Voice commerce: o que é, como funciona e por que utilizá-lo?
Confira 5 plugins essenciais para o blog do seu e-commerce

Banco Central barra pagamentos via WhatsApp

Publicado em: • Última Atualização:

A notícia que gerou burburinho na semana passada, não passou despercebida pelo Banco Central. Cerca de uma semana após o anúncio dos pagamentos via WhatsApp, o Banco Central interrompeu a atividade que já estava sendo liberada em algumas contas. 

Se quiser saber mais sobre a atualização do WhatsApp, liberada primeiramente no Brasil, confira nossa notícia da semana passada

Foto: Divulgação WhatsApp.

Qual o motivo da suspensão? 

O Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam na última terça-feira (23/06), a função de pagamentos e transferências por meio do WhatsApp no Brasil.

Com a suspensão dos pagamentos via WhatsApp, o Banco Central determinou que as bandeiras que possibilitavam as operações, paralisassem a função — Visa e Mastercard. 

A suspensão ocorreu para que o órgão avalie o risco e garanta o funcionamento adequado da nova função, já que o Brasil é o primeiro país a testar a novidade disponibilizada pelo WhatsApp. Sem falar que, segundo o comunicado  — você encontrará trechos a seguir, o serviço não poderia ter começado a funcionar sem autorização. 

Desta forma, o Cade vê potenciais riscos para a concorrência.

“A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”, explicou o Banco do Brasil em nota.

“O descumprimento da determinação do BC sujeitará os interessados ao pagamento de multa cominatória e à apuração de responsabilidade em processo administrativo sancionador.” Completou. 

Com a suspensão da operação como uma medida cautelar, o Cade vê riscos para a concorrência e avalia que a Cielo pode sair beneficiada, devido a grande base de usuários do aplicativo. 

Tanto para crédito quando para débito, as contas do WhatsApp business possui parceria com a Cielo para que os comerciantes recebam pagamentos ilimitados. 

A Cielo não se pronunciou sobre o assunto. 

O que o WhatsApp disse sobre a interrupção do lançamento? 

O WhatsApp informa que o “objetivo é fornecer pagamentos digitais para todos os usuários do WhatsApp no Brasil, com um modelo aberto e trabalhando com parceiros locais e o Banco Central”, em nota. 

Além disso, a empresa do grupo Facebook, também diz que apoia o projeto PIX do Banco Central.

O que você achou da decisão do Banco Central

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Banco Central barra pagamentos via WhatsApp
5 (100%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *