Planejamento empresarial: saiba como fazer para um negócio online
Aprenda a escolher a melhor plataforma para loja virtual

Afinal, o que é empreendedorismo e como acontece no mundo online?

Publicado em: • Última Atualização:

A ideia de administrar um negócio próprio tem sido cada vez mais difundida, e muitas pessoas têm planos de construir sua empresa — seja como a fonte original de ganhos ou uma maneira de obter renda extra.

Pensando nisso, elaboramos o artigo de hoje para explicar melhor o conceito de empreendedorismo e seu funcionamento no ambiente online. Também vamos abordar alguns pontos importantes para que você se torne um empreendedor digital de sucesso. Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Então continue com a gente!

O que é empreendedorismo?

De forma bem resumida, podemos dizer que empreendedorismo é a ação de criar algo novo, ou seja, quando se sai dos planos para aplicar as ideias na prática. Sendo assim, um empreendedor é aquele que investe na imaginação e na criatividade para desenvolver uma novidade.

Nos dias atuais o conceito se tornou sinônimo de criar uma empresa nova e gerenciar o negócio por conta própria. No entanto, para ser um empreendedor de sucesso algumas características são essenciais, como:

  • resiliência, para superar os desafios sem desistir;
  • coragem, a fim de aceitar os riscos — que são normais em todo negócio;
  • otimismo, para continuar buscando e esperando pelo melhor;
  • autoconfiança, já que é necessário acreditar em si mesmo e nas próprias ideias.

Como funciona o empreendedorismo digital?

Com o avanço do uso de internet e a possibilidade de gerir um negócio online, tornou-se viável empreender mesmo sem contar com uma estrutura física e um quadro de funcionários.

As plataformas voltadas para lojas virtuais, assim como os marketplaces, oferecem recursos para que inúmeras ideias de negócios sejam bem executadas. Sendo assim, independentemente de o e-commerce ser uma extensão da loja física ou de a empresa ter somente presença online, é possível se tornar reconhecido e obter sucesso.

O empreendedorismo digital permite que as pessoas iniciem seu próprio negócio sem que seja necessário investir uma quantia considerável de dinheiro. Ao mesmo tempo, conseguem obter um retorno relativamente rápido, desde que os esforços adequados sejam aplicados.

O que precisa ser feito para se tornar um empreendedor online?

É possível iniciar a carreira de empreendedor digital com planejamento e adoção de estratégias acertadas. A seguir, explicaremos alguns pontos fundamentais que contribuem para o alcance desse objetivo. Confira!

Elabore um plano de negócio

O primeiro passo é traçar um plano de negócio com as diretrizes que vão guiar a sua empresa. É por meio dele que serão definidas as metas, as ações para conquistá-las, como o negócio vai funcionar, quais são os riscos, como os clientes serão alcançados, entre outros pontos fundamentais para o bom funcionamento da sua loja online.

Todos os aspectos do negócio — assim como o sucesso — dependem de uma boa estrutura. Por isso, é importante estudar bastante sobre o que é empreendedorismo e como ele funciona, além de organizar e documentar as ideias. O planejamento é o momento ideal para que isso seja feito.

Dessa forma, você consegue enxergar os pontos fortes e fracos do negócio, alinhar os ajustes necessários e tomar todas as providências para prosseguir com o projeto de maneira efetiva.

Venda seus próprios produtos

Se você mesmo tem a sua produção — como é o caso de quem faz artesanatos e roupas — invista em criar a sua marca e vender os itens na loja online. Essa é uma excelente alternativa para oferecer itens exclusivos e garantir uma clientela específica e fiel.

Trabalhe com produtos importados

Se você não atua com produção própria, vale a pena considerar a aquisição de produtos importados para revenda. Em muitos casos, eles podem ser adquiridos por um preço bem inferior — se comparados a itens nacionais — e com qualidade semelhante. Isso contribui para garantir a satisfação dos clientes e uma margem de lucro razoável.

Faça benchmarking com outras empresas

O benchmarking é a prática de estudar os concorrentes — os diretos e aqueles que são líderes de mercado, por exemplo — e identificar as melhores práticas de negócio que contribuem para o sucesso desses competidores.

Antes de iniciar suas atividades, vale a pena fazer essa análise e listar quais processos e estratégias podem ser adotados no seu empreendimento, aumentando as chances de alcançar resultados satisfatórios. Também é uma boa ideia fazer isso depois que as operações estiverem em andamento.

Vale ressaltar que o benchmarking não se trata de copiar o modelo de negócio dos concorrentes, mas sim de identificar as ações mais acertadas e entender como elas se aplicam à sua empresa, além de definir quais adaptações podem ser feitas para potencializar seu desempenho.

Conheça seu público

Identificar quem serão seus clientes é outro ponto essencial para aumentar as chances de ter um negócio bem-sucedido. Dependendo do ramo de atuação, o público pode ser mais diversificado, fazendo com que seja necessário elaborar perfis de acordo com as características principais.

A partir disso, você pode traçar informações importantes, relacionadas à faixa etária, hábitos de consumo, comportamento, trabalho, renda etc. Esses dados permitem conhecer melhor quem são seus consumidores.

Por meio dessa atividade, você vai conseguir criar estratégias mais definidas, o que ajuda a melhorar o relacionamento. Assim, é possível saber com mais precisão qual é a linguagem adequada, o melhor meio de comunicação, como as campanhas e promoções devem ser direcionadas, entre outros aspectos importantes para manter o contato com os clientes.

Faça parcerias com grandes marketplaces

Os marketplaces funcionam como um shopping virtual, no qual diversas empresas e vendedores expõem seus produtos e podem fazer negociações com os clientes. O melhor exemplo disso é o Mercado Livre. Escolher opções mais conhecidas e com maior relevância é a melhor estratégia para conseguir ser encontrado, se destacar e se tornar autoridade.

Como podemos ver, saber o que é empreendedorismo e as questões que envolvem essa atividade é o primeiro passo para iniciar seu próprio negócio e tomar decisões mais acertadas. Elas vão ajudar a obter bons resultados e promover o sucesso da sua loja online.

Gostou deste artigo? Suas dúvidas sobre o assunto foram esclarecidas? Então aproveite para descobrir como definir um mix de produtos ideal para a sua loja!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Afinal, o que é empreendedorismo e como acontece no mundo online?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.