A Experiência do Consumidor é importante para o seu E-Commerce?

Você sabe o que significa a expressão e-commerce customer experience? Essa expressão significa experiência de compra do cliente de forma online, isso […]

Você sabe o que significa a expressão e-commerce customer experience?

Essa expressão significa experiência de compra do cliente de forma online, isso é, fazer compras pela internet através de uma plataforma digital, como, por exemplo, Marketplace ou lojas virtuais.

Outra forma de se mencionar esse tipo de experiência de compra online é CX e-commerce. 

Mas por que a experiência do cliente é de grande importância? 

Antes de saber sobre esse assunto, vale a pena entender o que é de fato a experiência de compra.

A experiência de compra é a interação completa que os clientes têm com o seu e-commerce, desde a visita no site até finalização de uma compra e obtenção do produto ou o serviço que ele comprou.

Qualquer coisa que você faça com o nome da empresa durante este período, pode afetar a interpretação dos seus clientes e acabar com a reputação da sua loja virtual. Por isso, é de extrema importância oferecer uma ótima experiência de compra dentro do seu e-commerce. 

O sentimento do cliente ao longo desse período de relacionamento é o ponto-chave que determina que ele compre mais vezes ou nunca mais compre com você. Podendo até mesmo espalhar avaliações negativas no mercado sobre o seu e-commerce.

Para você ter uma ideia de como é importante a experiência de compra.

Uma pesquisa feita pela Opinion Box mostra que 81% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência de compra, do que lojas que oferecem apenas um menor preço.

Portanto, ao melhorar a experiência de compra, você estará mais perto de fechar uma próxima compra com o cliente e mais perto ainda de fidelizá-lo. 

Mas como você pode melhorar a experiência de compra de seus clientes?

Para você melhorar a experiência de compra da sua empresa, é fundamental colocar o cliente no centro de sua estratégia.

Isso até pode parecer óbvio, mas as empresas esquecem de agir segundo as necessidades dos seus consumidores.

Tente se colocar no lugar de quem faz as compras, isso pode ser uma excelente ideia para saber o que você pode melhorar.

Por isso, conhecer bem o seu cliente é de extrema importância para que você possa superar as expectativas deles.

E como o avanço da tecnologia, essas pistas são mais visíveis, seja por produtos mais pesquisados, páginas mais navegadas etc. 

Com esses dados, fica mais fácil você ver onde você pode melhorar. Adequando a experiência da sua loja, para proporcionar o que o seu público busca, de uma forma mais simples.

Para isso, separei 5 dicas que vão te ajudar a aprimorar a experiência de compra oferecida pela sua loja virtual.

1 – Proporcione promoções atrativas:

Por conta da grande concorrência do mercado digital, os clientes já esperam por vantagens e ofertas que lhe ajudem a decidir a compra.

A dica é: sempre tenha um plano de descontos e benefícios para melhorar a experiência de compra para assim “fisgar” o cliente.

Para fazer isso, uma excelente opção é proporcionar cupons de boas-vindas, os famosos cupons de descontos de primeira compra.

E quando chegarem as datas comemorativas, por exemplo, como a Black Friday, não forneça apenas 10% de desconto, ouse um pouco mais. Dessa forma vendendo mais rápido você terá ainda mais clientes novos.

E se você aumentar o desconto, por exemplo, chegando a 40%. Os consumidores irão perceber mais vantagens e entenderão que a sua loja, de fato, deseja agradar seus clientes.

Portanto, procure também realizar investimentos em descontos progressivos, mostrando ao cliente que quanto mais ele quiser levar, mais descontos ele irá ganhar. Ou utilize aquele bom e velho leve 2 e pague 1.

2 – Procure facilitar a forma de pagamento:

Decepcionar o cliente na hora mais importante da venda que é a do pagamento é a pior coisa que pode acontecer.

Isso acontece porque alguma forma de pagamento não foi oferecida. Para você ter uma ideia, ao todo 8% ao share de carrinhos abandonados por clientes, são por essa razão.

Portanto, é fundamental que você invista em um meio de pagamento em formato digital.

Para proporcionar métodos diversos de pagamento de acordo com a escolha do consumidor, seja cartão de crédito ou até mesmo boleto, e que principalmente seja estável, sem a possibilidade de cair na hora do consumidor finalizar a compra.

O menor que seja o obstáculo para concluir a compra, poderá diminuir as chances do seu cliente finalizar a compra na sua loja virtual.

3 – Proporcione atendimento humanizado

As empresas que oferecem um contato personalizado com seus consumidores geralmente atingem maiores engajamentos. Para aprimorar a experiência de compra, colete e agregue os dados dos usuários que visitam o seu site, para oferecer promoções, ofertas especiais.

Assim as suas técnicas serão mais diferenciadas e alinhadas com as preferências de cada cliente.  

Utilizando essas técnicas, você poderá fidelizar os clientes e torná-los um divulgador da sua marca.

Oferecer um atendimento de qualidade é um ponto decisivo para assegurar a boa experiência do consumidor na sua loja virtual. 

Quando sua empresa oferece ao cliente um atendimento humanizado. Você mostra ao cliente que tem alguém do outro lado da tela auxiliando a solucionar um problema, passando a impressão de proximidade e, com certeza, otimizando a experiência do comprador.  

Portanto, certifique que todos os pontos de contato com o cliente  sejam humanizados e ágeis, sejam eles atendimento por e-mail, chat, telefone e redes sociais.

4 – Utilize e se comunique pelas redes sociais:

Muitas pessoas julgam que a experiência de compra se limita apenas ao seu site, mas elas estão enganadas. Muitas das vezes, a experiência pode começar nas redes sociais do seu e-commerce. 

As redes sociais deixam de ser apenas uma vitrine e se tornam excelentes canais de venda. Pois, ao publicar fotos de produtos e novidades nas redes sociais do seu e-commerce, é bem provável que haja interação com o seu público.

Ao fazer isso, o seu público de forma frequente mandar pedidos, dúvidas, reclamações e sugestões sobre compras.

Portanto, responda comentários e mensagens por inbox. E tente investir em interações via Instagram Stories para que a sua loja seja lembrada e possa ser o caminho para que os usuários entre em seu site, e conheçam melhor a sua marca.

5 – Otimize a navegação das páginas do seu site:

De acordo com uma pesquisa feita, 89% dos consumidores usam os celulares para navegar na internet. Ao todo no Brasil, o volume de usuários online chega a 149,1 milhões de pessoas conectadas. 

Por isso, pela grande quantidade de usuários, você precisa estar preparado para ser visto por esse público em todos os tipos de telas. Como por exemplo: computador, tablet e principalmente celulares.  

Portanto, para ter uma melhor experiência de compra para os seus consumidores. Verifique se o seu site é adaptável ao mobile, ou que as suas páginas se ajustam bem na visualização em smartphone ou tablets.

E que principalmente você tenha uma rápida velocidade de página, pois a velocidade conta muito, para a sua empresa. 

Seguindo essas 5 dicas com certeza seu cliente vai ter uma experiência muito positiva da sua loja.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário