Banco Central autoriza pagamentos via WhatsApp

Nesta terça-feira (30) o Banco Central anunciou a autorização para o aplicativo de mensagens WhatsApp realizar pagamentos e transferências. Essa movimentação financeira […]

Nesta terça-feira (30) o Banco Central anunciou a autorização para o aplicativo de mensagens WhatsApp realizar pagamentos e transferências.

Essa movimentação financeira poderá ser realizada entre empresas e pessoas físicas. As transações ficarão sob a responsabilidade das empresas Visa e Mastercard no Brasil.

“A partir das autorizações concedidas, a decisão por iniciar as operações está a cargo das empresas envolvidas”, declarou o Banco Central em comunicado ao InfoMoney. 

Vale lembrar que o serviço ainda não está disponível. Apenas foi concedida a autorização de implementação. 

WhatsApp Pay

A ideia é realizar transferências sem usar, necessariamente, o internet banking.

O método foi aprovado pelo Banco do Brasil através do Open Banking, sendo um conjunto de regras e tecnologias que possibilita o compartilhamento de dados e serviços dos clientes entre instituições financeiras. Essa operação ficará disponível por meio da integração de seus sistemas.

Neste caso, o WhatsApp funcionará como um iniciador de pagamento — muito diferente da proposta do intermediador de pagamento. Destacamos que o WhatsApp Pay não irá substituir o intermediador de pagamento, devido aos princípios de segurança. 

A autorização será mantida?

Provavelmente sim! Devido ao tempo de espera e pronunciamento oficial, o Banco Central não deve renunciar à autorização. 

Vale lembrar que, a dúvida vem a tona devido ao tempo da proposta. O WhatsApp tomou a iniciativa de realizar transações de pagamento há quase um ano — nos meses inciais do isolamento social. 

Porém, as transações foram bloqueadas pelo BC em seguida. Depois disso, houve muitos desencontros. 

De fato, desta vez, a decisão deve ser mantida.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário