Reviews no e-commerce: qual é o impacto desse recurso nas vendas?
Como anunciar na Amazon? Confira 7 dicas essenciais!

Veja 4 dicas de como anunciar na B2W

Publicado em: • Última Atualização:

Adotar uma estratégia omnichannel é, sem dúvidas, uma forma inteligente de impulsionar suas vendas. No entanto, de acordo com a pesquisa Omnichannel Customer Service Gap, da Zendesk, 87% dos respondentes apontam que as empresas devem trabalhar mais para oferecer uma experiência sem obstáculos.

Isso significa que, para melhorar sua performance, é necessário conhecer algumas dicas básicas. É imprescindível saber, então, como anunciar na B2W — marketplace número um do Brasil, de acordo com um levantamento do SBVC.

A B2W é o marketplace dono dos sites da Americanas.com, Submarino e Shoptime. Varejistas que queiram se destacar em tais plataformas precisam saber muito bem como vender seus produtos, uma vez que o número de lojas em marketplaces aumentou 90,7%, segundo estudo da Precifica. Diante de tantas opções, o consumidor pode se sentir “perdido” ou acabar comprando de outra loja somente pela diferença de preço.

Ao ter uma tática definida, saber quais ferramentas utilizar para criar uma campanha e anunciar de forma estratégica, é possível aumentar visibilidade, retorno financeiro e crescimento do seu negócio. Portanto, se quer saber as principais dicas de como anunciar na B2W, não pare a leitura!

1. Conheça mais sobre cada site

Entender melhor o público de cada site é o primeiro passo que se pode tomar para definir onde você deve encaixar a sua campanha de acordo com a estratégia de negócio. Abaixo, você verá o perfil de cada um deles.

Americanas.com

A plataforma tem um número de acessos diário bastante grande e uma variedade de produtos rica. Seu perfil de consumidor é, em geral, 52% masculino, 54% entre 15 e 34 anos e mais na região Sudeste.

Submarino

O Submarino já é um site voltado para a tecnologia; desse modo, tem outro tipo de perfil de consumidores. Nele, 53% do público é masculino e na faixa etária que vai dos 18 aos 34 anos. Outro dado interessante é que o público geralmente é de classe A ou B, e 65% dos seus consumidores são heavy users (compradores frequentes).

Shoptime

Uma marca multicanal que tem viés familiar, com 55% do público feminino, 53% dos 22 aos 44 anos e segmentado pelas classes A e B.

2. Conheça bem a sua persona

Agora que você sabe o perfil de consumidores de cada site, que tal saber qual a persona que compra os seus produtos? Persona é uma personificação do perfil de cliente que adquire o seu produto ou serviço. Com ela, é possível saber com mais detalhes o que é relevante para que uma campanha seja eficaz, afinal, quem gosta de uma comunicação genérica em tempos de personalização em massa?

Caso você não saiba como montar a (ou as) persona do seu negócio, não se preocupe! Você pode acessar o gerador de personas grátis para obter, de forma completa e muito fácil, as características mais relevantes do seu consumidor e, com elas, aplicar dados relevantes em seu anúncio! Não é demais?

3. Saiba quais os melhores produtos para anunciar

Se você tem uma gama de SKUs muito grande, é normal que não anuncie todos de forma paga. Mas como escolher aquele que trará um melhor ROI? Para isso, é importante saber quais os produtos mais estratégicos para a divulgação.

Para começar, saiba se sua oferta é atrativa para o cliente, ou seja, se o valor, entrega e frete são competitivos; caso contrário, seu anúncio terá muito tráfego, porém pouca conversão. Então, tente entender o comportamento de compra do cliente, isto é, produtos que ele busca ou que são tendência, e não somente aquilo que você deseja vender.

Para tanto, você pode usar o Google Trends, que traz dados sobre os termos que têm sido mais procurados nos últimos tempos. O melhor de tudo é que a plataforma é gratuita!

4. Use a ferramenta B2WADS

É normal que alguns varejistas sintam medo de anunciar nas plataformas, afinal, muitas vezes, não entendem de marketing ou publicidade. No entanto, a B2W oferece uma ferramenta chamada B2WADS, que ajuda a manter a exposição dos produtos dentro do marketplace por meio de vitrines patrocinadas. Ou seja, é possível ganhar maior notoriedade nos sites da Americanas.com, Submarino e Shoptime, contribuindo para um aumento significativo das vendas.

O B2WADS funciona de forma parecida com a estratégia de SEM do Google. Por meio de um formato pré-pago, é feito um leilão em que o seller oferece um custo por clique (CPC), que só é pago quando o cliente clicar no anúncio. Ou seja, você só desembolsará uma quantia quando o consumidor realmente se interessar por sua campanha, o que é bastante atrativo, pois a possibilidade de conversão é bem maior.

Esses anúncios aparecem nas principais páginas do site. Por exemplo, se um cliente buscar por determinado produto que tem similaridade com o seu, sua campanha estará logo abaixo, na vitrine de anúncios patrocinados que podem ser de interesse do cliente.

Além dessa possibilidade, dá para aparecer em outras páginas, como a home principal, linhas, sublinhas e busca de produtos, dependendo da navegação do consumidor. Por fim, para pagar o leilão, basta gerar um boleto ou fazer uma transferência daquilo que você tem a receber do marketplace. Fácil, não é mesmo?

Se você já integrou o seu e-commerce às plataformas e sabe como vender no marketplace número 1 do Brasil, já tem meio caminho andado. Agora, para poder se destacar, é preciso saber como anunciar na B2W e ganhar seu espaço!

Portanto, não deixe de seguir nossas dicas e se aprofundar mais em conhecer os formatos de anúncio disponíveis para sua loja, os melhores produtos que você pode anunciar, como configurar seu anúncio e quais ferramentas utilizar para acompanhar o desenvolvimento da estratégia.

Ah, e não se esqueça de desenhar a persona para a qual você vende, pois, desse modo, será muito mais fácil fazer um anúncio personalizado! Assim, além de ter um ótimo ROI de sua campanha, também será possível obter um aumento exponencial em suas vendas!

Se você quiser saber ainda mais sobre marketplace e como destacar a sua loja e produtos, não deixe de assinar nossa newsletter e receber conteúdos de qualidade em primeira mão!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Veja 4 dicas de como anunciar na B2W
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *