A evolução do consumidor: Como afeta seu e-commerce ou loja virtual?

Assim como a tecnologia evolui e traz muitas novidades, nós consumidores também evoluímos ao longo dos anos e trazemos muitas mudanças e novidades aos e-commerces e lojas virtuais […]

A nossa forma de consumir muda a cada dia, gostos, prioridades, hábitos e etc, sempre estamos evoluindo estes aspectos em nossas vidas e descobrindo novas formas de consumo refletindo diretamente nos e-commerces e lojas virtuais.

Devido aos grandes acontecimentos e revoluções que tivemos ao longo da história, como guerras, crises econômicas, avanços tecnológicos e científicos, tivemos alguns marcos que definiram gerações. Dentre elas temos: Baby boomers, X, Y, Z e Alpha.

Nesse artigo vamos ver como cada geração (1) se comporta, (2) qual o tipo de consumidor que ela se enquadra e (3) dicas de como atender cada uma em seu e-commerce ou loja virtual. Então vamos lá!

Baby Boomers

Comportamento: Nascidos após a Segunda Guerra Mundial (1945-1959), são pessoas que, no geral, sempre procuravam ter um emprego fixo e formal e que proporcionassem uma carreira estável até chegarem a sua aposentadoria. Foram os primeiros a crescer assistindo televisão com principal meio de comunicação e também de informação. Desta forma Curtem assistir televisão, ler jornais e revistas, visto que era o que tinham acesso em sua época.

Consumidor 1.0: Os Baby Boomers são em sua grande maioria acostumados com um processo de compra e consumo mais simplificado, que seja prático e direto. Ele procura um produto que resolva seu problema, simples assim, e todo o consumo era feito em uma loja física onde não se preocupava com a experiência de compra como vemos nos dias atuais.

Como atender:
Dica 1: Tenha uma loja física ou showroom – Mesmo com todas as facilidades e também com a tecnologia que temos hoje em e-commerces e lojas virtuais, a preferência de compra é em lojas físicas, visto que essas pessoas cresceram comprando dessa forma e muitas vezes tem dificuldades em utilizar celulares e computadores.

Dica 2: Tenha uma equipe de atendimento paciente, experiente e principalmente com bastante conhecimento sobre os produtos. – Pois essa geração já está idosa e na grande maioria, aposentadas. Então dispõem de mais tempo para realizarem suas compras e realizarem questionamentos sobre as características e funções dos produtos.

Dica 3: Caso precise realizar contato, faça através de ligações telefônicas – São pessoas que não estão ligadas a tecnologia, mas se sentem bem por participar mesmo que seja pouquinho, e as ligações é uma forma de se sentirem bem e especiais.

Geração X

Comportamento: Filhos do Baby Boomers (1960-1979), foram influenciados pelo início de grandes avanços tecnológicos, no geral são materialistas, consomem produtos que geram status, através de marcas famosas e consolidadas de luxo, são bastante competitivos e gostam de liberdade.

Consumidor 2.0: A geração X, começou a ser mais exigente ao comparar produtos e analisar seus pontos positivos e negativos. A decisão passa a ser tomada pelos diferenciais do produto e levando fortemente em consideração o seu preço. Eles deram início a desafios para as empresas, fazendo com que elas tivessem que trazer não somente a solução em seus produtos, mas diferenciais também.

Como atender:

Dica 1 – Ter e-commerce ou loja virtual é fundamental mas não descarte ter uma loja física, show room ou ponto de retirada de produtos – Por mais que já estejam em sua maioria integrados ao mundo digital, no momento da compra ainda podem optar por fecharem em uma loja física.

Dica 2 – Tenha um atendimento objetivo, rápido e ágil – A geração X ainda é uma geração de pessoas ocupadas que valorizam e muito, a agilidade e a praticidade.

Dica 3 – Trabalhe conceitos de Branding (Gestão de Marcas) – Não tente simplesmente vender, mostre os diferenciais de seus produtos e também da sua marca para agregar cada vez mais valor aos seus produtos e se diferenciar de toda a concorrência.

Geração Y ou Millennials

Comportamento: A geração Y ou Millennials (1980-1994), nasceram e vivem conectados a internet, estão em constante buscas de novas tecnologias e querem explicação de tudo, são muito questionadores. O interesse passa a não ser mais somente a solução que o produto traz, mas a experiência e facilidades que os proporcionam.

Consumidor 3.0: A internet se tornou uma fonte não somente para encontrar os produtos, mas também para encontrar informações, características e avaliações. O poder da informação dos produtos deixa de estar na mão do vendedor e passa pro consumidor, dando uma maior autonomia durante o processo de compra.

Como atender:

Dica 1: Tenha seu e-commerce ou loja virtual bem otimizado e que seja fácil de se comprar – O importante não é somente em trazer a solução com o produto, mas na ótima experiência durante o processo de compra no geral.

Dica 2: Ser ativo dentro das redes sociais é muito importante – Na geração Y as pessoas verificam constantemente suas redes sociais, aproveite para criar conexão com eles, evite fazer com que as redes sociais se tornem apenas uma vitrine.

Dica 3: Tenha descrições completas – Visto que são pessoas questionadoras, utilize o campo de descrição dos produtos para tirar todas as dúvidas possíveis e evitar que ele tenha que realizar mais pesquisas sobre o produto e sair do seu e-commerce.

E aí, seu negócio digital já está adaptado a geração que você atende ou ainda precisa de mudanças? Deixe nos comentários abaixo.

No próximo artigo, vamos ver sobre a geração Z e Alpha que a cada dia estão transformando ainda mais nossa forma de consumo. Não perca!