Análise de mercado para o e-commerce: o que podemos esperar para 2022?

A análise de mercado para o e-commerce mostra um grande crescimento do setor em todo o mundo. Alguns fatores importantes explicam esse […]

A análise de mercado para o e-commerce mostra um grande crescimento do setor em todo o mundo. Alguns fatores importantes explicam esse fenômeno, como o período de quarentena. No entanto, é fundamental entender que esse modelo de compras realizado em ambiente virtual é uma tendência que não deixará o mundo dos negócios nos próximos anos.

Neste artigo, falaremos sobre as principais tendências para o e-commerce em 2022 e a importância de mercado para o setor. Não deixe de conferir!

Uma análise de mercado para o e-commerce

O novo cenário vivenciado nos últimos meses gerou transformações que atingiram todas as esferas econômicas. Muitas empresas passaram a reduzir as produções e outras fecharam as portas. No entanto, com os consumidores privados de sair de casa, os empreendimentos que voltaram seus esforços para o mundo digital, com vendas online, observaram um aumento na procura e nas vendas.

Esse acontecimento é justificado, principalmente, pela mudança no hábito de compras dos consumidores brasileiros. Além de solucionar uma necessidade real, o comércio eletrônico apresentou comodidades e praticidades para comprar e receber os produtos desejados, sem a necessidade de sair de casa.

Portanto, com o advento dessa tendência, os negócios de todos os segmentos devem ficar atentos ao mundo digital e começar a conhecer as principais tendências que acompanham o mercado para o ano de 2022.

Veja a seguir algumas das principais tendências para o próximo ano.

O que esperar em 2022 para o e-commerce

Com a nova maneira de consumir, as empresas que investem em canais de venda online estão buscando por novidades para acompanhar os desejos de compras dos clientes que experimentaram e aprovaram o comércio digital. Logo, separamos algumas das principais soluções para facilitar o comércio online. Não deixe de conferir!

Pesquisa por voz

A pesquisa por voz teve uma forte adesão, devido ao hábito dos consumidores pesquisarem e comprarem produtos por meio dos smartphones. Cada vez mais, os usuários estão utilizando a pesquisa por voz para realizarem buscas, compras e navegarem na internet.

Em países como nos Estados Unidos, a utilização de assistentes virtuais, como a Alexa, já tem como função realizar compras. O crescimento do voice commerce está cada vez maior e os brasileiros estão aderindo a essa tendência.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma forte aliada de qualquer negócio. Ao utilizá-la em chatbots, por exemplo, é possível responder as principais dúvidas dos clientes, agilizar o processo de atendimento, apresentar produtos específicos e ainda otimizar as vendas da empresa por meio do cross-sell.

Com uma ferramenta de AI eficiente, o empreendimento passa a entender o comportamento de busca e de compra dos clientes e torna possível entregar informações personalizadas. Imagine criar uma vitrine online inteligente, que se baseia no comportamento online de cada cliente? Isso já é possível.

Estratégia omnichannel

A estratégia omnichannel ou multicanal é a integração entre todas as ferramentas de vendas de uma loja. A loja física pode ser integrada à experiência de compras online. Um cliente pode ver uma oferta, pesquisar pelo produto e se dirigir até a loja física para retirar ou testar determinado produto.

No entanto, não basta conectar o online ao offline. É preciso que todos os canais online ofereçam as mesmas facilidades para que cada cliente se decida pela que preferir. Existem, atualmente, o social commerce como o Instagram, Facebook, Youtube e muito mais. Outro importante canal de vendas online é o QR Code, que permite a compra por meio das SmarTVs.

Experiência personalizada

O foco no cliente é um dos principais objetivos de qualquer negócio de sucesso. Logo, tornar toda a experiência de consumo mais personalizada é a palavra de ordem para os próximos anos. O atendimento deve ser individualizado e diferenciado, para que o consumidor se sinta exclusivo em todas as etapas de vendas.

O relacionamento com o cliente deve ser humanizado, por meio de WhatsApp, e-mail marketing ou SMS, mesmo que todo o processo seja automatizado.

Meios de pagamento

O uso da tecnologia, além de melhorar os processos, tem como foco o cliente. Logo, melhorar a experiência de compra é uma necessidade para todos os negócios. Oferecer diferentes formas de pagamento que facilitem e tornem o momento da final da compra mais ágil é indispensável.

Algumas das ferramentas já utilizadas e com forte potencial de novos usuários devem ser priorizadas em qualquer e-commerce. Recursos, como o QR Code, Apple Pay, Google Pay, WhatsApp Pay e Pix já estão em alta e os consumidores demandam por essas formas de pagamento.

Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada é uma forte aliada do e-commerce, pois oferece um ambiente onde o potencial cliente pode entender como ficará o produto e como ele reagirá em um ambiente físico real. Ao conectar elementos do mundo virtual com o mundo físico, a Realidade Aumenta permite que um cliente realize um “teste” do produto comercializado, aumentando muito as chances de vendas.

Redes sociais

O Social Commerce, ou comércio por meio das redes sociais, está cada vez maior. Por mais que a ideia inicial das redes não fosse a comercialização direta de produtos ou serviços, esses canais são importantes aliados das empresas.

O fortalecimento da marca, a possibilidade de uma interação menos formal, conteúdos que sejam realmente relevantes e interessantes para os clientes, dentre outras benefícios, fizeram com que os consumidores passassem a desejar o produto e despertaram a necessidade de permitir compras sem a necessidade de utilizar outro canal.

*Facebook e Instagram: Confira dicas de Como Vender nas Redes Sociais

Possível cenário para o pós-Covid

Mesmo para os próximos anos, a tendência de compras por meio de canais digitais não tende a se perder. Muito pelo contrário, as apostas são que os consumidores consumirão e pesquisarão cada vez mais por produtos nos diversos canais online disponibilizados pelas empresas.

Pesquisas realizadas apontam um crescimento significativo nas compras online, decorrente da atual situação e das soluções apresentadas por meio do comércio digital, onde o cliente pode pesquisar, experimentar e testar o produto, além de recebê-lo em casa com todo o conforto e comodidade necessários.

Realizar uma análise de mercado para o e-commerce é fundamental para compreender a importância dessa potente ferramenta de vendas. Com os consumidores interessados em realizar compras online, devido às facilidades apresentadas, é preciso conhecer as tendências para o setor. As tecnologias estão cada vez mais auxiliando as empresas e ajudando a entender as necessidades e a suprir os desejos dos clientes.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e faça com que ele alcance outras pessoas!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário