Estratégia Omnichannel: saiba mais sobre o assunto!
Como otimizar a performance de vendas nos marketplaces em 6 passos

Saiba o que é preciso para abrir uma conta PJ (jurídica) online

Publicado em: • Última Atualização:

Quem é dono de um e-commerce ou pretende investir nesse tipo de negócio, sabe da importância de ter uma conta no nome da empresa. Além de uma conta PJ essencial para separar o dinheiro da empresa das despesas pessoais, alguns bancos ainda oferecem benefícios para empreendedores como pagamento de boletos e transferências gratuitas.

O melhor de tudo é que graças à tecnologia é muito fácil abrir um conta PJ online, o que facilita a vida de muitos empreendedores. Isso porque, além de o tempo ser corrido, ir ao banco implica, muitas vezes, ficar esperando durante muito tempo para ser atendido.

Quer saber como abrir uma conta PJ online e o que é necessário para fazer todo o processo? Continue a leitura deste artigo que daremos mais informações a respeito.

Quais são os bancos que permitem abrir conta PJ online?

Hoje em dia, é muito fácil encontrar bancos que oferecem a opção de abrir uma conta PJ online. Isso porque o processo fica simplificado e ainda gera economia de recursos para a instituição financeira. A seguir, vamos citar alguns bancos os quais oferecem esse opção para quem é empreendedor. Veja!

Agybank

O Agybank é um banco online, mas que possui agências físicas. O processo de abertura de conta é todo feito pela internet. A conta é 100% online e gratuita para MEI (Microempreendedor Digital) e permite que o empreendedor recebe pagamentos, emita boletos e ainda faça e receba transferências de outros bancos.

O empreendedor ainda pode fazer o pagamento de contas pelo Agybank. O melhor de tudo é que o banco é muito simples de usar, basta baixar o aplicativo no celular. Todas as transações podem ser feitas por meio do app.

O banco ainda permite fazer saques. Mas se você fizer mais de 4 transferências mensais para outros bancos, a transação tem custo, mas é um valor muito abaixo das tarifas cobradas por bancos tradicionais.

Banco Inter

O banco Inter é outra instituição que oferece o benefício para seus clientes de abrir conta PJ online. Mas ao contrário do Agybank, que só dispõe desse tipo de serviço para MEI, o Intern oferece conta corrente Pessoa Jurídica para empresas de todos os portes. No entanto, para abrir sua conta PJ na instituição é preciso ter uma conta Pessoa Física.

Os clientes PJ do banco Inter não pagam manutenção de conta e ainda têm direito a saques, TEDs e emissão de boletos gratuitamente. No mais, os correntistas PJ da instituição ainda contam com linhas de crédito específicas, com taxas de juros reduzida.

Neon Pagamentos

O banco Neon pagamentos também oferece ao empreendedor a opção de abrir conta corrente pela internet. O foco da instituição são microempreendedores individuais, profissionais liberais e pequenas e médias empresas.

Ao contrário do Inter, o Neon não exige que o empresário tenha uma conta Pessoa Física, mas também não oferece pacote de serviços gratuitos, no entanto, não há cobrança de manutenção de conta. Mas para emitir boletos, fazer transferência e outras transações, há recolhimento de tarifas, com valores variados, de acordo com o tipo de serviço. O banco também não oferece linha de crédito para Pessoa Jurídica.

Banco Original

Também é um banco digital, que oferece a opção de os clientes PF abrirem uma conta online no nome de sua empresa, caso sejam empreendedores. No entanto, para manter a conta na instituição é preciso pagar uma taxa mensal, que dá direito a um pacote de serviços sem custo, como transferências, pagamentos e saques, mas limitados.

Bancos tradicionais

Bancos como Caixa Econômica Federal, Santander. Banco do Brasil e outros também oferecem a opção de o empreendedor abrir uma conta PJ online. Cada banco tem seus critérios para abertura da conta e oferece serviços diferenciados.

O Banco do Brasil, por exemplo, oferece a Conta Fácil, que é voltada para MEI. Ela é gratuita, mas só permite a movimentação de R$ 5.000,00, mas transferências para outros bancos exigem pagamento de tarifa.

Como escolher a melhor instituição para abrir uma conta PJ online?

Não existe um banco melhor do que outro e nossa intenção não é divulgar nenhuma instituição financeira. Queremos apenas mostrar as opções disponíveis para você ter uma conta Pessoa Jurídica e organizar o financeiro de sua empresa.

Então, para escolher a melhor opção, você deve analisar quais são as necessidades de sua empresa. Mesmo que algumas instituição ofereçam pacotes de serviços gratuitos, dependendo dos benefícios e do faturamento de seu negócio, nem sempre essa pode ser a melhor opção. Veja o que levar em conta na hora de escolher um banco para abrir uma conta PJ:

  • o faturamento de seu negócio;
  • o porte de sua empresa;
  • os benefícios oferecidos pelo banco (conta gratuita, concessão de crédito etc);
  • valores dos serviços (transferências, emissão de boletos, pagamentos etc);
  • facilidade de abertura da conta;
  • qualidade do atendimento da instituição, pois você vai precisar tirar dúvidas ou resolver problemas relacionados à sua conta;
  • segurança oferecida pela instituição durante as transações;
  • custo-benefício.

Enfim, você deve escolher uma instituição que seja mais adequada à realidade de seu negócio.

Como abrir uma conta PJ online?

O procedimento é bastante simples, mas a documentação necessária pode variar, de acordo com o banco. Mas algumas certidões são essenciais. Veja quais são:

  • CPF e RG do empreendedor
  • CNPJ da empresa
  • Comprovante de endereço
  • Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).

Mas como apresentar esses documentos se a conta é aberta pela internet? Simples! Basta tirar uma foto nítida do celular e enviar para a instituição. Os aplicativos dos bancos escaneiam o documento na hora de o empreendedor informar os dados para a abertura da conta. Não tem segredo, é simples, rápido e eficiente.

Viu como não há segredo para abrir uma conta PJ online? Além da praticidade, o procedimento é bastante seguro, pois todos os bancos citados já tem um bom tempo de atuação e são empresas sérias. Mas lembre-se de ficar de olho nas tarifas para não pagar muito caro para ter sua conta. Para um pequeno negócio, as tarifas podem representar um grande custo no final do mês.

Gostou do artigo e quer outras informações interessantes sobre finanças para seu e-commerce? Confira em nosso blog o post que criamos especialmente sobre o assunto!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Saiba o que é preciso para abrir uma conta PJ (jurídica) online
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *