Como administrar uma loja virtual e ter um emprego ao mesmo tempo?
Mini estúdio fotográfico – A maneira fácil de tirar boas fotos para sua loja virtual

Descubra como abrir a própria empresa investindo pouco

Publicado em: • Última Atualização:

Será que é possível abrir a própria empresa com pouco investimento? Muitos empreendedores de primeira viagem vivem se fazendo essa pergunta. E o questionamento definitivamente não é em vão! Afinal de contas, um negócio normalmente demanda uma quantia considerável de dinheiro para dar início a suas atividades.

Mas sabia que, com o avanço da tecnologia e a disseminação da internet, surgiram oportunidades que exigem pouco capital inicial? Assim, se antigamente eram muitas as barreiras até a efetiva entrada de um empreendedor em determinado mercado, nos dias de hoje já existem formas eficientes de se começar do zero com baixo custo.

Ficou curioso para saber como isso é possível? Então confira a seguir algumas dicas para você conseguir abrir sua própria empresa sem gastar muito!

Elabore um bom plano de negócio

Você dificilmente faria uma viagem para um local desconhecido sem ter um mapa ou sem um usar um GPS, não é mesmo? Então use essa prudência também na hora de empreender! Na prática, muitas empresas fecham nos primeiros anos de atividade por pura falta de planejamento do proprietário. Lembre-se: não basta encarar o desafio com a cara e a coragem, sem ter dados e um roteiro claro que guiem as decisões relativas ao empreendimento.

Para ter sucesso ao abrir a própria empresa, você deve elaborar um criterioso plano de negócio. Sabia que é justamente nessa etapa que você consegue saber se sua ideia tem viabilidade econômica ou não? Para tanto, devem ser avaliados itens como capital inicial, infraestrutura, matéria-prima, público-alvo, concorrência, entrega, funcionários e assim por diante.

A etapa de desenvolvimento do plano de negócio também serve para fazer uma espécie de simulação do funcionamento da empresa. Dessa maneira, é possível identificar desde cedo quais podem ser as eventuais falhas ao longo da execução do projeto. A vantagem desse exercício é que, a partir daí, dá para endireitar os caminhos antes mesmo de abrir a própria empresa. Dependendo do caso, aliás, é possível até mudar de ideia em relação ao ramo de atuação.

Escolha um nicho de mercado pouco explorado

A internet é um meio de comunicação que favorece (e muito) o aproveitamento de nichos inexplorados de mercado. No passado, se considerássemos o espaço de apenas uma cidade, era comum determinado nicho ser tão restrito que se tornava comercialmente inviável. Mas aí chegou a internet para resolver esse gargalo!

Com as facilidades proporcionadas pela internet, o empreendedor pode se comunicar com pessoas de diferentes pontos não só do país mas do mundo todo que estejam interessadas em seus produtos ou serviços. Graças a esse impressionante aumento da abrangência do negócio é que muitas empresas conseguem garantir sua viabilidade comercial.

E como não custa nada reforçar, aqui vai uma dica: ao empreender, o ideal é buscar um nicho de mercado ainda não muito explorado, que apresenta pouca (ou até nenhuma) concorrência. Com essa estratégia, você aumenta consideravelmente as chances de fazer o negócio decolar desde o início, uma vez que supre uma demanda ainda carente.

Entregue valor agregado para o cliente

Uma forma de se diferenciar no mercado e fidelizar consumidores é entregando valor agregado para o cliente. Você vai abrir a própria empresa do zero, sem uma experiência de negócio anterior? Então pode saber: terá sim que convencer a clientela de que suas mercadorias ou seus serviços são os melhores!

Nesse sentido, é primordial que você estude bem seu público-alvo a fim de identificar os hábitos de consumo e as reais necessidades dessas pessoas, traçando um perfil completo. E pode ficar tranquilo, porque, ao oferecer algo diferente, que satisfaz os anseios dos potenciais clientes, você aumenta consideravelmente as chances de seu negócio dar certo.

Conte com uma plataforma de vendas otimizada

O sucesso de qualquer empresa passa por uma área de vendas eficaz. Afinal, se o faturamento é baixo e inconstante, a lucratividade também fica prejudicada. Com isso, o negócio se torna frágil, podendo até vir a falir pouco tempo depois de abrir suas portas. Melhor se garantir, certo?

Ao dispor de uma plataforma de vendas otimizada, em que os pedidos são feitos pelos próprios clientes, pela internet, você facilita a entrada de recursos no empreendimento. Além disso, com recursos como frete fácil, é possível agilizar o processo de entrega, consequentemente aumentando a capacidade de atendimento do negócio.

Hoje em dia, já é possível encontrar plataformas de e-commerce ao mesmo tempo prontas para uso e altamente customizáveis. Com essa ajuda, fica fácil suprir as necessidades do empreendimento! Afinal, ao tornar os processos mais eficientes, o desenvolvimento rápido do negócio é mais que favorecido.

Evite desperdícios ao abrir a própria empresa

Já pensou que o nascimento de uma empresa pode ser comparado ao plantio de uma semente? No começo, o negócio é frágil e precisa de cuidado para se tornar sólido. Imagine, por exemplo, pendurar um balanço em um arbusto. Impossível, não concorda? Por outro lado, em uma árvore forte, a alegria do balanço é garantida.

De volta ao mundo do empreendedorismo, é importante ressaltar que a fase de nascimento da empresa é essencial para a definição do seu futuro. Assim, se o negócio é exposto a riscos desnecessários, como desperdícios de recursos, pode ficar comprometido desde a abertura.

Para driblar esse tipo de dificuldade, uma forma eficiente de abrir a própria empresa sem gastar muito é apostar nas vendas online, por meio de uma loja virtual. Assim, você evita uma série de custos de infraestrutura, como dispor de um local fixo para atendimento, ter que arcar com aluguel, lugar para estacionamento, investir em vitrine, treinar vendedores e assim por diante.

Invista em marketing e publicidade

Quem não é visto não é lembrado: quem nunca ouviu essa máxima? Especialmente no ambiente virtual, onde podem existir dezenas ou até centenas de negócios semelhantes logo ali, ao alcance do consumidor, essa frase tem total razão de ser. Para a empresa se destacar, é importante que tenha uma comunicação eficaz, fazendo com que o público não só conheça suas ofertas mas também se sinta estimulado a interagir com a marca.

Nesse contexto, a criação de um relacionamento duradouro entre empresa e clientela ajuda a solidificar a marca em seu nicho de atuação. Para tanto, conteúdos em blogs, produção de vídeos e publicações nas redes sociais contribuem para dar visibilidade à empresa e consolidar o negócio como referência. Ao se colocar como autoridade no nicho em que atua, você aumenta as chances de ser lembrado pelo consumidor na hora da compra!

Agora que está convencido a abrir a própria empresa, que tal compartilhar este post em suas redes sociais para ajudar outras pessoas na busca por uma fonte de renda?

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Descubra como abrir a própria empresa investindo pouco
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *