Pós Black Friday: Por que muitas lojas quebram?
6 dicas práticas para fazer seu e-commerce vender mais no Natal

Lucrar mais vendendo menos é possível? Para o Alex Moro, sim

Publicado em: • Última Atualização:

Relatos pessoais, frases de impacto, estratégias de mercado e muito feeling para vendas online. É deste turbilhão de experiências que nasce a palestra de Alex Moro, uma das figuras mais influentes do e-commerce brasileiro, no evento Tray E-commerce Conf. 

A trajetória de Alex Moro

Construir um negócio e vê-lo falir é traumático para qualquer empreendedor. Quando isso acontece muitos nem tentam pela segunda vez. Os que o fazem dão o sangue para que o fracasso anterior não se repita, e se acontecer novamente desistir parece ser a única opção. 

Mas não foi isso que Alex Moro fez. 

Ele não esconde de ninguém e conta com orgulho sobre as duas vezes que quebrou, afinal, nas palavras dele, foi necessário para que aprendesse como ser o dono do seu próprio negócio. 

E como a maioria dos empreendedores que quebram, o problema que Moro enfrentou estava na má gestão dos recursos que entravam e saiam da empresa. Faturar R$ 2 milhões ao mês gastando mais do que isso em custos fixos inviabiliza o sucesso do seu negócio. 

E é a partir desse ponto da sua vida que Alex Moro compartilha as estratégias que utilizou para dar a volta por cima, vendendo menos e lucrando mais. 

Marketplaces – O jogo por trás do jogo 

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae e divulgada em abril deste ano apontou que 52% das vendas online realizadas no Brasil acontecem nos marketplaces. A visibilidade que esses canais trazem para os lojistas é seu principal atrativo, o que leva à um alto volume de anúncios publicados diariamente. 

Destacar-se nessas vitrines virtuais tem sido cada vez mais difícil e para sair na frente muitos lojistas entram na popular guerra de preço. Por não enxergarem outras formas de fecharem vendas frente à concorrência, acabam baixando sua margem de lucros na esperança de conquistarem o cliente, mas “quem por preço vem, por preço vai” nas palavras do próprio Alex Moro. 

Isso por que ao vender muito barato você atrai os piores clientes, aqueles que não enxergam real valor no seu produto, e deixarão de comprar de você assim que encontrarem o mesmo item pela metade do seu preço

Para fugir dessa armadilha dentro dos marketplaces, segundo Alex Moro, você precisa avançar em dois estágios do jogo: se tornar um vendedor Faixa Preta e alcançar o Padrão Fifa

Como ser um Faixa Preta nos marketplaces

Para conquistar a Faixa Preta das vendas, você precisa construir 6 pilares no seu negócio. São eles:

  1. Presença nos Marketplaces: pulverize seus anúncios no máximo de canais possíveis, nos grandes e nos pequenos. O máximo que vai acontecer é você vender.
  2. Tenha sua Loja Virtual: ela é fundamental para continuar a estratégia de venda iniciada nos marketplaces. É lá que você vai ganhar dinheiro de verdade
  3. Invista numa equipe: conforme os pedidos nos marketplaces forem aumentando, você vai precisar de um time para auxiliá-lo na rotina. Não deixe de investir em capital humano para o seu negócio. 
  4. Melhore seus processos: a pessoa que embala os pedidos que chegam do marketplace faz tudo manualmente? Procure descobrir soluções que otimizem o processo e tragam agilidade à rotina. 
  5. Invista em softwares: sistemas auxiliarão na gestão das suas vendas e minimizarão erros – e problemas com os clientes. 
  6. Desenvolva a mentalidade positiva: talvez seja o pilar mais difícil de se construir, porém é o mais necessário. Sem uma mentalidade positiva sobre os desafios do caminho, não há como crescer.

Etapa Faixa Preta concluída? Agora é a hora de atingir o Padrão Fifa dos anúncios em marketplaces.

Como fazer anúncios Padrão Fifa nos marketplaces

Casa arrumada, chegou a hora de criar anúncios que atraem os clientes certos e trazem lucros. Para Alex Moro, um anúncio Padrão Fifa possui as seguintes características: foto, descrição, características e título. 

Foto

Para construir um anúncio incrível nos marketplaces, invista em fotos de qualidade e com alta resolução. 1200 x 900 pixels é o tamanho indicado para esse tipo de arquivo. Além das imagens, insira na galeria um vídeo sobre a sua empresa ou produto. Moro chama esse material de “vídeo coringa” e garante que ele faz toda a diferença para o algoritmo de posicionamento dos marketplaces. 

Descrição

Aqui, Moro é criterioso em relação às informações que devem compor a descrição do seu anúncio. Para ele, a descrição ao estilo “Vinícius de Moraes”, detalhada e que insere o produto no contexto daquela cliente é o que fará ele comprar de você. 

Características

A inserção das características do produto é regra nos marketplaces, contudo você pode incluir informações sobre a sua empresa, código de barras e demais dados que julgue necessários para o conhecimento do seu cliente. Quanto mais informações disponibilizadas aqui, mais o algoritmo dará relevância ao seu anúncio. 

Título

Nesse tópico, Alex passa rapidamente e dá algumas dicas sobre as palavras-chaves que o título deve conter. Para saber mais sobre como estruturar o título do seu anúncios nos marketplaces, confira o material completo da Escola de E-commerce sobre performance em marketplaces. 

Venda feita, e agora? 

Você cumpriu todos os passos tanto para se tornar um Faixa Preta, quanto para ter um anúncio Padrão Fifa nos marketplaces. Deu tudo certo, você vendeu. E agora, como manter um relacionamento com esse cliente e garantir novas receitas? 

Em sua palestra, Alex Moro lembra que o cliente comprou em determinado marketplace por confiar naquela marca, e agora é preciso construir esse laço de confiança entre vocês. 

Para isso, ele indica o uso de ferramentas mensageiras como o WhatsApp, para estreitar a comunicação e mostrar “a cara por trás da venda”. 

Use o espaço para questionar sobre a experiência de compra no marketplace, acompanhe o rastreio de entrega, pergunte sobre a percepção do produto e busque interação por meio das redes sociais. 

Quando sentir que o cliente engajou com a sua marca, ofereça produtos relacionados e traga ele para o hall de consumidores satisfeitos da sua loja virtual. 

Assim você ganha o jogo (no marketplace) e o jogo por trás do jogo (fidelizar o cliente). 

O Tray E-commerce Conf 

O evento de e-commerce Tray E-commerce Conf passou por seis cidades, em três estados do país. A última edição de 2019 será em São Paulo, dia 29/10, no Shopping Frei Caneca. Junto com Alex Moro estarão o jornalista e apresentador Marcelo Tas, o cofundador do meuSucesso.com e autor de best sellers Sandro Magaldi, Alexandre Nogueira, Gilmar Theobald, representantes dos marketplaces Amazon e B2W, entre outros especialistas. 

Você pode garantir seu ingresso com 50% de desconto clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Lucrar mais vendendo menos é possível? Para o Alex Moro, sim
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *