25 Templates grátis para o Mercado Livre
Como aumentar as vendas na sua loja virtual com Marketing de Conteúdo

Automatização da loja virtual: por que é tão importante?

Publicado em: • Última Atualização:

Surgindo a cada minuto, as novas tecnologias exigem que mesmo marcas já consolidadas no ambiente físico passem a investir no digital, dando início a uma atuação complementar com o e-commerce. E é nesse cenário que a automatização da loja virtual surge, sempre como uma importante aliada para melhorar os resultados alcançados.

Adiantando: trata-se de aproveitar as ferramentas certas a favor da produtividade do negócio. Tais recursos são desenvolvidos com o intuito de diminuir a realização manual de tarefas, intensificando dessa forma os processos automáticos existentes na gestão do e-commerce — como estoque, atendimento ao cliente e precificação, entre outros.

Mas por que a automatização da loja virtual é tão importante? Ao longo deste guia, vamos esclarecer essa questão, abordando os benefícios da automatização, o que efetivamente pode ser automatizado e a importância da escolha da ferramenta certa. Confira os próximos tópicos para decidir por si mesmo se o investimento em ferramentas de automação é ou não uma estratégia necessária para o crescimento do e-commerce!

Os benefícios da automatização da loja virtual

Quando explorados corretamente, os benefícios gerados pela automatização dos processos da loja virtual podem gerar importantes vantagens competitivas para o e-commerce. Para isso, porém, é preciso implantar as ferramentas adequadas.

A seguir, identificamos e explicamos 10 benefícios decorrentes do uso de ferramentas de automatização da loja virtual. Confira!

1. Redução dos custos

Proporcionada pela automatização, a redução dos custos se dá pela agilização dos processos e pelo ajuste das falhas antes existentes com a realização manual de algumas funções, agora otimizadas.

Essa redução de custos acontece, por exemplo, pela menor demanda de funcionários em alguns departamentos, como no controle de estoque e no atendimento ao cliente. Os custos também são reduzidos pelo melhor aproveitamento do tempo, pela maior competitividade dos preços e por uma melhor gestão financeira decorrente do controle dos processos.

2. Diminuição da burocracia

A lógica é simples: a automatização de tarefas reduz a burocracia e assegura um controle maior sobre o negócio. Se uma loja virtual está começando, por exemplo, as notas fiscais são emitidas manualmente, uma a uma. Já no caso de um e-commerce consolidado, com alto volume de vendas, não automatizar esse processo desorganiza uma etapa da compra, podendo até inviabilizá-la. De uma forma ou de outra, os resultados sofrem interferência.

Outro aspecto burocrático importante do mercado digital diz respeito à gestão do estoque, com o devido controle de notas de entrada e de saída para que haja alinhamento entre todos os lançamentos da loja virtual. A emissão de boletos também é uma atividade que deve ser agilizada para que, assim, o cliente possa efetuar seu pagamento o mais rapidamente possível.

Lembre-se de que as questões burocráticas costumam demandar bastante tempo da equipe financeira. Por isso, a possibilidade de otimizar essas etapas garante aos profissionais mais tempo para se dedicarem a outros aspectos mais estratégicos referentes à gestão do negócio.

3. Aumento da produtividade

Quando qualquer nova ferramenta é implementada à realidade da empresa, o ideal é oferecer um treinamento para os colaboradores apresentando as funcionalidades disponíveis. A partir do conhecimento sobre esses recursos e como eles podem ser usados no cotidiano do negócio, a produtividade aumenta, gerando ganhos reais.

Em vez de dar baixa manualmente em cada item vendido, por exemplo, o sistema de automatização pode fazer o controle desses dados, informando o setor de compras quando determinado produto está em baixa. Dessa forma, os colaboradores do setor não perdem tempo com tarefas que são mais precisamente realizadas por um sistema informatizado.

O aumento da produtividade nos setores financeiros, de atendimento ao cliente, de estoque e tantos outros acaba se refletindo em um melhor aproveitamento de tempo e, consequentemente, em dedicação especial àquelas tarefas mais estratégicas.

4. Integração entre processos

É fato: um dos principais objetivos de e-commerces que investem na integração de processos com o uso de ferramentas de automatização é alcançar melhores resultados. De fato, quanto mais alinhados estão os departamentos da empresa, melhores são os resultados em vendas e mais economia pode ser alcançada.

A integração facilita a identificação de falhas em qualquer etapa do processo de venda, solucionando-as coletivamente. Isso sem contar que também reduz ruídos entre departamentos, desarticulação que normalmente inviabiliza a detecção de erros e dificulta a solução de solicitações feitas por clientes, comprometendo a qualidade do atendimento.

A automatização também viabiliza um melhor controle entre processos da loja física e da loja virtual. Pense em um cliente que conclui determinada compra na loja física e tem essa informação inserida em seu histórico. Com esse dado em mãos, é possível melhorar as ofertas enviadas a ele por e-mail marketing! Essa etapa é essencial para consolidar a atuação da marca em ambos os cenários.

5. Análise do processo de venda

O desconhecimento sobre quais processos podem apresentar problemas durante as vendas é uma das principais dificuldades existentes no e-commerce, pois inviabiliza que a marca tome decisões a tempo de reverter a situação. Mas e quando todo o processo é automatizado?

Desde o cadastro do cliente até os contatos realizados via SAC, passando pelas páginas acessadas no site: automatizando esse percurso, é mais que possível identificar quais vêm sendo as falhas cometidas no processo de venda para analisá-las com cuidado e só então propor mudanças que otimizem tais demandas.

Por essas e outras é que podemos afirmar que a automatização da loja virtual é uma grande aliada nas propostas de aperfeiçoamento do e-commerce, melhorando tanto a experiência dos clientes quanto os resultados em vendas da marca.

6. Consolidação da marca

Assim como acontece com a consolidação de uma loja física, a consolidação da loja virtual depende, em grande medida, da capacidade de fidelização da marca. Não tem mistério: clientes satisfeitos retornam. E o melhor: quando são beneficiados por essa fidelidade, voltam com mais frequência ainda!

Uma boa ferramenta de automatização permite conhecer com mais profundidade o público-alvo do negócio, com seus interesses e comportamentos de compra, o que ajuda a consolidar a marca no ambiente digital.

Ao iniciarem sua investida pelo universo e-commerce, muitas empresas encontram dificuldades para alcançar os resultados almejados. É preciso entender que a consolidação não acontece rapidamente, da noite para o dia, demandando tempo para ser maturada e gerar as vendas esperadas.

Aqui vale ressaltar que, ao otimizar processos, as ferramentas adotadas também agilizam as vendas e minimizam os problemas decorrentes das compras — como vendas duplicadas e até fraudes.

7. Foco na experiência

A experiência do cliente tem que ser elemento central na consolidação de uma marca na internet. Não se esqueça que o ambiente digital permite que o consumidor faça diversas pesquisas antes de se decidir. Portanto, ele dificilmente comprará da sua loja se o preço for muito superior ao praticado pela concorrência ou ao menos vai pesquisar por benefícios que justifiquem o valor — como uma entrega mais rápida e melhores condições de pagamento.

Para não só alcançar, mas preferencialmente superar as expectativas dos consumidores, as empresas devem investir pesado em melhorias para a experiência do cliente. Entre as formas de atender a essa demanda estão:

  • diversificar as opções de pagamento aceitas;
  • sugerir produtos de acordo com interesses previamente apresentados;
  • facilitar o processo de fechamento da compra;
  • otimizar a ferramenta de busca para facilitar o encontro dos produtos desejados;
  • trabalhar com produtos de cores e tamanhos diversos;
  • cumprir com os compromissos firmados — como prazos de entrega.

E não restam dúvidas de que todas essas demandas podem ser mais facilmente inseridas e controladas por meio de uma ferramenta que promova a devida articulação entre elas. Compreendendo as necessidades dos consumidores e apresentando ofertas mais alinhadas com seus interesses, você aumenta as chances de efetivação das vendas!

8. Controle do financeiro

Contabilidade da loja virtual: esse é um aspecto central para garantir lucratividade e gerar melhores resultados. Quando os dados financeiros são analisados separadamente (como tributos, frete, câmbio, boletos e outros), o tempo dedicado ao controle financeiro pode se estender demais, abrindo brechas para erros prejudiciais ao negócio.

Com a automatização da loja virtual, por outro lado, todos os dados referentes à administração financeira do e-commerce podem ser alocados em um mesmo dashboard, simplificando e agilizando essa etapa. Esse aspecto é vital para dar mais segurança ao negócio, evitar problemas de liquidez e identificar oportunidades para otimizar o orçamento.

9. Vantagem competitiva

Como afirmamos anteriormente, todo esse conjunto de benefícios proporcionado pela automatização da loja virtual tem como resultado a vantagem competitiva do negócio. Afinal, ao otimizar processos e funções, a marca consegue reduzir o preço de suas mercadorias, tornando-se mais competitiva. Mas não é só isso, viu?

A experiência do cliente é um aspecto extremamente importante no mercado atual. Isso porque, quanto mais satisfeito o consumidor fica com uma transação, maiores se tornam as chances de fidelização. Então anote aí: nesse contexto, a personalização das ofertas e do atendimento é crucial.

10. Mensuração dos resultados

Atualmente, a capacidade de mensurar os resultados obtidos é um dos grandes diferenciais das empresas que investem em automatização. É por meio da análise desses dados que se torna possível identificar o que pode ser otimizado em cada etapa do processo de venda.

Ao mapear e mensurar essas informações, a marca consegue identificar por que um consumidor desistiu de certa compra, qual oferta foi mais relevante, qual conteúdo contribuiu mais para a decisão e assim por diante. Conhecer essas etapas gera mais segurança ao negócio, que pode melhorar suas ações graças ao know-how adquirido.

As atividades que podem ser automatizadas

Depois de conhecer os principais benefícios da automatização da loja virtual, você deve estar se perguntando: mas o que exatamente automatizar? Na prática, como são diversas as possibilidades, é importante avaliar as prioridades para assegurar o bom funcionamento do e-commerce. E sabia que algumas ferramentas mais avançadas já permitem realizar a maioria de forma integrada?

Conheça a seguir alguns dos processos que podem ser automatizados em sua loja virtual!

Atendimento ao cliente

Muitos profissionais da área de marketing ficam receosos em migrar o atendimento ao cliente de pessoas para robôs. E por mais que a dúvida seja justificável, é preciso se ater a fatos: em alguns setores da economia (como o próprio e-commerce), a automatização do atendimento pode gerar economias expressivas, além de manter a excelência no contato.

Pense bem: são muitos os usuários no universo virtual, sendo que muitos deles têm dúvidas bem simples. Nesses casos, um atendimento automático consegue perfeitamente esclarecer os questionamentos relacionados ao processo de compra, tudo de forma rápida e eficiente.

Antes de automatizar o atendimento ao cliente, porém, é preciso mapear as principais necessidades apresentadas pelos consumidores, garantindo assim que o atendimento online será capaz de suprir as demandas mais recorrentes.

Automação de marketing

Aqui, a automação usa determinadas ferramentas para agilizar as estratégias de marketing. Já percebeu como é comum que e-commerces invistam em soluções de curto prazo, como os links patrocinados? Entretanto, dada a competitividade do setor, é cada vez mais essencial investir em estratégias que melhorem o fluxo de vendas a médio e longo prazos.

Aí entra a automação de marketing, que pode ser explorada no e-commerce para impactar positivamente os clientes, por meio de soluções personalizadas de acordo com as preferências apresentadas.

Para as vendas online, newsletters que considerem o histórico de compras do cliente são uma tendência. E além de melhorar a experiência geral do consumidor, essa estratégia ainda garante mais precisão nas abordagens e, consequentemente, melhora os resultados.

Como desdobramento da construção de um contato mais relevante para o consumidor surgem a fidelização de clientes, o aumento do ticket médio e a diminuição dos custos operacionais, além de muitas outras vantagens!

Gestão das finanças

A área financeira de um e-commerce demanda muito cuidado por parte do departamento responsável, uma vez que envolve processos mais complexos que o de uma loja física. Para minimizar os erros decorrentes das atividades humanas, o ideal é apostar na automatização da gestão financeira do e-commerce para controlar compras e vendas com mais efetividade e menos riscos.

Com a automatização, todos os aspectos financeiros relativos à loja virtual são acompanhados em uma única plataforma, facilitando assim a análise dos dados e a otimização do orçamento.

Configuração dos preços

Por meio das ferramentas de automatização, o gestor é capaz de configurar previamente os preços das mercadorias, sempre de acordo com o comportamento do mercado. É possível, por exemplo, programar para que o preço de um produto X seja 10% menor que o valor do mesmo item na loja concorrente.

Dessa forma, a loja virtual consegue manter sua precificação competitiva sem o gestor ter que passar horas e horas pesquisando os concorrentes. Ao automatizar o processo de precificação, o lojista consegue margens maiores e evita erros comuns, além de continuar alinhado com o mercado, não se tornando obsoleto perto da concorrência.

Controle de estoque

Sua intenção é investir pesado em estratégias de atração de clientes? Pois essa é sim uma escolha possível. De toda forma, você deve entender que isso não o libera de prestar um atendimento eficiente a esse consumidor para fidelizá-lo, ok?

Nas lojas virtuais, uma falha grave (e que infelizmente não é tão rara quanto deveria) é vender um produto não disponível no estoque. Nesse caso, é preciso cancelar a compra e estornar o cliente. Para evitar tal situação, a loja deve ter um controle de estoque rígido, que não permita que nenhuma mercadoria seja vendida sem dar baixa.

A automatização do estoque garante que as entradas e saídas sejam inseridas em tempo real no sistema, assegurando que todo produto vendido na loja virtual será devidamente entregue ao cliente. Outro benefício é que o próprio sistema identifica quando uma mercadoria está com estoque baixo, mandando um alerta ao departamento de compra. Assim não tem como faltar estoque!

Pedidos e entregas

As novas tecnologias têm oferecido inúmeras vantagens relacionadas à gestão dos pedidos e das entregas, o que é uma excelente notícia, uma vez que essa etapa é muito sensível. Lembre-se, afinal, de que a expectativa e a ansiedade dos clientes em receber o pedido estão em jogo, sendo que uma falha ou um atraso já podem ser determinantes na impressão que o e-commerce passa.

Como muitas lojas virtuais trabalham com diferentes transportadoras e essas empresas, por sua vez, costumam ter sistemas de rastreamento próprios, uma alternativa é apostar em ferramentas que consigam dialogar com esses vários sistemas.

A automatização permite que o cliente rastreie o andamento do pedido e da entrega a qualquer momento, recebendo informações sempre atualizadas sobre o status da sua encomenda. Ao optar por uma ferramenta com essa disponibilidade, outro benefício gerado está na capacidade de mapear problemas relacionados às últimas entregas, buscando por soluções em regiões que têm apresentado mais incidentes.

O impacto da plataforma no processo de automatização

Como você pode ver, a automatização da loja virtual envolve diversos processos e pode gerar benefícios diretos tanto para o lojista como para o cliente. E tem mais: as oportunidades de negócio geradas a partir de uma estratégia integrada oferecem economia e estabilidade para o negócio.

Mas tem um detalhe: ao decidir pela automatização do seu e-commerce, os responsáveis devem correr atrás de plataformas confiáveis, que facilitem o processo e efetivamente ofereçam os benefícios mencionados. Que tal conhecer alguns dos fatores relacionados à plataforma que impactam no processo de automatização? Confira!

Nível de estabilidade

Inicialmente, procure saber se a plataforma possui um bom nível de estabilidade nos processos que oferece. Essa demanda pode ser atendida por meio de atualizações que assegurem a resolução de instabilidades em versões anteriores, por exemplo. Ao se garantir nesse aspecto, a fornecedora da plataforma oferece mais segurança aos dados do e-commerce, além de facilitar o uso da ferramenta no dia a dia.

Oferta de funcionalidades

Como mencionamos, são diversas as oportunidades de automatização possíveis de serem implantadas em uma loja virtual. Assim, uma plataforma que realize uma integração mais ampla certamente facilitará o processo de adoção da ferramenta.

Algumas plataformas são bem completas, oferecendo funcionalidades que vão desde o layout da loja virtual até opções de entrega com parceria com transportadoras e marketplaces. Tais diferenciais devem ser analisados com cuidado, uma vez que garantirão mais eficiência aos processos do e-commerce.

Navegabilidade e design

Tanto o design quanto a navegabilidade da plataforma devem ser analisados, pois essas características garantirão que os colaboradores do e-commerce se familiarizem mais facilmente com a ferramenta, podendo usufruir melhor dos recursos disponíveis. A instintividade na navegação é um aspecto importante para que a plataforma seja integralmente aproveitada pela equipe.

Promoção de treinamentos

Se você vai investir em automatização, pode saber: também deverá investir em treinamentos para o time. Nesse sentido, pode ser que a empresa fornecedora da plataforma já conte com um profissional especializado nessa etapa da integração. De toda forma, se não for o caso, quem tem que arcar com esse passo é você! Só não vale pular essa etapa, combinado?

Não se esqueça, afinal, de que quanto mais as equipes dominarem o uso da plataforma, melhores serão os resultados alcançados e mais benefícios poderão ser explorados por sua loja virtual.

Preço da ferramenta

Considerar o preço da plataforma é um aspecto importante ao tomar a decisão de automatizar ou não os processos da loja virtual. Aqui, o mais indicado é solicitar um orçamento detalhado para a empresa responsável. Já podemos adiantar que, devido ao suporte, os planos costumam ser mensais, oferecendo determinados recursos para a empresa.

Deparou-se com algumas companhias que vendem a ferramenta sem contar com um suporte permanente? Desconfie! Lembre-se de que, nesses casos, o acompanhamento é essencial para o e-commerce alcançar resultados melhores com a plataforma.

Reconhecimento de mercado

Uma forma de saber se a empresa é confiável é pesquisando sobre seus atuais clientes, bem como sobre quem já usou seus serviços e quais são os cases disponíveis. Conhecer os clientes e parceiros de quem vai fornecer uma solução permanente para sua loja virtual permite saber é seguro fechar negócio.

Agora que você já conhece os principais benefícios da automatização da loja virtual, tem noção das atividades que podem passar por esse processo e entende o impacto que a plataforma exerce em tudo isso, que tal aproveitar para conhecer uma ferramenta para automatização do e-commerce desenvolvida pensando no seu sucesso? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Automatização da loja virtual: por que é tão importante?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.