7 ferramentas de análise da concorrência para e-commerces
Entenda como abrir uma página no Facebook para empresa

Como aplicar Inbound Marketing em sua loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

A conversão de clientes depende fortemente da sua capacidade de acompanhar e analisar o comportamento do seu público por meio do Inbound Marketing.

Quando falamos em e-commerce, devemos imaginar que a internet é um gigantesco shopping center, por onde circulam pessoas com os mais diferentes perfis, objetivos e necessidades. 

Tem gente que só está passeando ou passando o tempo; mas também tem gente que está procurando por algo específico, querendo realizar uma compra.

As compras pela internet cresceram 23% no primeiro trimestre de 2019 em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram mais de 12,9 milhões adquirindo produtos e serviços por meio de plataformas digitais.

No entanto, assim como é grande o número de pessoas circulando pela internet todos os dias, também é grande a quantidade de possibilidades que elas têm para realizar a compra daquilo que precisam. 

Chega a ser assustador, para quem quer abrir ou acabou de abrir um e-commerce, o questionamento sobre como as pessoas poderão encontrá-lo em meio a imensidão que é a internet. Pois, é exatamente aí que entram as ferramentas de marketing digital.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma destas ferramentas e se baseia principalmente em atrair e converter clientes por meio do acompanhamento das ações e relacionamento com o potencial cliente nas várias etapas da jornada de compras, também conhecida como funil de vendas. Essencialmente, elas são quatro: descoberta, reconhecimento, consideração e decisão.

Na descoberta, a sua missão será atrair o seu potencial cliente por meio de uma de descoberta de um problema. Voltando à metáfora do shopping center, com este tipo de estratégia você tem a oportunidade de converter, inclusive, as pessoas que estão apenas passeando pelo shopping, sem a pretensão inicial de comprar nada.

Oferecendo conteúdos ricos pelas suas redes sociais, blog, ou links patrocinados (outras ferramentas do marketing digital), você tem a oportunidade de chamar a atenção de potenciais clientes e atraí-los para o seu site institucional ou sua loja.

É importante perceber que no Inbound Marketing você não irá impactar o consumidor falando diretamente das vantagens do seu produto ou do quão barato você o está vendendo. 

Se no marketing tradicional você ia atrás do cliente, no Inbound a lógica se inverte: é o cliente que deve vir até você. Isso porque, uma vez que o usuário clica no seu conteúdo, é porque você já teve sucesso na primeira etapa da jornada de compras: a descoberta.

Estratégia

Mais do que atrair a atenção do consumidor, você deverá estar preparado para recebê-lo da maneira certa em seu site ou rede social. 

É neste momento em que as estratégias de Inbound Marketing devem estar mais refinadas e objetivas, conduzindo o seu cliente em potencial para a conversão. Se o consumidor já descobriu a oferta do seu produto ou serviço, a missão agora é fazê-lo reconhecer a necessidade daquilo que você está oferecendo. 

Imagine que o seu negócio é um Petshop e que seu objetivo seja vender roupas de frio para cães. Uma boa estratégia seria produzir um conteúdo em seu blog discorrendo, por exemplo, como as baixas temperaturas podem prejudicar a saúde do seu animalzinho. 

Este mesmo conteúdo pode oferecer um link para outro post falando sobre como manter o seu pet aquecido no inverno. Os dois conteúdos já devem ser assinados com um call to action para a sua loja virtual ou para uma landing page exclusiva para a coleção de roupas de frio.

Nesta fase, o seu cliente já descobriu o seu negócio, você já o convenceu de que ele tem uma necessidade e, ao clicar no link para o seu e-commerce, o cliente passa então para a fase de decisão pela compra.

Relacionamento

Ainda que o cliente já esteja navegando pela sua loja, ainda não é garantida a conversão em vendas. Assim como no shopping, o cliente pode ver algo interessante numa vitrine, entrar na loja, pegar o produto, provar e sair da loja sem comprar. 

Assim também é na internet. Para aumentar as chances de conversão, é importante você ter um relacionamento mais próximo com o cliente em potencial nesta fase da jornada de compras. Em uma landing page, por exemplo, você pode criar um formulário simples para captar informações de contato do cliente interessado.

Voltando ao exemplo do Petshop, ao sair do seu blog e ir para o seu e-commerce, seu cliente em potencial poderá ser impactado por uma landing page com formulário em dois passos: “Quer proteger seu cãozinho neste inverno? Deixe seu e-mail e aproveite nossos descontos”. Pronto, você já tem a oportunidade de reunir contatos de pessoas realmente interessadas no seu produto.

A partir daí, a missão é saber se relacionar com este público – e com os outros que não chegaram até aqui. 

Com a análise de dados do seu site, você pode desenvolver diversas outras estratégias e ferramentas como o remarketing ou newsletter, por exemplo,  para reimpactar pessoas que entraram no site e depois foram embora sem comprar nada, oferecer descontos especiais para quem iniciou uma compra e abandonou o carrinho, e até manter relacionamento com clientes que já compraram algum produto, para que elas possam vir a realizar novas compras.

Em resumo, aplicar estratégias de Inbound Marketing no seu e-commerce é ter uma ferramenta competitiva poderosa para se destacar no extenso universo das vendas online. Quer tirar alguma dúvida? Comente neste post, será um prazer ajudar.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como aplicar Inbound Marketing em sua loja virtual
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.