Precificação por produto e marketplace de forma independente
EAN será obrigatório em produtos anunciados na Cnova Marketplace

Saiba como um marketplace vai aumentar as vendas de sua Loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

Pelos mais de 450 mil e-commerces ativos no Brasil dá para ter uma boa noção de que o sonho de muitas empresas é potencializar as vendas com a ajuda da internet, certo? Mas só de bater o olho nesse número você já pensou no tamanho da concorrência? Pois é justamente por isso que aumentar as vendas no e-commerce vem se tornando um desafio cada vez maior para as PMEs. Afinal, a internet possibilita que qualquer pessoa passe a vender on-line em poucas horas e com muito pouco investimento!

Tudo bem que, nesse cenário, estratégias de marketing digital são um excelente caminho, mas você também precisa diversificar suas fontes de distribuição, encontrando maneiras de atingir um público maior. E que tal um marketplace? Se você desconhece o termo ou ainda tem dúvidas em relação à forma como o marketplace pode ajudar a aumentar as vendas de sua PME, vale ficar atento ao nosso post para entender melhor todo o contexto!

Antes de mais nada, o que é um marketplace?

Para facilitar o entendimento, o marketplace pode ser apresentado como um enorme shopping virtual onde vários lojistas independentes vendem seus produtos. Lá, os comerciantes contam com toda a infraestrutura de uma loja virtual gigante, desde marketing, sistema de pagamento, emissão de notas fiscais e DANFEs a acesso a um público-alvo segmentado, pronto para comprar — sobre as diversas outras vantagens falaremos mais para frente.

Para simplificar ainda mais, você pode tomar como exemplos de marketplaces de sucesso a Amazon, o Submarino e o Google Shopping, que são empresas especializadas em atrair consumidores e gerar vendas. E é desse potencial que você pode usufruir para aumentar as vendas no e-commerce e faturar bem mais!

Assista ao Escola Responde e veja mais dicas sobre marketplaces e tráfego para loja virtual:

 

Como ele ajuda a aumentar as vendas no e-commerce?

Como a concorrência entre lojas virtuais é bem grande e as estratégias de marketing digital se diversificam e aprimoram a cada dia, hoje, quem está no topo dos mecanismos de busca pode perder seu lugar praticamente em um piscar de olhos. Para as pequenas e médias empresas, portanto, esse é um desafio duplo, já que o orçamento limitado não permite investir grandes somas em publicidade para reverter a situação. Mas o marketplace tem poder para isso. Quer saber como?

Investimento em marketing

Além de uma infraestrutura de primeira linha para que você apresente seus produtos, todos os marketplaces investem pesado em marketing digital — basta entrar em alguns sites aleatórios para ver como as empresas que mencionamos anteriormente têm diversos banners e anúncios estrategicamente posicionados por lá. E esse investimento impacta diretamente na quantidade de vendas dos pequenos lojistas que formam o marketplace, já que o volume de internautas atraídos é fantástico.

A marca forte no mercado também faz com que várias pessoas prefiram comprar em marketplaces que em pequenos comércios virtuais, pois a comunicação desses grandes conglomerados é bastante efetiva, consequentemente gerando credibilidade.

Opções de pagamento

A diversidade de opções de pagamento é outro importante atrativo que faz dos marketplaces lugares procuradíssimos para as compras on-line. E um e-commerce pequeno nem sempre tem condições de oferecer esse leque todo de opções, principalmente devido às taxas bancárias e administrativas cobradas pelas transações.

Enquanto o pequeno comerciante oferece 2 ou 3 opções de pagamento aos consumidores, o marketplace oferece 10 ou às vezes até mais! Considerando que é o marketplace realiza todas as operações e repassa os valores para você, isso obviamente aumenta também seu poder de vendas.

Suporte ao consumidor

Muitos pequenos e médios e-commerces contam com uma equipe também reduzida, muitas vezes formada única e exclusivamente pelo empreendedor. Esse fator, por si só, dificulta o relacionamento com o consumidor, o fornecimento de informações em tempo hábil e o esclarecimento sobre questões ligadas às vendas propriamente ditas.

Em contrapartida, o marketplace tem toda uma infraestrutura de atendimento, disponibiliza FAQs e SAC on e off-line, interage pelas redes sociais e, ainda por cima, tem um CRM integrado a suas principais ferramentas de gestão, a fim de oferecer um atendimento ágil e personalizado, desonerando os lojistas desse tipo de trabalho.

Aplicação inicial baixa

As taxas cobradas pelo marketplace para que você venda por lá só são pagas quando você efetiva uma venda. Assim, você tem um investimento quase nulo ao iniciar sua operação nesses shoppings virtuais. Nesse momento, portanto, o que você investe serve para tornar seus produtos mais atrativos para o público.

Aí entram detalhes que não devem ser deixados de lado, como imagens de qualidade, descrições bem elaboradas, reviews, vídeos e outros elementos que podem destacar seu negócio e ajudar a aumentar as vendas no e-commerce.

Diversidade de produtos

O sucesso dos shoppings está justamente em despertar o interesse dos transeuntes pelos produtos que os lojistas vendem, correto? Assim, se você vai até um centro de compras desse com sua família para comprar determinado produto e acaba vendo outro de que gosta, provavelmente sairá de lá com 2 sacolas em vez de uma só.

O intuito do marketplace é o mesmo! Por isso, ele faz associações de produtos que podem interessar o internauta, a fim de convencê-lo a aumentar o volume de compras e, assim, elevar também o ticket médio. Imagine então se seus produtos são sugeridos como complementares ou de interesse para compradores de outros lojistas? Com essa ação pra lá de simples, você já aumenta a visibilidade do seu e-commerce, tendo mais possibilidades de fechar vendas!

Diminuição do risco

Como você investe menos em infraestrutura no marketplace, os riscos inerentes à sua atividade diminuem. Assim, se você não vender nenhum produto, não pagará nenhuma taxa. Também não terá investido em marketing, opções de pagamento e ferramentas de gestão. Seu orçamento está, portanto, preservado.

Mas atenção: isso não significa que você deve ficar parado, simplesmente esperando que as coisas aconteçam. É preciso entender os motivos por trás desse cenário nada ideal. Por que suas vendas não alavancaram no marketplace? E essa análise exige uma pesquisa detalhada envolvendo precificação, apresentação dos produtos e conteúdo relacionado.

Gestão à vista

Outra grande vantagem dos marketplaces que definitivamente ajuda a aumentar as vendas no e-commerce é o fornecimento de ferramentas de gestão para os lojistas. Cada membro tem acesso a um dashboard de controle, por meio do qual pode acompanhar suas transações, as comissões pagas ao marketplace, a previsão de recebíveis, o histórico de vendas e outros indicadores que auxiliam no processo de tomada de decisão.

E uma coisa é certa: quanto mais informação você tem a respeito do seu negócio, mais fácil fica escolher melhor os produtos para venda, estabelecer os preços e criar diferenciais competitivos que coloquem seu empreendimento em destaque na internet.

Resumindo: o marketplace é o lugar ideal para potencializar suas vendas porque o único trabalho que você tem é o de publicar seus produtos e aguardar os pedidos. Todo o resto fica por conta da empresa administradora. Não parece um negócio e tanto?

E então, pronto para aumentar as vendas no e-commerce com um marketplace ou ainda sobrou alguma dúvida não respondida? Deixe seu comentário e a compartilhe conosco!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Saiba como um marketplace vai aumentar as vendas de sua Loja virtual
1 (20%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.