Loja de calçados virtual: como faço para montar e ter a minha?
Aprenda como vender vinhos pela internet e faturar aos montes!

Banco de imagens grátis: 13 opções para utilizar no seu e-commerce

Publicado em: • Última Atualização:

Uma imagem às vezes fala mais do que mil palavras, concorda? Quando o assunto é o meio digital, esse ditado popular deve ser levado muito a sério. Isso porque, tanto no e-commerce quanto nas redes sociais, as imagens costumam gerar mais impacto do que longos textos ou descrições. Na verdade, esse atributo muitas vezes é um fator determinante para que o usuário continue ou não sua jornada em relação ao conteúdo apresentado.

No dia a dia de um e-commerce, elas são mais importantes ainda. Já pensou que praticamente qualquer ação de marketing em sua loja virtual depende de banners, fotografias de produto e peças criativas para divulgação, além das comunicações em geral? Em datas como a Black Friday, por exemplo, é fundamental preparar seu site com essa temática, mostrando ao seu público que você tem exatamente o que ele precisa.

Entretanto, para que isso ocorra da melhor forma, em respeito aos direitos autorais — se você acha que para “decorar” sua loja basta copiar imagens do Google, está tremendamente enganado —, é preciso contar com um banco de imagens grátis. Eles oferecem a qualidade que você precisa, sem nenhum custo ou possíveis multas futuras! Confira agora 13 opções para salvar nos favoritos!

1. Pixabay

O Pixabay é um banco de imagens grátis bastante conhecido e conta com um acervo de mais de 1 milhão de peças em diversas categorias, tamanhos e orientações de página. O site, que funciona em português, oferece também vídeos em boa qualidade, vetores e ilustrações. Dentre as categorias disponíveis, é possível encontrar alimentos, bebidas, moda e pessoas, o que facilita a localização de imagens adequadas ao perfil da sua loja online.

2. Freepik

O Freepik é uma das melhores opções quando o assunto é banco de imagens grátis. Isso porque ele funciona em diversos idiomas e oferece em sua base de mais de 1 milhão e meio de peças opções incríveis para criar peças para sua loja! São fotografias, vetores, ícones, arquivos do Photoshop e ilustrações totalmente gratuitas e de nível profissional. Mesmo com pouco conhecimento você é capaz de fazer o download de arquivos e modificá-los com os textos e cores da sua marca.

3. Pexels

O Pexels é o banco de imagens e vídeos perfeito para o e-commerce com conceito mais moderno, urbano ou vintage. Com fotografias diferenciadas e filtros com pegada mais jovem, o site é em inglês e mostra as categorias mais buscadas — dentre elas, natureza, comida, viagens e roupas. Salve esse link nos favoritos para encontrar imagens ideais para alimentar seu Instagram. As chances de sucesso são altas!

4. RGBStock

O RGBStock é um banco de imagens grátis em alta resolução criado por fotógrafos e ilustradores, com foco em peças de utilização em dispositivos eletrônicos. Ele oferece também planos de fundo, texturas e outros recursos para você aplicar nas imagens que preferir. Para fazer o download, é preciso realizar um cadastro no site.

5. Flaticon

Você utiliza vetores ou ícones nas comunicações do seu e-commerce? Eles são uma opção divertida oferecida pelo Flaticon, que produz mais de 60 mil peças mensalmente. São muitas alternativas, não é mesmo? O site oferece itens tanto gratuitos quanto pagos, e por meio dele, você consegue customizar seus ícones de redes sociais com a cor do seu negócio, bastando apenas realizar um cadastro na plataforma.

6. Dreamstime

O Dreamstime é um dos bancos de imagem mais acessados do mundo! Com um acervo de mais de 9 milhões de fotografias, você encontra temas abstratos, fotografias de objetos, de pessoas, de artes e arquitetura, além de imagens de domínio público.

7. Unsplash

O Unsplash é mais uma ótima opção para quem procura um banco de imagens grátis de nível profissional, isso porque a o site é alimentado por profissionais. Com fotografias muito bem produzidas, você pode navegar por categorias como alimentos, bebidas, viagens, pessoas, artes, cultura e imagens experimentais com filtros incríveis. Além disso, o acervo do Unsplash também conta com papéis de parede, texturas e padrões que podem ser aplicados em diversas fotografias ou como plano de fundo de seus banners.

8. Freerange Stock

Você é do tipo que gosta de baixar muitas fotografias e vetores para testar na hora da criação de peças para seu e-commerce? Se tem esse hábito, deve saber que alguns bancos de imagens grátis são limitados em relação a quantidade de downloads. O Freerange Stock é a sua opção perfeita para ter a liberdade que precisa na hora de experimentar! Para isso, basta cadastrar-se no site e aproveitar a variedade! As imagens são liberadas para o uso comercial.

9. Stockvault

Embora o Stockvault não tenha um acervo tão extenso, você é capaz de se surpreender com a qualidade das imagens que ele oferece. São fotos, texturas e ilustrações de ótima qualidade, com a facilidade de encontrá-las via busca por palavra-chave ou por categorias.

Um dos diferenciais desse site são as produções especiais para datas comemorativas como Natal, Black Friday, dentre outras. Parece perfeito para você, não é mesmo? Entretanto, é preciso estar atento ao baixar as imagens, pois alguns tipos de licença proíbem o uso comercial.

10. FreeImages

O FreeImages certamente não é o acervo mais robusto que você verá. Com cerca de 300 mil arquivos distribuídos entre texturas, padrões, esportes, natureza, decoração, bebida e comida, o diferencial desse banco é que as imagens podem ser utilizadas para fins comerciais sem preocupações.

11: Stock Up

O Stock Up surpreende à primeira vista com opções de imagens bem produzidas. Ele funciona como um buscador que traz o resultado de milhares de bancos de fotografias para você — o site promete mais de 25 mil arquivos gratuitos instantaneamente. O grande diferencial desse é evitar o seu desgaste procurando uma fotografia em diversos acervos. Legal, não é mesmo? Mais incrível ainda é que você não precisa de um cadastro para fazer downloads!

12. Everystockphoto

O Everystockphoto também é uma opção de banco de imagens grátis muito conhecida! Ele funciona da mesma maneira que o Stock Up e ajuda você a encontrar uma fotografia perfeita, entregando resultados de diversos sites ao mesmo tempo. O visual do site não é muito atrativo, mas cumpre o que promete.

13. StockSnap.io

O StockSnap.io oferece imagens bem produzidas para diversas categorias! O site ajuda você a filtrar imagens por categorias, quantidade de downloads e também pelos últimos lançamentos. Vale a pena conferir!

E aí, qual foi a sua sensação ao acessar os sites acima? Pode ser que você tenha ficado impressionado com a beleza das fotografias e já imagina mil e um jeitos de utilizá-las nas comunicações do seu e-commerce. Como você pôde perceber, são muitas as alternativas para melhorar o visual da sua loja por meio de um banco de imagens grátis.

Aproveitar o impacto da imagem é uma estratégia essencial para captar a atenção tanto do seu cliente quanto de alguém que você ainda precisa atingir. As peças podem ser aplicadas em banners, e-mails marketing, redes sociais, ações promocionais… Nesse caso, sua criatividade manda!

Entretanto, as imagens do banco não podem ser utilizadas em toda a operação da sua loja virtual. As páginas de produto, por exemplo, não devem conter fotos genéricas, pois o consumidor precisa entender exatamente o que está comprando, tanto para gerar mais confiança na transação e, consequentemente, conversões, quanto para evitar problemas futuros.

Agora que você já tem muitos acervos para tornar as comunicações do seu e-commerce incríveis, que tal fazer o mesmo com as fotografias dos produtos para e-commerce?

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Banco de imagens grátis: 13 opções para utilizar no seu e-commerce
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *