Americanas Marketplace: o que é, vantagens e como vender nesse canal!

A Americanas Marketplace é uma plataforma de vendas popular no Brasil. Para começar a vender nela, é preciso fazer seu cadastro, configurar a loja, registrar a conta bancária e definir a política de frete.

A Americanas Marketplace é uma plataforma de marketplace que conta com milhões de acessos mensais e gera uma visibilidade muito grande para os empreendedores online.

Não à toa, existem muitos varejistas online presentes nesse espaço.

Isso porque esse marketplace oferece muitas vantagens para os vendedores, fazendo com que as empresas parceiras tenham um faturamento muito satisfatório.

Justamente por esses motivos, a concorrência nesse espaço tende a ser bastante acirrada, já que todos querem tirar proveito da grande visibilidade, da facilidade para se cadastrar e da oportunidade para melhorar as conversões de vendas do negócio.

Por esse motivo, é preciso saber quais são as melhores maneiras de otimizar os resultados e se destacar da concorrência. Existem técnicas e boas práticas que podem impulsionar os seus resultados.

Quer saber tudo sobre a Americanas Marketplace, como ela funciona, como aproveitar as vantagens e se destacar da concorrência? Se sim, este artigo é para você. Não deixe de conferir as próximas linhas!

O que é Americanas Marketplace

A Americanas Marketplace é uma plataforma de vendas já muito utilizada no Brasil, que conta com três sites principais, que são: a Americanas, o Submarino e o Shoptime.

Logo, quem começar a divulgar e vender produtos terá uma exposição garantida nesses três grandes sites.

Assim como os demais marketplaces, o Americanas Marketplace funciona como um espaço online onde empresas diversas estão reunidas para vender seus produtos.

Assim, os consumidores podem acessar o site para encontrar uma diversidade de soluções, com preços, vantagens e pagamentos diferenciados.

Empreendimentos de diferentes segmentos podem cadastrar-se na Americanas Marketplace, que pertence ao grupo B2W Marketplace, para serem encontrados por milhares de usuários e potenciais compradores todos os dias.

Esse é um marketplace muito popular porque apresenta resultados muito satisfatórios para os varejistas online, para os fabricantes e para quem mais estiver bem-posicionado nesse canal.

A rede que compõe a Americanas Marketplace divulgou dados em 2021, que mostram que a plataforma recebe mais de 3,5 bilhões de visitas online todos os anos.

Já são mais de 127 milhões de itens com anúncios sendo veiculados e mais de 49 milhões de clientes.

Para quem deseja contar com uma boa estrutura, uma rede ampla de potenciais clientes e bastante credibilidade para assegurar as transações, é muito importante contar com a Americanas Marketplace para potencializar as vendas e o faturamento do e-commerce.

Quais os diferenciais da Americanas em relação a outros marketplaces

Esse canal de vendas também costuma chamar bastante atenção dos empreendedores, porque oferece algumas vantagens competitivas que beneficiam os lojistas e fazem com que ela se destaque dos demais sites de vendas e de outros marketplaces.

Confira alguns dos diferenciais da Americanas Marketplace!

Maior abrangência

Contar com uma boa capilaridade de produtos é fator determinante para boas vendas online.

Como existem muitas empresas online e muitos varejistas presentes nos principais marketplaces do mercado, é preciso contar também com um número grande de potenciais clientes.

Portanto, quem está presente na Americanas Marketplace consegue uma exposição muito grande, o que aumenta muito a abrangência que as marcas têm, independentemente de sua área de atuação.

Além de poder contar com um canal adicional de vendas, para quem já tem um e-commerce ou uma loja virtual, o empreendedor terá um site que recebe um tráfego mensal e anual muito grande.

Como mostramos anteriormente, a Americanas Marketplace recebe um número de visitantes muito grande e é referência quando falamos em marketplace.

Dessa forma, muitos usuários recorram a essa plataforma quando precisam encontrar o produto ideal para as suas necessidades.

Feedback dos clientes

Os fabricantes que vendem na Americanas Marketplace, por exemplo, podem receber feedbacks do consumidor-final.

Que trarão muitas informações valiosas sobre a satisfação do cliente e sobre como está a percepção de marca perante o mercado consumidor.

Esses insights, gerados pelos próprios clientes, ajudam a melhorar toda a estratégia do negócio em todos os aspectos.

Assim, com dados reais e atualizados, fica muito mais fácil otimizar a experiência de compras dos clientes, que é um fator determinante para o sucesso nas vendas online.

Com essas informações e uma boa análise de dados gerados, é possível entender o que está ou não funcionando, para direcionar os esforços em ações que geram resultados e evitar desperdiçar recursos com aquelas que não são positivas.

Como exemplo, um fabricante pode identificar que existe um padrão de pedidos do mesmo produto para uma região.

Com essa informação, ele pode investir mais ali e oferecer mais vantagens de vendas, centros de distribuição mais otimizados, entre outras importantes ações.

Auxílio logístico

Para os fabricantes, a Americanas oferece uma solução completa para que a logística de entrega seja muito mais facilitada.

Para essa categoria de vendedores, o site disponibiliza o Fulfillment, por meio do qual o parceiro pode armazenar o estoque em um dos diversos centros de distribuição da empresa, para contar com a expertise de um dos maiores e-commerces da América.

Com esses serviços, a gestão de pedidos torna-se muito mais completa, acontecendo do momento em que o pedido é aprovado até a entrega ao consumidor final.

Além disso, existe uma equipe de suporte com uma equipe de atendimento voltada para a experiência do cliente.

Já os empreendedores que preferem manter a logística de entrega dentro de casa, ou do estabelecimento físico, são contemplados pela Americanas Entregas.

Essa é uma plataforma de entregas exclusiva da Americanas que cuida de toda a gestão de fretes, sem a necessidade de investimentos adicionais dos empreendedores online.

Quando o varejista decide por aderir a esse serviço, ele receberá em casa as etiquetas de postagens de transportadoras parceiras, Correios e Directlog.

Para que sejam adicionadas aos pacotes dos produtos e encaminhadas para um dos pontos de coleta de produtos.

De acordo com a política do site, o custo com as entregas nesse modelo fica sob responsabilidade dos consumidores-finais, no momento em que eles finalizam a compra.

Disponibilidade contínua

A disponibilidade contínua também é uma das principais vantagens desse marketplace, já que, mesmo que os produtos se esgotem nos próprios varejistas, será possível deixá-los disponíveis na Americanas Marketplace.

Assim, quando o volume de pedidos for superior ao esperado, o empreendedor não deixa de realizar vendas, garantindo o faturamento planejado para o período.

Dessa maneira, é possível garantir que as necessidades dos clientes sejam supridas e ainda confere um tempo para que os fabricantes providenciem mais quantidade dos produtos que acabaram.

Aproveitamento do estoque

Como é possível garantir a comercialização de todos os produtos, mesmo aqueles fora de linha e que estão parados no estoque do varejista, o aproveitamento de estoque é uma boa forma de fazer os produtos de baixo giro circularem e evitar prejuízos.

Isso se deve ao fato de que a gestão de preço dentro da Americanas é de responsabilidade dos empreendedores, o que faz com que seja possível ganhar competitividade e otimizar o aproveitamento de estoque.

O que é preciso para se cadastrar na Americanas Marketplace

A Americanas permite que varejistas e lojistas online de todos os segmentos e tamanhos possam utilizar seus recursos e vender nesse grande marketplace.

Contudo, para garantir que a credibilidade da marca seja mantida, ela exige alguns pré-requisitos para quem quer se cadastrar. São eles:

  • varejistas com um CNPJ, MEI, ME ou alguma categoria acima;
  • indústria ou distribuidor com CNAE com permissão para vender no varejo.

Além disso, a empresa preza por outros requisitos que tendem a oferecer uma experiência de compras mais otimizada para os clientes e mais facilidades para os lojistas. Confira esses quesitos a seguir!

CNPJ sem restrições e ativo

Não é necessário ter uma loja, seja ela física ou online. Contudo, o empreendedor precisa ter um CNPJ que esteja ativo e livre de restrições.

NFSE

A empresa exige a emissão de NFSE (Nota Fiscal de Serviço Eletrônico) sempre que uma venda for realizada, para que seja enviada para o comprador.

CNAE

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é outro requisito, porque atua como um padrão nacional que identifica atividade econômica da qual a empresa faz parte.

Limite mínimo de capital social

Esse limite de capital social deve ser superior a R$1 mil, visto que é a quantia que o empreendedor investe para apoiar as operações do negócio no momento em que ocorreu a abertura dessa empresa.

Inscrição Sintega

Esse é outro documento cobrado, que pode ser retirado na Secretaria da Fazenda, para que a emissão de nota fiscal aconteça corretamente.

Conta corrente vinculada ao CNPJ

É nessa conta corrente, que precisa estar vinculada ao CNPJ da empresa, que a Americanas fará os pagamentos das vendas do lojista.

Como vender no Americanas Marketplace

Agora, é preciso entender qual é o passo a passo para se cadastrar e começar a comercializar produtos na Americanas Marketplace. Não deixe de conferir!

1º Passo: fazer o cadastro

O primeiro passo para poder vender nesse marketplace é fazer o cadastro.

Basta acessar o site: americanasmarketplace.com.br e clicar no botão superior direito ” Quero vender”.

Site Americanas Marketplace

Após isso, responda o questionário. As perguntas iniciais são básicas precisando apenas do CNPJ da loja (obrigatório) Email (obrigatório) e Código de cadastro? (opcional).

Cadastro Americanas Marketplace

Quando os dados estiverem devidamente informados, a empresa os avalia e averigua se eles cumprem os requisitos apresentados no tópico anterior.

Caso estejam de acordo com suas políticas, será possível continuar o passo a passo para vender na Americanas. Com isso, deve-se aceitar os termos e condições da Americanas Marketplace.

2º Passo: configurar a loja

Com a aprovação do cadastro, basta começar a completar as informações que dizem respeito ao modelo e aos dados da sua empresa. É o momento de dar atenção às informações essenciais do negócio, como o logotipo, a descrição completa do negócio, a política de devolução e tudo mais que for necessário.

3º Passo: registrar a conta bancária

Como é preciso que exista uma conta bancária vinculada ao CNPJ, esse é o momento de informar essa conta para a plataforma, para que os pagamentos sejam realizados. Uma vez mais, caso a conta seja um CPF, a aprovação será comprometida.

4º Passo: definir a política de frete

O quarto passo do cadastro é informar como será a política de frete para as entregas dos produtos vendidos.

É possível contar com uma tabela de frete própria ou optar por um dos modelos que a própria Americanas Marketplace oferece.

Como vimos, o modelo ofertado pela Americanas é uma excelente forma de otimizar a logística de entrega.

No entanto, se as dimensões dos produtos não forem condizentes com o modelo do marketplace, será preciso contratar uma empresa de entrega terceirizada e fazer o cadastro da tabela de entrega nesse marketplace.

Política de troca e devolução: Como funciona e como criar a sua de maneira eficiente?

5º Passo: integrar o negócio

Outra vantagem desse marketplace é a possibilidade de integração com outros canais de vendas já utilizados, como o e-commerce do negócio.

Assim, se esse for o caso, basta optar pela integração para que o estoque e as informações dos produtos comercializados sejam gerenciados em apenas um lugar, otimizando os resultados e evitando perda de vendas.

6º Passo: inscrever os produtos

Nesta etapa, a loja já está completamente configurada e apta para as vendas. Contudo, é o momento de otimizar os resultados com o cadastro correto dos produtos.

É preciso ter dedicação e atenção, porque a forma como os produtos são cadastrados influencia na experiência de compras dos clientes e nas conversões de vendas.

Quais são as taxas do marketplace Americanas

Ao contrário do que muitos pensam, o cadastro da loja na Americanas Marketplace não demanda nenhum custo. Tanto o cadastro quanto as vendas são gratuitos.

Os gastos do empreendedor só ocorrem quando uma venda é realizada, por meio de comissão. Ela é calculada de acordo com o departamento dos produtos e pode variar entre 12 e 19%.

Alguns dados ofertados pelo próprio marketplace mostram algumas categorias e a comissão cobrada por cada uma delas. Veja alguns exemplos:

  • Pet Shop, Mercado, Bebidas e Alimentos: taxa de 12%;
  • Telefonia, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Informática; Games, entre outras: taxa de 16%;
  • Utilidades domésticas, Papelaria, Móveis, Brinquedos, Bebês, Arte e Artesanato, Artigos de Festa, entre outros: taxa de 16,5%;
  • Saúde e bem estar, Suplementos, Livros, Esporte & Lazer, Construção, Agro, Beleza, Cosméticos, entre outros: taxa de 17%;
  • Relógios, Moda, Esporte & Lazer, Malas, Mochilas e Acessórios: taxa de 19%.

Como se destacar da concorrência e vender mais na Americanas

Por maior que seja a exposição de trabalhar com a Americanas Marketplace, existe muita concorrência.

Muitos empreendedores online já perceberam as vantagens de investir em uma boa presença nesse marketplace, fazendo com que seja necessário investir em ações que destacam a marca das empresas concorrentes.

Veja algumas dessas ações, a seguir!

Investir nas imagens

Como, no universo das vendas online, as imagens são fundamentais para influenciar na decisão de compras dos consumidores, é preciso dedicar tempo e atenção nessa etapa.

Diferentemente das lojas físicas, nas quais é possível tocar e experimentar um produto, as vendas no marketplace restringem-se às imagens e descrições.

Para investir em boas imagens, não é preciso contratar equipes especializadas, mas, sim, investir no processo de criação das imagens.

Para tanto, procure um local bem iluminado, conte com uma câmera de boa qualidade e seja bastante criativo.

Crie descrições objetivas

Com as imagens de qualidade, a descrição de produtos também influencia muito na decisão de compra dos consumidores.

Como eles estão cada vez mais exigentes quanto ao que comprar e demandam cada vez mais por serviços completos, é fundamental que a descrição do produto esteja completa e objetiva.

Logo, ela não deve ser uma ação secundária, mas, sim, uma descrição que mostre e valorize o produto, além de descrever todos os aspectos necessários para que o consumidor não tenha dúvida e se sinta seguro para fazer a compra.

A ideia é evitar informações desnecessárias e focar em uma mensagem concisa e objetiva.

Trabalhe com um frete atrativo

Como o alcance do marketplace pode abranger diversas regiões, é muito provável que consumidores do Brasil todo tenham acesso aos seus anúncios.

Consequentemente, o frete se tornará um fator decisivo para escolha de uma marca.

Criar um diferencial competitivo para o frete é uma das melhores maneiras de se destacar da concorrência.

Nos anúncios, deve conter uma tabela com os preços e os prazos de entrega, para que o potencial cliente compare esses fatores e tomar uma decisão mais agilizada.

O valor do frete deve ser decidido com base na concorrência e no quanto os clientes estão dispostos a pagar por um produto.

Além disso, os prazos precisam ser respeitados para que não haja reclamações e devoluções.

Saiba precificar os produtos

O preço também é fator determinante para a escolha de um e-commerce, ainda mais nos marketplaces, nos quais os consumidores estão expostos a uma grande quantidade de marcas concorrentes.

Por mais que existam diversos fatores para que um consumidor escolha determinada empresa, o preço ainda é muito considerado por eles.

Entenda o preço praticado pela concorrência, saiba como otimizar a sua cadeia de produção e busque por fornecedores que podem ser mais competitivos.

Mostre as avaliações

A prova social é um fator considerável para ter sucesso com marketplace.

Como as avaliações são realizadas por pessoas sem vínculo com a marca, o consumidor tende a ver isso como um importante selo de qualidade que impactará na decisão de compra.

Bons comentários e avaliações dão credibilidade ao negócio e passam confiança aos consumidores. Em vista disso, crie estratégias que incentivem os clientes a fazerem avaliações dos produtos e da experiência de compras que tiveram com o seu e-commerce.

Quais são as dicas para ter sucesso nos sites da Americanas

Além das otimizações que apresentamos anteriormente, ainda existem outras práticas mais avançadas que podem fazer com que o e-commerce tenha ainda mais sucesso ao trabalhar com a Americanas Marketplace.

Não deixe de conferir para melhorar ainda mais o desempenho do seu negócio!

Invista em produtos e nichos de alto potencial

São muitas as possibilidades de vendas que um marketplace como a Americanas pode oferecer.

Principalmente para quem está começando, investir em nichos de produtos com alto potencial de vendas pode ser um passo inicial.

Contudo, os nichos com maior índice de vendas costumam contar com muita concorrência, já que muitas marcas querem aproveitar o alto volume de saída desses produtos.

Diante disso, busque por bons fornecedores, invista em formas diversificadas de pagamento e tenha boas condições de frete.

Capriche nos anúncios da loja

Com uma loja online bem-estruturada, é o momento de investir na divulgação dos produtos.

Essa divulgação pode acontecer por meio de anúncios pagos e publicidade orgânica. Por mais que o tráfego orgânico seja muito importante, os anúncios são fundamentais para se destacar da concorrência.

Isto posto, entenda como funciona a ferramenta de anúncios do marketplace, faça uma boa segmentação dos consumidores ideias da sua empresa e realize uma análise constante dos resultados obtidos.

Mantenha uma operação impecável

Por meio de processos internos e externos bem-estruturados, toda a operação do negócio torna-se completa e atrativa para os consumidores.

Para tanto, garanta boa comunicação e bom atendimento, tenha fornecedores e terceirizados comprometidos, ofereça formas eficientes de pagamento e contrate um frete comprometido com os prazos de entrega.

Tenha um atendimento ágil

O atendimento ao cliente também é imperativo para que os consumidores se sintam mais seguros para comprar.

Quando um cliente tem alguma dúvida, ele espera que ela seja sanada com agilidade e eficiência. Do contrário, ele procura pela concorrência.

Contar com as soluções tecnológicas é uma necessidade para criar um atendimento personalizado e otimizado. Com chatbots, redes sociais e canais de atendimento eficientes, as vendas tendem a aumentar.

A Americanas Marketplace é um canal de vendas em que todos os empreendedores online deveriam marcar presença.

Como esse marketplace conta com milhões de usuários, as chances de fazer negócios são muito grandes.

Além de ser descomplicado fazer um cadastro na plataforma, bastando que alguns requisitos sejam cumpridos, o empreendedor contará com inúmeras vantagens.

Trata-se de um espaço para empresas de todos os tamanhos e nichos de mercado.

As taxas são favoráveis para os varejistas, as opções de frete, diversificadas, e o retorno financeiro pode ser bastante vantajoso.

Como existem muitas marcas presentes nesse espaço, é preciso saber como se destacar com as boas práticas no marketplace.

Gostou do nosso artigo? Esperamos que sim! Continue sua jornada de aprendizagem através do nosso blog, confira agora:

Quais são os melhores marketplaces para vender? Confira tudo para iniciar essa estratégia lucrativa!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário