O poder do E-mail Marketing para lojistas virtuais
10 Dicas para cadastrar produtos no e-commerce

Entenda agora porque você precisa de backlink para e-commerce

Publicado em: • Última Atualização:

Quem trabalha com e-commerce e busca resultados efetivos, certamente, já percebeu que uma boa estratégia de SEO faz toda diferença nessa hora. Afinal, com as técnicas corretas, é possível obter o reconhecimento necessário para se destacar nos mecanismos de busca e atrair mais clientes.

A boa notícia é que existem vários elementos que podem ser utilizados nessas estratégias de SEO que influenciam no posicionamento de um site e que são extremamente importantes para os motores de busca, entre eles está o chamado backlink para e-commerce.

Em sua tradução livre, trata-se de links ou vínculos de retorno. Ou seja, são páginas que direcionam os visitantes para algum ponto do seu e-commerce. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nosso artigo e conheça o conceito de backlink e o porquê de ele ser indispensável para lojas virtuais. Boa leitura!

O que é backlink para e-commerce?

Também conhecidos como link building, os backlinks são links dispostos em um texto que direcionam o visitante para outra página que tenha relação com o conteúdo que ele está lendo. De modo geral, são utilizados como meio de entregar informações relevantes sobre os temas apresentados ao internauta.

Existem dois tipos de backlinks: internos e externos. O primeiro, como sugere o nome, produz links para seu próprio site, permitindo que o tempo do usuário nele aumente, melhorando os indicadores. Os segundos são importantes quando sua página tem mais informações sobre o tema do texto ou, até mesmo, quando outro website tem explicações mais relevantes e que não estão dentro da sua competência.

A pequena diferença entre eles é que nos externos o fator que afeta a qualidade do link é a autoridade do domínio referenciador. Isto é, quanto maior a influência do domínio fornecendo backlink, maior a qualidade do link.

Como conquistar backlinks de qualidade?

Embora seja difícil encontrar novas oportunidades de links de qualidade, existem boas maneiras de consegui-los. A principal delas é criar conteúdos relevantes e de qualidade sobre determinado tema para que outros sites façam a sua indicação espontaneamente.

Cabe ressaltar que a quantidade de backlinks relevantes que uma página tem ajuda a demonstrar que o conteúdo que ela oferece é de qualidade, e por isso, merece uma boa posição no ranqueamento da palavra-chave trabalhada.

A segunda é adotar a estratégia de link building, equivalente a uma assessoria de imprensa que tem a função de buscar links de portais, veículos e sites em geral.

Além dessas, outras opções, como deixar comentários em blogs que tenham temas similares ao seu, buscar parceiros de conteúdo, ficar atento à concorrência e não comprar backlinks, são boas maneiras de obter ligações para a sua página e obter posições melhores nos mecanismos de busca.

Dessa forma, nota-se que obter links de qualidade é extremamente importante para quem deseja alcançar bons resultados e melhorar o ranqueamento.

Qual a importância dos backlinks para o e-commerce?

Agora que você já sabe o que são e como conseguir backlinks de qualidade, fica mais fácil entender a sua importância para o e-commerce.

Tendo em vista que o comércio eletrônico é um dos setores que mais cresce no mundo, ganhar destaque entre os concorrentes e chegar ao topo dos resultados de busca no Google se tornou um dos principais objetivos dos empreendedores — e um dos métodos mais eficazes para isso é o backlink.

Construir uma estratégia de backlinks no e-commerce é a melhor maneira de obter uma classificação mais alta nos sites de busca. De modo geral, quanto mais sites externos apontando para o seu e-commerce, mais estável ficará o seu negócio.

Confira, a seguir, algumas vantagens dos backlinks, que os tornam tão relevantes!

Autoridade

Quando criam um link para a sua loja virtual, isso demonstra a sua autoridade no ramo. Ou seja, quanto mais pessoas fizerem referência a um site sobre determinado assunto, mais autoridade para esse domínio ele garante.

A construção da autoridade do seu site no mercado resultará na obtenção de links de forma natural. Bons links podem despertar o interesse dos clientes para a sua marca, vinculando o seu site como uma boa fonte de informação.

Popularidade

Certamente, o desejo de todos os lojistas é ter destaque no mercado. Afinal, com maior visibilidade, mais pessoas se interessam pela sua loja e, consequentemente, maior o potencial de conversão. A estratégia de backlink pode ser bastante útil nesse sentido, já que influencia seu ranqueamento positivamente.

Pesquisas apontam que as empresas e os sites em boa posição orgânica nos resultados de busca do Google obtêm 20,5% do tráfego, o que significa que, de cada 100 pessoas, 20 tem a garantia de clicar em seu site.

Aumento do tráfego

É evidente que, com páginas externas apontando para o seu e-commerce, há mais chances de chegar à sua loja. Além disso, links de alta qualidade em sites com alto tráfego podem direcionar muitos visitantes para o seu site.

No entanto, lembre-se de que nem todos os backlinks podem ser bons para o seu e-commerce. Existem algumas páginas irrelevantes que podem ser prejudiciais para o seu negócio.

Melhor ranqueamento da página

Como dito anteriormente, os backlinks desempenham papel fundamental no ranqueamento de um site de busca. Eles ajudam a atribuir valores por meio de algoritmos, indicando a confiabilidade e popularidade na rede.

Na perspectiva de um buscador, se há páginas apontando para outra, isso quer dizer que ela é confiável. Isto é, se várias páginas apontam para um conteúdo, o site se torna relevante, e nesse caso, vale a pena estar bem classificado nos resultados de busca.

Fidelização

Se o seu e-commerce estiver recebendo mais pessoas e oferecendo um conteúdo relevante, as chances desses usuários permanecerem são maiores. Dessa forma, os backlinks ajudam a atrair e fidelizar clientes.

Além disso, é essencial monitorar todo o trajeto que os usuários percorrem, assim você saberá quais os sites trazem mais pessoas para a sua loja e as transformam em potenciais consumidores.

Vale ressaltar a importância de contar com uma empresa especializada em lojas virtuais para auxiliar na estratégia de backlink para e-commerce. Elas podem ser grandes aliadas no processo de criação de links de qualidade.

Por fim, os backlinks são essenciais para melhorar o tráfego da sua loja virtual e, por sua vez, aumentar as vendas. Eles são um dos principais fatores de classificação do Google, por isso é necessário criar backlinks de qualidade se você quiser alcançar o topo e conquistar mais clientes.

Gostou do nosso artigo sobre backlink para e-commerce? Quer receber mais conteúdos como este? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter, assim você fica por dentro das nossas atualizações. Vamos lá!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Entenda agora porque você precisa de backlink para e-commerce
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.