Como vender pelo WhatsApp? Confira 7 dicas essenciais!
Pixel para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram para e-commerce

Como adaptar seu layout para vender mais na Black Friday?

Publicado em: • Última Atualização:

A Black Friday nos últimos anos vem aumentando o número em vendas e em 2018 foi destaque mais uma vez, sendo responsável por 4,9% do total de pedidos, o que resultou em R$ 2,6 bilhões em faturamento, segundo o relatório Webshoppers 39º edição.

Este ano, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro. A tendência é que a data supere novamente os números e diante disso, os e-commerces devem estar preparados para vender mais e pegar parte dessa fatia de aumento. 

As vendas online tiveram crescimento na Black Friday por suas promoções e descontos que muitas vezes superam o comércio físico. Mas, nem sempre foi assim.

A data no Brasil já foi chamada de “black fraude” por trazer promoções enganosas, por isso uma das missões que as lojas vêm tentando cumprir nas datas comemorativas é deixar o consumidor seguro da compra que está fazendo. 

Para ter bons números em vendas as lojas se preparam e criam estratégias que unem um conjunto de ações envolvendo divulgação, marketing nas mídias sociais e todas as redes, descontos vantajosos e apostam em uma loja virtual atraente e com boa experiência do usuário como estratégia.

Como meu layout influência nas vendas?

Se você acha que não tem influência, pode estar vendendo menos do que gostaria. Na Black Friday é muito importante que todos os aspectos da sua loja virtual estejam interligados e caminhando para a mesma meta. 

Isso inclui alterações visuais da sua loja. Muito se aposta em fazer campanha nas redes sociais como Instagram e Facebook, em e-mail marketing, remarketing e essas são boas estratégias de atração, para que os usuários cheguem até você. Mas e após atraídos para sua loja? A identidade visual corresponde com a estratégia de atração? 

Além da identidade visual da loja, a usabilidade é primordial para conquistar os usuários. Isso inclui questões sobre SEO, UI e UX. Ainda no layout as estratégias de vendas também devem ser levadas em consideração para fazer mudanças, como ações impactantes de precificação. 

O visual e a navegação são os maiores influenciadores para uma conversão. Desde a página inicial ao checkout, a loja precisar reter o cliente para que finalize a compra. 

Dicas para adaptar o seu layout para vender mais na Black Friday

Faz muito tempo que você não reformula ou avalia seu site, sua loja? Então esse pode ser o momento para prestar atenção em alguns detalhes.

A promoção de produtos está diretamente ligada a vitrine dentro de uma loja física e para o e-commerce funciona da mesma forma. A vitrine da sua loja virtual deve ser o chamariz para a permanência do usuário na página e consequentemente para vender. O primeiro impacto define se ele permanecerá na página. 

O que merece atenção na sua loja virtual?

Banners principais

Um dos principais investimentos para criar campanhas e uma identidade visual que se encaixe na data é a criação de banner temático, aqueles que são full e ficam na primeira dobra da página são os que mais chamam atenção. 

Mesmo que você não invista em mais funcionalidades, é essencial a criação de banners temáticos.

Dê logo de cara ao usuário o produto que ele quer comprar e o desconto que ele espera ver. 

Vitrine de produtos

Faça uma seção especial para os produtos que estarão em promoção e os deixe mais visíveis para os usuários. 

Fotos dos produtos também fazem a diferença para atrair os olhares.

É possível adicionar selos nos produtos para identificá-los com os descontos, produtos lançamentos, destaque. Se a sua loja não possui essa funcionalidade, busque entender e ativá-la. 

É como em lojas físicas quando uma parte da loja tem seção específica para promoções.

Copywriting 

Os textos, em alguns casos, passam despercebidos nas reformulações de estratégias, mas merecem a mesma atenção que as imagens. E vai muito além de apenas escrever “Desconto de 40%”.

Técnicas de escrita para convencer o usuário, unidas aos outros elementos tem muito potencial de conversão. Use gatilhos mentais para despertar a intenção da compra.

Cores 

As cores da Black Friday precisam estar presentes em algum ponto da loja para criar familiaridade com os usuários e eles identificarem o ambiente onde está.

Isso pode ser alterado se a sua loja permitir a troca de cores, banners, categorias

Pop-up

Alterar pop-up também faz parte do layout, pois segue a mesma identidade e pode conter informações de promoções e estratégias. Além de ser uma estratégia de recuperação de cliente que desiste da compra ou resolve sair da loja. 

No pop-up utilize a estratégia de atração e precificação, oferecendo desconto, cupons ou apenas o use como um meio de captação de e-mail. 

Landing page

A landing page faz parte das estratégias de atração, isso porque ao clicar em algum anúncio ou realizar algum cadastro, o usuário é levado para uma página com uma chamada para ação. 

Independentemente de onde a landing page estiver vinculada, seja como anúncio em redes sociais ou como resultado de pesquisa no Google, o layout deve condizer com a loja. Nela, conforme a promoção, empregue as dicas para o layout da loja virtual.

UX

Mesmo que o ideal seja mostrar logo de cara ao usuário os produtos, a hierarquização do conteúdo é fator importante na hora de criar a estratégia alinhada com o layout. 

Esse é o ajuste final para o casamento perfeito entre todas as outras partes. Uma loja sem usabilidade, principalmente na Black Friday, poderá fazer o cliente desistir facilmente. Esses pequenos diferenciais é que farão ele escolher a sua loja. 

SEO

Trabalhe o SEO On-page e SEO Off-page, para ser encontrado e oferecer a melhor experiência do usuário. Além de um layout bonito e atraente ele também precisa estar dentro dos padrões para que o Google deixe as pessoas encontrem sua loja, já que a disputa nessa data pelas posições é grande. 

Se você produz conteúdo ou tem um blog, o SEO faz toda a diferença para a leitura do conteúdo. 

Estes pontos aumentam significativamente a conversão das lojas virtuais. Ainda dá tempo de correr atrás e aplicar. Procure por profissionais e repense toda a estratégia para que os números superem 2018 e você feche o ano no lucro. Fique atento porque o Natal está perto e você pode aproveitar para otimizar a sua loja toda para o fim do ano.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como adaptar seu layout para vender mais na Black Friday?
5 (100%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *