O que é dropshipping e como ele funciona na prática?
Como comprar roupas importadas para revender?

Afinal, o que é e-commerce e por que esse setor cresce a cada dia?

Publicado em: • Última Atualização:

Se você já fez compras online, certamente tem uma ideia sobre o que é e-commerce. Trata-se de uma modalidade de vendas que só cresce no Brasil. Acredite: são mais de 600 mil lojas virtuais operando no país, um recorde em relação a anos anteriores.

Por aqui, os pequenos sites de e-commerce, com até 10 mil visitas por mês, são maioria. E isso mostra que praticamente qualquer pessoa pode ter seu espaço de vendas na internet, garantindo assim uma boa renda. Conforme o negócio cresce, é possível até gerar empregos! Já imaginou?

Motivado a empreender? Siga conosco por este post e aprenda, de uma vez por todas, o que é e-commerce e por que esse setor cresce a cada dia!

O que é e-commerce?

Trata-se de uma plataforma tecnológica que permite que você venda pela internet. Também chamado de loja virtual, o e-commerce traz diversas facilidades para o vendedor, sendo a maior delas a amplitude de alcance. Afinal, você não fica limitado a uma região geográfica: é possível estar no sul do Brasil e vender para a região norte ou até mesmo para outros países! Isso porque basta ter à internet pode chegar até sua loja e comprar.

Como funciona um e-commerce?

Agora que sabe o que é e-commerce, você pode estar se perguntando como exatamente essa tecnologia funciona. Atualmente, é bastante simples ter uma loja virtual: você pode desenvolver sua própria plataforma de vendas com o auxílio de um desenvolvedor web ou optar por plataformas prontas.

Abrindo seu e-commerce

Começar a vender pela internet tem algumas etapas de planejamento essenciais. Antes de mais nada, você precisa definir em qual nicho de mercado vai atuar, selecionando os produtos que vai vender. Em seguida, vem a estrutura para a loja virtual, composta basicamente pelos seguintes elementos:

Servidor

É o local onde sua loja virtual ficará hospedada. Para conseguir um servidor, você precisa contratar uma empresa de host ou hospedagem na internet.

Endereço

Também é necessário adquirir um endereço para a loja virtual — também chamado de URL ou domínio. Procure definir a URL com palavras curtas e compreensíveis, assim os consumidores lembrarão com mais facilidade.

Plataforma

Como mencionamos, você pode desenvolver a própria plataforma de e-commerce ou optar por uma pronta, customizável. A segunda opção costuma ser mais barata. E o melhor: com uma opção customizável, você não precisa se preocupar com a escolha do servidor ou ter conhecimentos de programação, pois a solução vem completinha!

Fornecedores

Se você for apenas revender produtos, é fundamental selecionar bons fornecedores. Negocie preços, prazos de pagamento e quantidade de itens adquiridos.

Estoque

A venda de produtos exige que você tenha um certo estoque disponível para não acabar vendendo o que não pode entregar. Alguns donos de e-commerce preferem formar parcerias com os fornecedores para repassar o envio. Essa é uma boa medida para não ter que investir tanto logo de início.

Pagamentos

Você também precisará de uma ferramenta de pagamentos integrada ao e-commerce para realizar a cobrança pelas mercadorias.

Colocando à venda

Tendo a plataforma disponível e com todos os requisitos em funcionamento, o passo seguinte consiste em cadastrar os produtos que você deseja vender. Nessa etapa, você deve:

  • fazer upload das fotos das mercadorias, cuidando para que cada imagem esteja nomeada com o nome mesmo do produto;
  • criar uma descrição única para cada item, um textinho que destaque seus benefícios e suas características;
  • definir o preço de venda, considerando para isso o custo de produção ou aquisição mais os impostos e a margem de lucro desejada;
  • publicar o produto para que ele seja visualizado pelos internautas.

É importante que a plataforma de e-commerce escolhida permita fazer o cálculo do frete automaticamente, bem como do prazo para a entrega. Assim, o consumidor sabe exatamente quanto vai pagar e quanto tempo levará para receber o produto antes de chegar ao fechamento da compra.

Faturando os produtos

O consumidor coloca todos os produtos no carrinho de compras e, quando finaliza, é direcionado para o checkout — a parte do pagamento. É importante que seu e-commerce tenha todas as informações da compra reunidas em uma única página, para que o cliente possa conferir os itens — produto, quantidade, preço, frete e prazo.

As formas de pagamento são determinadas por você. As mais usadas em compras online são o cartão de crédito e o boleto bancário, mas vale ressaltar que, quanto mais opções o consumidor tiver, melhor.

Tendo o consumidor confirmado a compra, você já deve começar o processo de separação, embalagem e envio dos produtos adquiridos. Ter uma ferramenta de gestão de estoques facilita muito nessa hora. Isso sem contar que um estoque organizado acelera o trabalho e garante a entrega no prazo previsto.

Por que as lojas virtuais fazem tanto sucesso?

O dia a dia atribulado dos consumidores impede que eles tenham tempo para passear por lojas e pesquisar produtos e preços. Diante disso, a internet se tornou o lugar mais próximo, ágil e eficiente para buscar por soluções.

Assim, quando a necessidade ou o desejo surgem, é só usar o computador ou o smartphone para encontrar aquilo que se quer, tudo em questão de segundos! Melhor do que isso: é possível selecionar e pagar pela mercadoria em minutos, restando apenas aguardar a entrega em casa.

Em outras palavras, o e-commerce traz comodidade para o consumidor. Isso faz com que o mercado cresça e abarque cada vez mais pessoas interessadas em desfrutar das facilidades de uma loja virtual. Seja de alimentos, roupas ou artigos específicos, alguns empreendimentos online oferecem inclusive assinaturas!

Com o avanço da tecnologia, praticamente qualquer pessoa pode ter uma loja virtual e vender. Essa facilidade abriu espaço para que milhares de empreendedores se aventurassem pelo comércio eletrônico.

Outra vantagem do e-commerce é que ele custa menos que uma loja física, pois não exige uma infraestrutura tão grande. Muitos e-commerces funcionam na própria casa dos empreendedores!

Como mencionamos, você pode ter estoque próprio ou contar com fornecedores parceiros, diminuindo ainda mais o custo de manutenção do negócio. Nesse caso, o e-commerce funciona como um intermediador, pois quem faz o envio das mercadorias são os fornecedores.

No fim das contas, opções não faltam para quem deseja criar um negócio próprio na internet. Só precisamos dar uma última dica aqui: quando seu e-commerce estiver pronto, não esqueça de divulgá-lo!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Afinal, o que é e-commerce e por que esse setor cresce a cada dia?
5 (100%) 1 voto

6 Comentários em: Afinal, o que é e-commerce e por que esse setor cresce a cada dia?


  1. Boa noite, sou empreendedor individual, e posso faturar até 81 mil ano. Como funciona o frete do ecommerce. Qdo o cliente calcula o valor do frete e paga…. O valor pago pelo frete entra na minha conta e eu tenho que pagar o correio com esse dinheiro, no final do ano dentro do meu faturamento de 81 mil deve ter uns 20 mil só de frete, como eu separo esse dinheiro do frete sem ser tributado?

  2. Vinicius é ótima a oportunidade entrar nesse mercado,” E-commerce” o conteúdo acima e experiencia nos ajudam a planejar curto médio e longo prazo!

  3. Desejo muito,muito criar uma loja virtual estou planejando preciso de definir qual melhor nicho no momento! Eu Atuo a 20 anos na área de TI em especial,” Computadores e alguns Eletrônicos”.

  4. Gostei muito, gostaria de informações caso saiba , como fazer para ser intermediário de entrega de mercadoria , receber a encomenda e reencaminhar para o cliente . O e-commers se encaixa nessa modalidade ?

  5. Boa tarde, tenho espaço físico para estocar mercadorias mas, nunca me envolvi neste tipo de comercio, gostaria de saber como posso entrar neste negócio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *