Passo a passo: saiba como ganhar dinheiro no Facebook
11 dicas para definir as formas de pagamento em lojas virtuais

Anúncios no Facebook: monte uma campanha que gere conversão

Publicado em: • Última Atualização:

Sabia que já são mais de 100 milhões de brasileiros conectados às redes sociais? E entre as plataformas mais acessadas está o Facebook, uma das mais populares por aqui, perdendo só para o WhatsApp. De olho nesse cenário, o empreendedor de e-commerce precisa aprender a usar tais ferramentas para fortalecer sua presença digital.

Vamos começar com entendendo como impulsionar suas conversões com anúncios no Facebook?

Defina o público-alvo com clareza

Compreender seu público-alvo é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso com anúncios no Facebook. Para isso, é importante ter uma persona em mente, o que equivale à personificação da sua audiência ideal. Uma definição correta nesse ponto é o que vai garantir a escolha do conteúdo certo para fazer seus anúncios converterem mais.

Para ajudar com isso, o Facebook disponibiliza uma ferramenta chamada Audience insights. Graças a esse recurso, é possível descobrir detalhes sobre seu público com base em dados colhidos pelo próprio Facebook — como status de relacionamento, interesses e até lugares onde as pessoas estiveram.

É possível, assim, descobrir informações relativas a todos os usuários do Facebook, bem como a pessoas conectadas à sua página ou a audiências que você personalizou. E se você já tem uma lista de e-mails de clientes, basta anexar o arquivo .CSV ou .TXT com seus contatos para o Facebook ter dados extras sobre o perfil do seu público!

Seja específico nos direcionamentos

Ao contrário do que muita gente pode pensar, é possível sim criar anúncios extremamente direcionados e versáteis no Facebook — o que, aliás, aumenta a importância da definição cuidadosa do público-alvo. Basicamente, portanto, se você tem mais de uma persona, crie anúncios segmentados!

Mais uma vez, o Audience insights pode ajudar nesse trabalho. Tendo criado diferentes perfis de público-alvo pela ferramenta, você pode pensar em anúncios segmentados especificamente para eles. Os dados serão preenchidos automaticamente com base na audiência que criou no Insights. É possível usar tanto o Power editor quanto a ferramenta de criação de anúncios para esse processo.

Outra dica: se você já mapeou seus concorrentes, não deixe de analisar também o perfil dos consumidores dessas marcas! Já pensou que você pode tentar direcionar anúncios para esse público e atrair esses consumidores? Você pode até captar clientes com perfis parecidos com o da sua audiência usando a ferramenta de públicos semelhantes do Facebook.

Faça testes constantemente

O Facebook permite criar testes A/B em seus anúncios para descobrir como converter mais. E é justamente a realização constante desses testes o que garantirá a melhoria contínua da qualidade dos anúncios. A propósito, sabia que essa prática foi o que assegurou a arrecadação de 60 milhões de dólares para a campanha do ex-presidente americano Barack Obama?

É isso mesmo! Ao testar diferentes variações de cores, botões, CTAs e imagens, foi possível aumentar em 40% as taxas de registro pelo site da campanha em 2008. Já imaginou alcançar um aumento dessa proporção em suas vendas graças à mudança de 2 palavrinhas ou de uma imagem? Não tem mistério: manipule variáveis, uma a uma, até acertar o ponto. E nunca pare de fazer testes!

Mas não se esqueça: ao fazer seus testes, não deixe de levar em consideração a política de anúncios do Facebook. Como elas são sempre revistas, devem ser levadas em conta para evitar que o anúncio seja vetado. Antigamente, por exemplo, o Facebook não permitia imagens com textos que cobriam mais de 20% do anúncio. Hoje, no entanto, isso já é autorizado em alguns contextos — como em cartazes para eventos.

Leve o conteúdo visual em consideração

É fato: fotos atraentes convertem mais. Principalmente com a integração entre Facebook e Instagram, trate de aproveitar ao máximo o conteúdo visual! Use a função de imagens em carrossel para formar um storytelling ou criar uma sequência de produtos, com variações do mesmo produto e ofertas em um único anúncio, por exemplo.

Um benefício interessante da disposição de imagens em carrossel é que essa opção pode reduzir o custo de conversão por anúncio. Tente isso: você tem um produto carro-chefe? Que tal anunciá-lo em destaque em uma publicação, mas aproveitar o sequenciamento de imagens para que os consumidores conheçam outros itens da sua loja?

Só tenha atenção ao usar imagens, lembrando que elas podem se portar de forma diferente em navegadores diversos. Adapte o material para o contexto mobile, uma vez que é cada vez mais comum o acesso via smartphones. Uma dica legal é centralizar o texto dos anúncios para não correr o risco de as palavras serem cortadas caso as laterais sofram alterações.

Por fim, não se esqueça de considerar outros formatos visuais, como vídeos. Em um estudo de 8 dias realizado pelo próprio Facebook, em 2014, deu para perceber que a combinação de vídeo + imagens foi melhor para subir as taxas de conversão — isso em comparação com o uso exclusivo de imagens. Você vai ficar de fora dessa?

Crie uma boa estratégia de campanha

O foco da sua campanha é a conversão, certo? Mas como existem diversas formas de conseguir converter via anúncios no Facebook, como escolher? Simples: decida por aquela estratégia de campanha mais coerente com seus objetivos.

Uma boa pedida é usar a função de anúncios de lead, vinculando as ofertas a um formulário — como registre seu e-mail e ganhe 25% de desconto. Dessa forma, você pode aumentar as taxas de conversão indiretamente, ainda fazendo sua base de e-mails crescer para seguir com a estratégia de vendas. E o melhor: a mesma ferramenta pode ser usada para inscrições em pré-lançamentos de produtos!

Ainda nesse tópico, não deixe de explorar a função de publicação de ofertas! Diferentemente das publicações do tipo padrão, as ofertas permitem que os consumidores as salvem para analisar mais tarde. Além disso, eles podem escolher receber notificações quando as promoções do seu e-commerce estiverem prestes a expirar.

Entenda a relevância dos anúncios no Facebook

Um conteúdo de qualidade, interessante e realmente direcionado para sua persona não só terá maior relevância no Facebook como custará menos. É por isso que ressaltamos tanto: é essencial conhecer seu consumidor. Isso acontece porque, como a rede social quer criar uma experiência melhor para seus usuários, usa como recompensa uma cobrança menor. Pronto então para economizar?

Pela própria ferramenta, você consegue ver uma pontuação de relevância que varia entre 1 (pouco relevante) e 10 pontos (muito relevante). Essa nota leva vários fatores em consideração, mas as dicas que demos até aqui ajudam. Estamos falando de testes, imagens, segmentação e, claro, acompanhamento do desempenho dos anúncios.

Para ajudar na relevância e facilitar a coleta de dados analíticos de outras fontes (como seu site), use a ferramenta Pixel! Ela funciona mais ou menos como o Google Analytics, rastreando dados de usuários que acessam o site e permitindo a criação de anúncios relevantes, bem como de táticas de remarketing para esse público dentro da rede social.

Pode acreditar: seguindo nossas dicas, você tem grandes chances de aumentar suas taxas de conversão. Agora só falta colocá-las em prática para alavancar suas vendas com anúncios no Facebook!

Por fim, se ainda quer saber mais sobre mídias sociais e e-commerce, siga nossos perfis nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Anúncios no Facebook: monte uma campanha que gere conversão
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *