Buy box da Cissa Magazine: saiba o que é e como se destacar!
Veja como importar da China e vender os produtos online!

Algoritmo do Instagram: você sabe como funciona?

Publicado em: • Última Atualização:

Como o algoritmo do Instagram realmente funciona? Essa é uma pergunta que causa muita confusão e frustração para os perfis comerciais. Sabemos que muitas marcas foram abaladas pela atualização nas regras do Facebook (dono do Instagram) em 2018, o que resultou em uma queda no alcance orgânico.

Por isso, você deve ter notado que seu conteúdo não obteve o mesmo engajamento que no passado. Mas não há motivos para pânico: a plataforma sofreu mudanças comuns em qualquer rede social em crescimento. Veja a seguir como dominar esse algoritmo e recuperar seus resultados!

Qual a importância do Instagram para sua empresa?

O Instagram é uma das melhores plataformas de mídia social para se conectar com o público-alvo. Com apenas um celular com internet, você pode:

  • produzir conteúdos;
  • fazer pesquisas;
  • validar produtos;
  • criar ofertas e anúncios;
  • analisar métricas da audiência;
  • atender a seus clientes e muito mais.

Imagine o custo para realizar todos esses serviços no passado. Agora, uma pequena empresa ou uma pessoa comum tem acesso às mesmas ferramentas que grandes corporações. Não existem barreiras de crescimento.

Um dos principais benefícios é o engajamento, sendo 15 vezes maior que em outras redes sociais. Podemos atribuir esse sucesso ao Marketing de Conteúdo, pelo qual empresas e influencers divulgam produtos/serviços de forma mais natural e autêntica.

Com campanhas bem segmentadas, é possível cultivar legiões de seguidores que irão interagir, proteger e divulgar sua marca. Uma pesquisa recente destacou que 83% dos usuários no Instagram seguem perfis comerciais, e 48% dizem já ter comprado ou contratado algo pela rede social.

No mundo todo, a plataforma atrai mais de 1 bilhão de pessoas mensalmente, são mais de 500 milhões de Stories criados por dia! Portanto, se você não está usando o Instagram para negócios, significa que está perdendo clientes em potencial.

Como o algoritmo do Instagram funciona?

As postagens não são exibidas em ordem cronológica: o algoritmo “aprende” com suas interações (visualizações, curtidas, comentários etc.) em um post e seleciona os principais para exibir primeiro. A rede social afirma que nenhum post é omitido dos seguidores, porém, publicações com pouca relevância são jogadas para baixo do feed. Considerando que um usuário comum segue centenas ou milhares de perfis, a visualização desse post “irrelevante” é praticamente impossível.

A lógica é bem simples: o Instagram quer oferecer a melhor experiência possível para seus usuários e, ao mesmo tempo, quer proporcionar resultados financeiros para as marcas. Se um post recebe pouca interação, esse é um sinal claro de que o conteúdo precisa de ajustes.

Não existe outra fórmula a não ser estudar a fundo seu público-alvo:

  • Quais perfis ele segue?
  • Qual o formato de conteúdo favorito?
  • Qual o melhor horário para novos posts?
  • Como sua marca pode agregar com entretenimento ou informações úteis?

O principal fator a considerar é: as pessoas não vão ao Instagram para ver propaganda, elas buscam conexões com amigos, distrações ou novos conhecimentos.

Se sua empresa apenas publica anúncios e promoções, infelizmente ela ficará “presa” aos posts pagos. A melhor estratégia, utilizada pelas maiores empresas do mundo, é mesclar conteúdos relevantes com seus produtos e serviços. Veja outras dicas a seguir.

Tenha um cronograma de postagens

O Instagram quer basicamente duas coisas dos perfis comerciais: qualidade e frequência.

A qualidade, você conquista ao oferecer o conteúdo perfeito para sua audiência; a frequência, você define com base na sua capacidade (ou da sua equipe) em manter essa qualidade.

Quando consegue equilibrar esses dois pontos, você não apenas melhora o engajamento e a percepção da sua marca, mas também é recompensado pelo Instagram com um maior alcance, afinal, se algumas pessoas amam seu conteúdo, outras também gostarão de vê-lo.

Não existe uma recomendação oficial para o número de postagens, por isso, faça o máximo possível de posts/Stories mantendo o mesmo padrão de relevância.

Humanize seus conteúdos

Quando falamos de qualidade, muitas pessoas pensam em fotografias profissionais ou vídeos chamativos com várias celebridades, isso nem sempre é verdade ou adequado. Muitas empresas têm milhares ou milhões de seguidores com conteúdos “simples”, mas extremamente relevantes para sua audiência.

A verdade é que as pessoas querem se conectar com outras pessoas e não com uma empresa fria e robótica que apenas quer vender a todo custo. Claro que imagens e vídeos bem feitos são mais atrativos (principalmente para lojas virtuais), porém, somente isso não garante os resultados.

Publique mais conteúdos em vídeo

O Instagram não diz claramente que os vídeos têm prioridade sobre as fotos, mas considerando que o feed é um campo de batalha pela atenção do usuário, os vídeos oferecem uma vantagem clara, pois são reproduzidos automaticamente. Som e movimento são mais chamativos do que uma imagem estática.

O desejo de toda rede social é prender ao máximo a atenção do usuário. Se você consegue fazer isso com um vídeo por 5 ou 10 minutos, o prêmio será seu. Outra prova dessa “preferência” são os novos recursos do IGTV e as transmissões ao vivo.

Como observação, o conteúdo do seu vídeo não precisa ser uma produção completa. Vídeos curtos (como Boomerang) são suficientes para atrair espectadores às marcas grandes e pequenas. O que importa é produzir algum tipo de vídeo.

Crie legendas mais atraentes

O algoritmo do Instagram prioriza o envolvimento. Isso significa que curtidas e ações são uma moeda valiosa. Talvez você tenha ouvido que essas são “métricas da vaidade” e que devemos avaliar outros dados, mas incentivar interações é um jogo totalmente justo no Instagram e pode sim ajudar.

Por exemplo, você pode pedir aos seguidores para deixar um comentário, marcar um amigo, salvar o post ou fazer perguntas. Todas essas interações aumentam a relevância da publicação, e a chance de esse usuário ver outra postagem sua é muito maior.

Aproveite também para inserir hashtags nas legendas, isso garante que suas postagens sejam “pesquisáveis”. Uma combinação de hashtags da marca, produto e comunidade representa a condição perfeita para incentivar o engajamento.

Como podemos ver, o algoritmo do Instagram não é algo misterioso e complexo. Ele existe simplesmente para conectar produtores de conteúdo com a melhor audiência possível. E isso é benéfico para ambas as partes: os usuários recebem um feed personalizado e as marcas podem cultivar uma audiência engajada de possíveis compradores.

Ninguém quer uma rede social com posts irrelevantes. A tendência é que o algoritmo se torne ainda mais inteligente para selecionar os melhores conteúdos. Atender a essa demanda não é fácil e exige muito trabalho, mas com certeza os resultados a médio e longo prazo serão inestimáveis para sua empresa.

Mesmo com um bom alcance orgânico, os anúncios ainda são necessários em qualquer estratégia de marketing. Portanto, descubra agora como criar públicos personalizados com o pixel de conversão do Facebook!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Algoritmo do Instagram: você sabe como funciona?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *