Americanas buy box: como conquistar para aumentar as vendas?

Você já conquistou um Americanas buy box? Afinal, fazer parte do marketplace das Americanas é extremamente vantajoso. Segundo a Deloitte, a marca […]

Você já conquistou um Americanas buy box? Afinal, fazer parte do marketplace das Americanas é extremamente vantajoso. Segundo a Deloitte, a marca aparece entre as 250 maiores do varejo, sendo a segunda empresa brasileira mais bem posicionada. Para tornar o processo ainda melhor, conquistar o buy box pode ajudar a aumentar suas vendas.

O marketplace das Americanas funciona como qualquer outro, sendo um canal de vendas para os comerciantes aumentarem seu alcance e encontrarem mais clientes. Então, se você é iniciante no e-commerce, quer aumentar as vendas e otimizar sua presença nos marketplaces, continue lendo este post. Mostraremos a importância do Americanas buy box e como conquistá-lo!

O que é Americanas buy box e o que você ganha ao conquistá-lo?

Como você bem sabe, no marketplace, os produtos são vendidos por diversas lojas diferentes. Então, o buy box é uma caixinha destacando alguns vendedores que estão oferecendo determinado produto. Conquistar a buy box é essencial para quem quer vender mais, por um motivo bem simples: mais visibilidade. A B2W, dona da Americanas, é uma das líderes do varejo online brasileiro. Portanto, participar dos marketplaces já é vantajoso pelo volume de tráfego, e o buy box torna o alcance ainda maior.

Ao alcançá-lo, sua oferta fica mais visível para o usuário, o que significa que o fluxo de vendas é maior. A partir das informações da buy box, o usuário é mais incentivado a comparar as ofertas destacadas, de modo que os participantes têm mais sucesso em atrair clientes. Na prática, dificilmente o usuário se importará com quem é o vendedor, portanto, seu maior foco precisa ser na oferta em si.

Quatro dicas de como conquistar o Americanas buy box

Seguindo nossa linha de colocar o e-commerce na prática, apresentaremos 4 dicas para você conseguir conquistar o Americanas buy box, trazer mais tráfego para seus produtos e gerar mais vendas. Confira!

1. Foque no preço

A oferta é um dos principais fatores para conquistar o Americanas buy box, logo, você precisa ter um bom preço. Afinal, esse é um dos principais motivadores para a decisão de compra, o que significa que é um dos principais pontos que precisa trabalhar. O primeiro cuidado é conhecer muito bem suas margens, para saber o quanto você pode baixar um produto sem prejudicar o negócio.

Outra dica é observar a concorrência, os produtos e as categorias da buy box pelos quais você tem interesse. Faça análises dos preços praticados pelos concorrentes para saber os valores das ofertas. Avalie quais produtos seus estão dentro e fora do buy box, para saber em que você mais precisa investir esforço. O portal do parceiro da B2W tem essas informações.

2. Considere o frete e o prazo de entrega

Também fazendo parte do custo existe o frete. O valor da entrega também é um fator de decisão bem grande, possivelmente inviabilizando uma compra. Você pode usar o B2W Entrega, optar por um sistema de logística da própria B2W ou trabalhar outras formas de reduzir o custo do frete. O importante é trazer um preço que seja competitivo, especialmente se o item for relativamente barato.

Complementando o frete, o prazo de entrega também é importante. Dependendo do produto e da situação, o cliente pode ter muita pressa em recebê-lo. Mesmo assim, em geral, quanto mais cedo o produto chegar, melhor. Logo, um prazo curto chama muito a atenção, sendo um grande fator para a decisão. Se você conseguir equilibrar um prazo rápido com um frete barato, melhor ainda.

3. Invista em boas condições de pagamento e descrição de produtos

As condições de pagamento também fazem parte da oferta. Por exemplo, se o valor do produto for muito alto, você pode oferecer um parcelamento mais razoável, de modo a facilitar a compra. É uma medida que também tem uma vantagem estratégica interessante, pois naturalmente atrai mais clientes e fecha mais vendas.

Também vale a pena ter um cadastro de produtos muito bem feito. É mais uma ferramenta que ajuda a Americanas e os usuários, pois ambos têm todas as informações sobre o que você está vendendo. Assim, não somente você aumenta suas chances de aparecer para os usuários, mas também de converter. Traga todas as informações relevantes ao produto e, se tiver dúvida, observe o que faz quem já está na buy box.

4. Melhore a reputação da sua loja e garanta o estoque

O foco do cliente é na oferta, mas ele não compra de qualquer um. Sua reputação é um fator de peso tanto para as Americanas quanto para o público. Afinal, os consumidores consultam sua reputação antes de fazer a compra para aumentar as chances de fazer um bom negócio. Por conta disso, os marketplaces, em geral, priorizam lojas que têm uma reputação positiva.

Outro ponto importante é o estoque. Normalmente, quem está procurando por comprar um produto o quer o mais cedo possível. Por isso, se fizer um controle de estoque bem feito e garantir a entrega imediata, você ganha muitos pontos no buy box e no momento de decisão do usuário. É importante adequar o volume de estoque à demanda de um produto. Então, se você tem poucas unidades de um produto muito procurado, pode não ficar no buy box.

O que acontece se você não conquistar o buy box?

Mesmo fazendo todos esses ajustes, pode ser que você ainda não consiga conquistar o buy box. Afinal, a competição é muito grande e, dependendo do tipo de produto, você pode estar brigando com grandes lojas. Porém, seguir as dicas acima ainda vale muito a pena mesmo se você não consiga o buy box, pois os clientes sempre podem procurar mais a fundo pelas melhores ofertas.

Uma alternativa que você tem é usar o B2WAds para impulsionar suas ofertas. Ao comparar com as ofertas do buy box, você pode perceber que o seu modelo é mais vantajoso. Nesse caso, pode valer a pena impulsionar sua oferta nos Ads, pois os clientes quase certamente se interessarão por ela. Esse é um sistema de anúncios pagos, portanto é interessante estudar bem antes de investir.

Conquistar o Americanas buy box é interessante, pois é uma forma de alcançar mais público e aumentar o volume de vendas. Porém, como você viu, é um processo que visa otimizar sua oferta, o que significa que mesmo que não consiga, você pode vender mais na plataforma. Aplicando as dicas acima, você consegue aproveitar ainda melhor o potencial de um dos maiores varejos online do país.

Gostou do post? Se seu objetivo é vender cada vez mais, você também vai adorar este post sobre como começar a vender nas Americanas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário