Saiba como cadastrar atributos de produtos para aumentar as vendas!

Com o aumento das vendas pelo comércio eletrônico, os consumidores passaram a adquirir produtos que atendam às suas necessidades específicas, esperando das […]

Com o aumento das vendas pelo comércio eletrônico, os consumidores passaram a adquirir produtos que atendam às suas necessidades específicas, esperando das marcas maior transparência com relação aos atributos destacados das mercadorias.

Nesse caso, se você vende seus produtos em plataformas de marketplace, precisa saber que um dos principais requisitos para um bom ranqueamento e um maior número de vendas, é apresentar os atributos completos dos produtos ao cadastrá-los. Afinal, ter todas as informações cadastradas devidamente pode impactar diretamente na experiência do cliente, assim como ajudar os seus produtos a terem maior destaque nas pesquisas do Google.

Oferecer o máximo de informações para o cliente no momento da compra, de modo que ele tenha todos os dados possíveis e possa fazer a melhor escolha, é sem dúvida a principal importância do cadastro de atributos dos produtos — seja no título, na descrição ou na ficha cadastral do e-commerce.

Quer saber como fazer boas descrições de produtos? Acompanhe nosso artigo e conheça algumas dicas de como cadastrar atributos de produtos para aumentar as vendas nos marketplaces. Confira!

Faça um bom título

De modo geral, podemos dizer que há uma série de determinações e boas práticas, como bons títulos e descrições, que precisam ser levadas em consideração para que os anúncios dos produtos nos marketplaces sejam aprovados e bem vistos.

Os títulos são, basicamente, o primeiro aspecto de interação entre o consumidor e os produtos anunciados. É através deles que o consumidor encontrará o item que deseja, seja dentro do site de um marketplace ou via mecanismos de busca. Por isso, é necessário que a especificação seja relevante e completa.

Nesse caso, faça títulos simples, atraentes, explicativos e capazes de gerar uma referência direta às fotos dos itens cadastrados. O ideal é optar por palavras-chave ou expressões que informem claramente o que é o produto, sem usar termos muito genéricos. Os títulos insatisfatórios e com poucas informações apresentam menor relevância nos resultados das buscas, deixando a empresa com posição inferior aos concorrentes.

Desenvolva a descrição adequada à linguagem do cliente

A descrição possibilita ao potencial cliente a análise facilitada dos atributos do produto. Isso requer a apresentação de informações precisas, claras, em um texto livre de erros gramaticais ou de digitação, que dê confiança para o usuário entender o produto e, ao mesmo tempo, o estimule a realizar a compra.

Nesse caso, o tipo de linguagem utilizada pode ser determinante para obter sucesso na comunicação, tendo em vista a melhor compreensão do público-alvo. Se os seus clientes forem mais jovens, por exemplo, você pode usar uma linguagem mais informal, adequada ao universo do público. Se o perfil for mais técnico, a descrição deve seguir o mesmo padrão.

É importante que você faça o preenchimento enxuto das características dos seus produtos, com o máximo de informações para ajudar o cliente a identificar as principais características e diferenciais do seu produto. Dessa forma, defina com clareza o seu produto e exponha atributos relevantes como cor, modelo, tamanho e marca. Tudo isso melhora a qualidade da oferta dos produtos.

Detalhe as características e funcionalidades do produto

As informações detalhadas podem fazer uma grande diferença para o consumidor, pois elas fornecem detalhes sobre recursos, indicações, utilizações e vantagens dos itens que ajudam a gerar mais vendas. Embora os preços chamem primeiramente a atenção, se o anúncio não apresentar uma descrição específica do item, a desistência e o abandono de carrinho serão consequências da insegurança do consumidor em relação à compra.

É importante destacar que lista de características fica disponível em tópicos após a descrição principal. As características e as funcionalidades, em geral, ajudam a envolver o consumidor e mostrar as vantagens do seu produto, além de atrair e reter os consumidores.

Seja coerente

Uma coisa é certa: de nada adianta preparar um ótimo título e uma descrição adequada para um anúncio se não houver coerência entre os atributos dos produtos com o que está na imagem. Afinal, assim como títulos e as descrições, as fotos também são recursos importantes para os marketplaces.

Por isso, para não comprometer toda a estratégia de vendas no marketplaces, o produto anunciado deve estar fora da caixa ou embalagem, sendo exposto em diferentes ângulos que possibilitem uma observação por todos os lados. Além disso, é necessária uma iluminação adequada, de preferência em um cenário com fundo branco e neutro.

Utilize imagens de qualidade

Nas vendas online, as imagens fazem praticamente o papel de vitrine para os produtos. É por meio delas que o consumidor pode conhecer os detalhes do item anunciado, já que ele não pode tocá-lo. Em algumas situações, as fotos também servem para apresentar de modo simples e intuitivo como utilizar o produto.

Uma boa imagem deve representar fielmente as características apresentadas no anúncio do produto que está à venda. A qualidade delas é um grande diferencial para convencer os consumidores a comprarem ou não o seu produto. Isso porque a representação é a única familiaridade possível que ele tem com a mercadoria antes de recebê-la em casa.

Dessa forma, quando a imagem não é de qualidade ou não é equivalente ao item na realidade, isso pode comprometer toda a estratégia de vendas no marketplaces, porque afasta os clientes e causa risco de bloqueio do anúncio no e-commerce.

Por fim, cabe ressaltar a importância de adotar boas práticas para cadastrar atributos de produtos. Afinal, como dito, o preenchimento deles pode fazer grande diferença para que o seu produto apareça no topo das pesquisas, nos resultados de filtragens específicas e até mesmo em mecanismos de busca fora das páginas dos marketplaces.

A ausência de características suficientes atrapalha a busca do cliente e impede que ele conclua a compra. Logo, para assegurar que os clientes sejam fiéis ao seu site e não procurem em outro lugar o que desejam, é preciso garantir que os atributos estejam preenchidos da melhor forma possível, com todos os detalhes necessários do produto.

Assim, além de um bom ranqueamento e visibilidade, o preenchimento adequado de atributos evita dúvidas sobre a venda, devoluções e trocas, assim como aumenta a credibilidade da sua marca.

Gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro das novidades? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter, assim você recebe todas as atualizações na sua caixa de entrada!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário