que você não esteja compreendendo bem o que seus clientes em potencial esperam da sua empresa. Melhor então se atualizar o quanto antes!

Segmente suas estratégias

No momento da identificação e da atualização das personas, é fundamental que você verifique quantos perfis de clientes efetivamente atende. Isso porque nem sempre temos apenas um único público-alvo, mas 2 ou 3. E é importante desenvolver estratégias específicas para cada um.

A segmentação de estratégias permite que você seja mais assertivo no momento de se comunicar e interagir com os consumidores, aumentando as chances de fechar uma venda. Além disso, quando você divide ações por perfil de cliente, deixa de gastar tantos recursos, pois vai direto ao ponto.

Automatize os processos

Aumentar as vendas significa aumentar sua base de oportunidades, o que nem sempre vem acompanhado de um aumento da sua equipe. Mas por mais que escalar a quantidade de funcionários na proporção necessária para fazer sua base de clientes crescer seja inviável do ponto de vista financeiro e estrutural, existem saídas bastante atrativas.

É o caso das ferramentas de automação de marketing, que permitem configurar ações para captar, nutrir e converter leads sem que seu time precise estar o tempo todo comprometido com tarefas operacionais — como o envio de e-mails, por exemplo.

Compartilhe conteúdo de valor

Atualmente, o que o consumidor quer é informação que o ajude a tomar decisões melhores. Afinal, preços e condições de pagamento são atributos que já estão mais que consolidados no mercado, sendo que todas as empresas acabam oferecendo mais ou menos as mesmas opções.

Ao criar um blog e compartilhar seu conhecimento sobre o mercado, ajudando os clientes a solucionarem problemas, tirarem dúvidas e construírem um conhecimento aprofundado sobre determinado tema, você consolida sua reputação e autoridade no segmento em que atua. E quando alguém valoriza suas dicas e seus conselhos, passa a enxergar com bons olhos também seus produtos e serviços.

Inove seu mix de produtos

Outra forma bastante interessante para aumentar as vendas é diversificar seu mix de produtos. Assim, mesmo que você atue em um e-commerce de nicho, vendendo almofadas divertidas, por exemplo, pode agregar produtos afins para fazer com que mais pessoas cheguem até você.

Nesse caso das almofadas, é possível agregar sofás, cadeiras, balanços, poltronas, travesseiros, descanso para os pés e muitos outros produtos que ajudam a tornar a casa dos seus clientes mais confortável. Já se seu e-commerce vende roupas femininas, uma boa maneira de inovar é passar a vender sapatos e bijuterias ou, ainda, ampliar para moda masculina e infantil. As possibilidades estão aí, basta identificá-las.

Invista em inbound marketing

Para quem quer atrair mais leads sem gastar muito, uma boa ideia é investir em inbound marketing — ou marketing de atração. Aliando a produção de conteúdo de qualidade a outras estratégias (como redes sociais e SEO, por exemplo), você mantém uma estratégia permanente de geração de oportunidades de vendas.

Aqui no blog já falamos bastante sobre inbound e como ele pode ajudá-lo a aumentar suas vendas. Mas como é importante que você continue se especializando nessa e em tantas outras áreas, não perca de vista nossa newsletter!

Seja diferente dos demais

A diferenciação é essencial para que as pessoas empatizem com seu e-commerce e passem a acompanhá-lo mais de perto, seja pela assinatura de uma newsletter ou pelas redes sociais. Você pode começar se diferenciando com uma loja virtual personalizada, passando então para uma comunicação mais individualizada com sua audiência.

Capriche no atendimento para que as pessoas que se relacionam com você mencionem seu e-commerce para suas redes de contato e façam um trabalho voluntário de divulgação boca a boca. Saiba também ouvir críticas e usá-las para melhorar seus produtos e serviços, construindo uma relação de confiança com sua audiência.

Crie clubes de fidelidade

Clubes de fidelidade ou clubes de vantagens são ótimos chamarizes, podendo atrair mais oportunidades de vendas para você. O acúmulo de pontos e a perspectiva de trocá-los por produtos ou outros tipos de benefícios motiva novas compras e também o compartilhamento dessa informação com outras pessoas, ampliando o alcance da sua marca.

Procure oferecer algo que tenha valor real para seus clientes e que seja alcançável — nada de pedir milhões de pontos para trocar por uma caneta, por exemplo. O segredo está em reconhecer e valorizar quem valoriza sua loja virtual oferecendo vantagens reais para seu público!

Aposte em links patrocinados

Se você quer clientes imediatamente mais preparados para a compra, nada melhor que os links patrocinados para atrair uma audiência qualificada. Capriche nos anúncios, otimize-os com as melhores técnicas de SEO e acompanhe o aumento do tráfego no seu site, bem como as conversões.

Você pode criar campanhas para produtos específicos, visando girar o estoque, ou para categorias de produtos, a fim de atrair uma quantidade maior de pessoas e fazer com que elas naveguem por sua loja virtual e conheçam o que você tem a oferecer.

É fato: 9 ideias de como expandir a base de clientes e aumentar as vendas você já tem. Que tal agora contribuir com sua experiência e sugerir uma décima? O campo de comentários é todo seu!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

9 maneiras de expandir a base de clientes e aumentar as vendas
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *