Tudo que você precisa saber sobre API Conversion em um só lugar!

Se você incorpora os anúncios no Facebook às suas estratégias de marketing digital, vale a pena saber como funciona o recurso de […]

Se você incorpora os anúncios no Facebook às suas estratégias de marketing digital, vale a pena saber como funciona o recurso de API Conversion e como ele se relaciona com outras funcionalidades da plataforma de anúncios, como o Facebook Pixel.

Venha aprender a usar esse recurso para obter ainda mais resultados com seus anúncios online. Neste post, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre API Conversion. Confira!

O que é API Conversion?

O Facebook API Conversion é uma API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos) desenvolvida pelo Facebook para personalizar os anúncios veiculados na plataforma.

O objetivo é fazer com que os anunciantes consigam integrar dados de diferentes lugares para alcançar um número maior de usuários propensos a se interessar pelos seus anúncios.

Um API é formado por uma série de padrões e protocolos de programação que permite a integração de funcionalidades ou dados de plataformas diferentes. Por meio dele, é possível conectar dois sistemas de um jeito mais ágil e simples, sem a necessidade de criar novos programas para essa finalidade.

As APIs mais utilizadas nos últimos tempos são as que estão relacionadas às redes sociais, oferecidas pelo Facebook e Instagram, por exemplo. No caso do Facebook, existe uma API específica voltada para as conversões de anúncios, o API Conversion.

É possível configurar o API Conversion ao seu servidor, site ou software CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Ao fazer isso, é possível usar seus dados de marketing e gestão da base de clientes para mensurar e otimizar os anúncios veiculados no Facebook.

As ações que as pessoas realizam no seu site, nesse caso, são chamadas de “eventos”. Por isso, dizemos que a API permite o compartilhamento dos eventos do site com o Facebook.

Confira também no e-book gratuito: Como promover campanhas de alto desempenho para redes sociais utilizando o Facebook Ads

Quais são os principais benefícios da API para as empresas?

Agora, descubra quais são as principais vantagens de usar a API Conversion.

Otimiza o alcance dos anúncios

Por meio da API, você pode compartilhar com o Facebook informações geradas com assinaturas dos usuários ou ações que acontecem dentro da loja. Esse tipo de informação permite que os seus anúncios no Facebook cheguem a usuários com maior probabilidade de comprar o que você oferece.

Aumenta a eficácia da mensuração

A API também ajuda a mensurar melhor o desempenho dos anúncios em todas as etapas da jornada do cliente: descoberta, reconhecimento, consideração e conversão. Com os dados, fica mais fácil entender qual é o verdadeiro impacto dos anúncios nas suas vendas.

Reduzir o custo por ação

Os dados de marketing da sua loja podem ser mais eficazes quando são correspondidos às contas de serviços do Facebook. Com a API de Conversões, você pode incluir informações adicionais do cliente que ajudam a aumentar a métrica de qualidade da correspondência de eventos na plataforma.

Como configurar o API Conversion?

Um dos grandes benefícios do API Conversion é que você pode configurá-lo de várias maneiras. Para esse processo, nem sempre é preciso contratar um desenvolvedor ou outro especialista. Bastam alguns cliques para conectar os seus dados de marketing e gestão de clientes aos anúncios do Facebook.

Basicamente, existem quatro maneiras de configurar o API Conversion. Confira a seguir.

1. Integrar às plataformas de comércio parceiras do Facebook

Se você usa a Shopify, o WooCommerce, o Wix, o BigCommerce ou outra plataforma de comércio parceira do Facebook, a configuração da API de conversões levará menos de meia hora, e você ainda não terá custos adicionais. O processo é feito no próprio Gerenciador de Eventos do Facebook.

2. Integrar a outras plataformas parceiras do Facebook

Se você usa outras plataformas parceiras do Facebok, como o Gerenciador de Tags do Google, também é possível configurar o API Conversion de forma rápida e sem custos adicionais no Gerenciador de Eventos do Facebook.

Para conhecer a lista completa de plataformas parceiras do Facebook, você pode acessar a página da Central de Ajuda para Empresas sobre essa dúvida.

3. Usar o Gateway da API de Conversões

Gateway da API de Conversões é uma funcionalidade do Gerenciador de Eventos do Facebook. Para usá-lo, você não precisa de conhecimentos de programação. Ao configurar o Gateway da API, será possível compartilhar eventos do servidor e da web por meio do Facebook.

A configuração pode levar algumas horas e, dependendo do caso, pode ser necessária a ajuda de um profissional de TI para finalizar o processo.

4. Integração direta

A integração direita da API de Conversão é o único modo de configuração que demanda o trabalho de um desenvolvedor. Nesse caso, é preciso uma infraestrutura para enviar os eventos para o Facebook em tempo real. Além disso, o tempo de configuração pode durar algumas semanas.

Por outro lado, a grande vantagem da integração direta é a quantidade de origens de eventos aceitas. Enquanto nas outras opções só é possível usar eventos do site vinculado ao Facebook, a integração direita permite usar eventos de e-mail, site, ligação telefônica, entre outras.

Qual é a diferença entre API de Conversão e Facebook Pixel?

Tanto a API de Conversão quanto o Facebook Pixel são funcionalidades do Facebook para Negócios. Por outro lado, esses recursos servem para coisas diferentes.

Enquanto a API de Conversão serve para usar eventos do site em anúncios online, o Pixel do Facebook é um trecho de código que pode ser inserido em um site e, a partir disso, rastrear os comportamentos dos usuários dentro das páginas.

O pixel pode ser criado dentro do Gerenciador de Eventos do Facebook e, assim como acontece na API, é preciso ter uma conta no Facebook usar o recurso.

Para aproveitar ao máximo a plataforma de anúncios, você pode usar a API de Conversões junto com o Facebook Pixel. Assim, você consegue maximizar a eficácia dos eventos do seu site. Usando as ferramentas de forma conjunta, os eventos compartilhados pelo pixel também são compartilhados pela API de Conversões.

Então, se você usa o pixel para compartilhar os eventos de compra, por exemplo, use a API de Conversões para compartilhar esses eventos do seu servidor.

Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha compreendido como funciona a API Conversion. Portanto, chegou a hora de usar esse incrível recurso para aumentar o alcance dos anúncios da sua loja e a mensuração dos seus resultados.

Agora que você já sabe um pouco mais do API Conversion, confira também como faturar usando anúncios do Facebook: Guia completo sobre como usar o Facebook Ads e melhorar seus resultados

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário