Aprenda como definir o mix de produtos de uma loja de decoração
9 dicas avançadas para potencializar as suas vendas no Mercado Livre

Aprenda como começar uma estratégia de mobile marketing

Publicado em: • Última Atualização:

Os dispositivos móveis já fazem parte do cotidiano da vida das pessoas. Segundo uma pesquisa, mais de 5 bilhões de pessoas no planeta utilizam algum tipo de aparelho móvel, o que equivale a cerca de 2/3 da população mundial.

Por meio de aparelhos móveis como smarthphones, muitos usuários realizam tarefas básicas. Dentre essas tarefas, está a busca pela informação, o que inclui a procura por produtos e serviços. Com base nisso, diversas empresas têm observado que o marketing mobile é uma oportunidade de se aproximar mais dos seus consumidores na atualidade e alcançar relevância e visibilidade da marca na web.

Novas tecnologias disponíveis na palma da mão modificaram os hábitos de consumo. Logo, faz-se necessário acompanhar as tendências e repensar estratégias de divulgação e relacionamento. É aí que entra o marketing mobile.

Tal forma de promoção é quesito quase obrigatório para quem deseja que o seu negócio seja visto por clientes nos tempos atuais. Neste artigo, apresentamos algumas estratégias práticas de mobile marketing para você aplicar no seu negócio. Siga lendo e boa leitura!

Características do mobile marketing

O número de usuários de dispositivos móveis cresce ano após ano. Com a crescente popularidade desses aparelhos, muitas empresas observaram esse fenômeno e procuraram encontrar formas de aproximação com os seus clientes por meio desses dispositivos.

Nesse sentido, surgiu o mobile marketing, isto é, um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de aproveitar as características e as funcionalidades dos aparelhos móveis. Dessa forma, uma marca consegue interagir com clientes que utilizam dispositivos móveis diversos no seu dia a dia, como tablets, smartphones e celulares.

No mobile marketing, uma empresa divulga produtos, serviços e informações, relacionando-se com os compradores. A ideia é que, da mesma forma que tablets e smartphones aproximam amigos e familiares distantes, podem também aproximar as empresas dos consumidores, facilitando uma comunicação mais eficiente.

Um dos benefícios do mobile marketing é que os dispositivos móveis promovem uma comunicação mais instantânea da marca com a audiência. Isso ocorre, pois os aparelhos mobile acompanham as pessoas todo ao longo do dia, e frequentemente elas os checam para conferir as atualizações em tempo real.

Práticas de mobile marketing mais usadas no mercado

Se você deseja explorar as vantagens do mobile marketing, conheça, a seguir, algumas das possibilidades de como aplicar essa estratégia.

Design responsivo

Um dos principais fatores a se considerar no mobile marketing é a adaptação do layout do site para dispositivos móveis. Isso porque os celulares são acessados o tempo todo pelas pessoas, substituindo até mesmo os computadores de mesa para acesso à web em dadas ocasiões.

Com isso em mente, é preciso desenvolver uma página com design responsivo, que se adapte automaticamente a diferentes navegadores e resoluções de tela. A experiência de visualização correta da página pelo usuário, o que inclui a leitura e a navegação, precisa ser positiva e fácil de se acessar por qualquer aparelho móvel para que o negócio obtenha êxito.

A experiência de navegação do usuário também é importante, pois é um critério utilizado pelo Google para melhor posicionar um site nas buscas dos usuários. Sendo assim, páginas “mobile-friendly” levam vantagem no ranqueamento do buscador.

QR Codes

QR Codes são códigos lidos por meio das câmeras dos dispositivos móveis. Em mobile marketing, o objetivo é direcionar o usuário para uma outra página contendo um conteúdo referente a um produto ou serviço. Desse modo, ao aplicar o QR Code de diversas formas, consegue-se oferecer informações valiosas ao cliente, despertando o seu interesse na marca.

SMS

O envio de mensagens SMS tem baixo custo e é uma forma de garantir um alcance amplo a uma informação. Utilize esse método de enviar mensagens de texto para informar a sua audiência formada por usuários previamente cadastrados em listas de contato sobre promoções, datas de pagamento, descontos e lançamentos de produtos.

Apps

A variedade de aplicativos existente oferece bastante praticidade a usuários de dispositivos móveis. Sendo assim, é recomendável utilizar essas facilidades que os apps oferecem para garantir grandes oportunidades para o seu negócio.

Com os aplicativos mais populares, como WhatsApp, Facebook e Instagram, é possível interagir com os clientes em tempo real, direcionando conteúdo, enviando mensagens sobre ofertas e novidades e promovendo ações de marketing diversas que possibilitem o engajamento do público.

Utilize os aplicativos já existentes para estar presente na vida de seus clientes e ser lembrado nos momentos de tomada de decisão de compra. Dependendo do negócio, também é possível pensar na possibilidade de criar um app exclusivo para marca, com fins específicos para a necessidade do usuário e da empresa.

Bluetooth

Com a funcionalidade bluetooth, pode-se compartilhar arquivos multimídia com usuários via aparelhos mobile. Usando a tecnologia bluetooth, por exemplo, um vendedor pode ser notificado em relação às preferências do cliente, baseado em suas últimas compras.

Assim, consegue-se realizar um atendimento mais personalizado com o auxílio da tecnologia. Contudo, é importante lembrar que o alcance do sinal é pequeno. Logo, o bluetooth é mais recomendado para eventos e negócios locais.

Abordagens de mobile marketing não recomendadas

Existem algumas melhores práticas a serem seguidas no mobile marketing. Uma delas envolve o contínuo respeito ao público. Procure não ser intrusivo bombardeando os seus contatos arbitrariamente com as suas mensagens. Deixe claro em suas formas de cadastro se os usuários permitem que a empresa envie mensagens nos meios de contato disponibilizados.

A empresa precisa se manter íntegra e saber os limites. Logo, nada de cobranças excessivas via SMS ou envio massivo de propagandas em uma estratégia de mobile marketing. Envie apenas para os clientes que se demonstraram favoráveis ao recebimento do conteúdo.

É preciso levar em consideração que algumas pessoas não gostam de serem abordadas dessa forma. Dê sempre a opção para que os seus contatos não recebam mais as suas mensagens. Forçar o contato a qualquer custo pode ser prejudicial ao negócio, uma vez que o cliente criará para si uma imagem negativa da marca.

O que achou do artigo? Conseguiu aprender como começar uma estratégia de mobile marketing? Para saber mais sobre responsividade, não deixe de conferir também o nosso post Saiba como montar na prática um e-commerce responsivo!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Aprenda como começar uma estratégia de mobile marketing
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.