Primeiros passos: como divulgar loja online para atrair clientes?
SEO: Sua loja na primeira página do Google

Conheça 7 estratégias infalíveis para aumentar vendas no e-commerce

Publicado em: • Última Atualização:

As lojas online têm recebido cada vez mais atenção por parte do consumidor brasileiro. Para se ter ideia, em 2016, ano particularmente difícil para a economia, o crescimento do setor foi de 5,2%, descontada a inflação.

Esta é uma boa notícia, claro, mas também significa que a concorrência no setor tem sido mais acirrada. Assim, para aumentar vendas no e-commerce, é preciso atenção com as estratégias empregadas para conquistar a confiança do consumidor.

Esse assunto despertou o seu interesse? Então você está no lugar certo, porque separamos para o post de hoje 7 dicas do que você pode fazer para que sua loja tenha mais credibilidade perante os olhos dos seus clientes.

Vamos lá?

1. Invista na qualidade do seu site

Parece óbvio, mas nem todo mundo dedica a atenção necessária para a qualidade do site, o que pode levar a prejuízos. É importante cuidar da aparência da sua página (ou seja, do layout), mas a qualidade do site também tem a ver com a navegabilidade.

É importante facilitar a vida do usuário, o que significa que você deve priorizar a experiência que ele tem na sua loja. Existe até um termo técnico usado para nomear esse tipo de trabalho: é o UX Design, que envolve o uso de diversos recursos e técnicas para garantir que o consumidor tenha um ambiente agradável e funcional.

Se você quer aumentar as vendas do seu e-commerce, busque referências sobre o UX Design para garantir que o seu site seja responsivo, não tenho problemas de redirecionamento, enfim, funcione da melhor forma possível.

2. Tenha certificados de segurança

Não há como fugir dessa realidade: os consumidores muitas vezes são resistentes às compras na internet por causa da falta de confiança. Têm receio de serem lesados, de cair em algum tipo de “armadilha”.

Para evitar esse tipo de problema, é importante mostrar a respeitabilidade do seu negócio. Uma das formas de garantir que se trata de uma loja séria é ter em seu site os chamados certificados de segurança. O mais comum é o SSL (Secure Sockets Layer), responsável por garantir que aquele site oferece um ambiente seguro para a navegação do usuário.

3. Faça parcerias com outras empresas com nome forte no mercado

Num ambiente cada dia mais competitivo, é importante que você encontre formas de divulgar melhor o seu negócio. Os marketplaces são uma boa alternativa para garantir mais visibilidade para a sua loja.

Eles funcionam como um shopping center virtual e você terá a possibilidade de apresentar os seus produtos para uma audiência mais significativa. Para aproveitar todo o potencial desse tipo de estratégia, não deixe de adotar uma plataforma que facilite a integração com os marketplaces.

4. Facilite o acesso aos canais de comunicação

O usuário da internet é mais exigente. É preciso entender essa sua característica para atender às suas demandas em relação, por exemplo, aos canais de comunicação. Ele faz questão de estar no controle da situação, ou seja, precisa ter várias opções à disposição.

Hoje são bem-vistas as lojas que oferecem diversos canais (fone, e-mail, chat, redes sociais e até mesmo WhatsApp) para o contato. E, como você pode imaginar, em todos eles é imprescindível manter a excelência no atendimento.

5. Divulgue as avaliações dadas por seus clientes

Outra forma importante de conquistar a confiança do consumidor — atributo fundamental para aumentar vendas no e-commerce — é compartilhar as avaliações dos clientes sobre a experiência com o site.

Por mais que se invista em comunicação, não há como negar que a confiabilidade de uma informação passada por um cliente é maior do que a divulgada pela própria empresa. Nesse caso, você pode optar por destinar um espaço para publicar esse tipo de testemunho e/ou trabalhar com uma plataforma específica para isto.

É importante, também, estimular esse tipo de participação do cliente — daí a importância de adotar uma plataforma que cuida também do envio dos convites.

6. Acompanhe de perto os resultados do site

Não deixe de aproveitar uma das principais vantagens da internet, que é a possibilidade de acompanhar de perto todas as reações do consumidor. Com uma ferramenta de web analytics, é possível analisar o que dá mais resultado com o seu público.

Isto vale tanto para medir o retorno tanto dos itens oferecidos na loja como para as suas estratégias de comunicação. As experiências nessa área comprovam que mudanças simples nos sites podem fazer muita diferença, por exemplo, nas taxas de conversão.

Quer um exemplo? Que tal usar um botão tipo “posso ajudar” do que o tradicional “saiba mais”? Essas mudanças podem ou não dar certo para o seu negócio, o importante é usar os relatórios para entender o que influencia o comportamento do seu consumidor e, a partir disso, fazer os ajustes necessários.

Entre as métricas mais relevantes para o sucesso do negócio figuram os indicadores relacionados a taxas de conversão, ROI (retorno sobre o investimento), abandono de carrinho, ticket médio por cliente, frequência de compras etc.

7. Não descuide da comunicação

Será que você, como consumidor, costuma comprar em uma loja da qual nunca ouviu falar? É bem provável que não. Por isso, dedique atenção especial para as estratégias de divulgação da loja.

O marketing digital tem um leque extenso de opções que podem ser empregadas, e nem todas exigem altos investimentos.

No caso das mídias pagas, analise a possibilidade de investir, por exemplo, em links patrocinados no Google. Os serviços de busca têm um papel importante na vida do consumidor atualmente e não podemos ignorar o fato de que precisamos de marcas bem posicionadas.

Para atrair mais audiência para a loja, não deixe de avaliar as estratégias de marketing de conteúdo. Você vai precisar de um blog corporativo e de perfis nas redes sociais para ter sucesso nessa frente, mas os esforços costumam valer a pena. É uma maneira de tornar o seu nome mais conhecido, atrair os clientes certos e, com o tempo, construir a reputação digital da sua loja.

Considere investir, também, em campanhas de e-mail marketing. Elas têm se mostrado muito eficazes para que as lojas consigam fazer abordagens mais personalizadas e, assim, obter melhores resultados em suas estratégias.

Como você percebeu, o que não faltam são caminhos para aumentar vendas no e-commerce. O principal é definir bem os objetivos para saber aonde quer chegar e, então, concentrar os seus esforços.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre estratégias de e-commerce? Siga a TrustedCompany nas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Google Plus e LinkedIn!

Publicação escrita e cedida por nosso parceiro TrustedCompany

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Conheça 7 estratégias infalíveis para aumentar vendas no e-commerce
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.