A importância de um software de inteligência para e-commerce
8 tendências do varejo para ficar de olho em 2018

Automação no e-commerce: 6 tarefas que podem ser automatizadas

Publicado em: • Última Atualização:

A profissionalização e o crescimento das vendas online passam, inevitavelmente, pela automação no e-commerce. Os objetivos da automação são minimizar os erros causados pela interferência manual nos processos e aumentar a produtividade da equipe, permitindo que haja mais foco nas metas do negócio.

Antes de mais nada, porém, é preciso escolher as tarefas e os processos que devem ser automatizados. Mas você por acaso sabe quais estratégias de automação são mais relevantes para a loja virtual? Identificamos 6 tarefas que podem ser automatizadas para aumentar a rentabilidade do negócio e alavancar as oportunidades de crescimento. Confira!

1. Controle de estoque

Quando o e-commerce começa a crescer, o primeiro passo é automatizar o controle e a gestão de estoque. Assim fica muito mais fácil evitar vendas duplicadas, produtos indisponíveis e prejuízos decorrentes de um estoque sem a devida gestão.

Por meio de uma ferramenta associada à plataforma de e-commerce, a automação do controle de estoque permite que todas as baixas sejam dadas automaticamente, à medida que os pagamentos são confirmados. Assim é possível evitar que um cliente compre determinado item inexistente no estoque por pura falta de atualização dos dados!

Quando esse tipo de confusão acontece, é necessário fazer um estorno. Alguma dúvida de que isso prejudica a experiência do cliente e dificulta a fidelização? Afinal, o consumidor fica com a impressão de que a loja não é organizada e, por isso, pode gerar muitas outras ocorrências negativas.

Outro recurso que merece destaque quanto à automatização do controle de estoque é que a ferramenta faz o envio de notificações quando determinada mercadoria está com um nível baixo de armazenamento. Com a equipe de compras avisada a tempo, evita-se a falta de produtos.

No fim das contas, a automação do estoque promove muito mais segurança financeira para o e-commerce, além de ser simplesmente fundamental para garantir uma melhor experiência de compra aos clientes.

2. Fluxo de pagamentos

A automação dos fluxos de pagamento integra eletronicamente os sistemas internos e externos da área financeira do negócio. Esse tipo de processo é realizado por meio da instalação de ferramentas específicas e normalmente demanda manutenção por prestadoras de serviço especializadas.

O objetivo é que a confirmação de crédito ou do próprio pagamento seja realizada automaticamente, de forma mais ágil, a fim de que o pedido também seja confirmado com rapidez. Além de tornar a compra mais dinâmica, a automação do pagamento reduz as chances de fraude, consequentemente diminuindo os prejuízos decorrentes desses fatores.

Você já ouviu falar nos gateways de pagamento, por exemplo? Pois eles fazem a comunicação entre a loja virtual e as adquirentes, que são as responsáveis por analisar e processar as transações financeiras.

É essencial lembrar, entretanto, que as possibilidades de automação de pagamento estão atreladas às funcionalidades oferecidas pela plataforma de e-commerce implementada. Obviamente, portanto, fazer a escolha certa desde o início é crucial para o sucesso da loja virtual.

3. Estratégias de marketing

Existem diversas ferramentas que permitem automatizar as estratégias de marketing digital empregadas pelo e-commerce. E por mais que muitos lojistas apostem nos links patrocinados como carro-chefe, é necessário se apropriar de outras soluções para não ficar para trás na corrida pela competitividade.

Nesse cenário, o e-mail marketing personalizado, que considera o histórico de compras e as pesquisas do cliente para fazer ofertas mais alinhadas é uma tendência. Além disso, as ferramentas de automação também possibilitam personalizar anúncios, aumentando as chances de impactar positivamente a experiência do cliente e melhorar as oportunidades de venda.

Pode acreditar: essas e muitas outras alternativas têm se tornado cada vez mais necessárias para agregar valor ao processo de compra como um todo, demonstrando relevância para atrair e reter clientes.

4. Atendimento ao cliente

Muitos gestores ainda ficam receosos com a automação do atendimento ao cliente, preocupados que o contato por robô seja mecanizado e perca a qualidade. Mas você sabia que as soluções de inteligência artificial aplicadas ao SAC reduzem os custos da área sem prejudicar a experiência?

Os chatbots, por exemplo, são eficazes quando o assunto é agilidade e satisfação no atendimento ao consumidor virtual. Eles são capazes de sanar aquelas dúvidas simples que normalmente congestionam os canais de contato e impedem a finalização de pedidos.

Tais demandas mais recorrentes podem ser supridas com essas tecnologias, deixando os atendentes livres para ocorrências mais complexas, que exijam outros processos.

5. Rastreamento de pedidos

Com a expansão do e-commerce e centenas de pedidos simultâneos, a experiência do cliente na conclusão do pedido se torna mais importante para fidelizar, mas também representa um desafio maior. Aí é que entra o rastreamento do pedido, solução que envolve a expectativa gerada no cliente.

A automação desse processo se torna fundamental para aumentar a eficácia no pós-venda. Pense bem: juntamente com um software de integração com as principais transportadoras, uma ferramenta de rastreamento permite que o pedido seja encaminhado diretamente para o consumidor, que pode acompanhar todo o percurso.

Outro benefício da automação nesse setor consiste em analisar amplamente a logística, avaliando todas as entregas dos últimos 30 dias. Isso ajuda a identificar as regiões mais afetadas por atrasos, por exemplo. A partir daí, fica bem mais fácil encontrar soluções efetivas para aqueles problemas mais recorrentes de determinados períodos.

6. Processo de precificação

As ferramentas de automação da precificação permitem que o gestor configure valores mínimos e máximos para cada mercadoria. A variação leva em conta o comportamento do mercado para tornar as ofertas mais competitivas.

Com esse recurso, o e-commerce pode, com esforço mínimo, manter os preços mais baixos que os dos concorrentes. Essa estratégia torna a loja mais competitiva e melhora as oportunidades de vendas — principalmente se o e-commerce estiver no modelo marketplace.

Por fim, se você está aí se perguntando quando optar pela automação no e-commerce, saiba: essa é uma estratégia eficaz para negócios de todos os segmentos e tamanhos, sendo simplesmente indispensável para lojas que estão em plano de crescimento.

Muitas vezes, pequenos lojistas automatizam áreas mais essenciais, como estoque e pagamento, enquanto players maiores avaliam a possibilidade de expandir as tarefas automatizadas, de forma que os colaboradores passem a focar nos objetivos do negócio, diminuindo as ações manuais e erros decorrentes desses processos.

O aumento da competitividade também é um aspecto importante a ser avaliado. Já parou para pensar que o custo elevado de manter equipes muito volumosas realizando tarefas manuais pode comprometer a margem de lucro do negócio, tornando-o ultrapassado?

A avaliação sobre quais processos automatizar deve ser feita considerando o preparo do time, mas também as funcionalidades disponíveis na plataforma de e-commerce escolhida. Uma vez que quase todos os recursos de automação exigem compatibilidade da plataforma, essa escolha deve estar alinhada com o projeto de crescimento e consolidação do negócio.

Para se manter atualizado sobre as possibilidades de automação no e-commerce e tantos outros temas sobre comércio digital, siga nossas páginas nas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Automação no e-commerce: 6 tarefas que podem ser automatizadas
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.