Aprenda como começar uma estratégia de mobile marketing
Como montar uma loja virtual de produtos naturais?

9 dicas avançadas para potencializar as suas vendas no Mercado Livre

Publicado em: • Última Atualização:

As vendas no Mercado Livre não param de crescer. Com mais de 23 milhões de compradores únicos e, apenas no Brasil, mais de 50 mil vendedores que vivem parcial ou totalmente com a renda obtida por meio desse canal, de acordo com a Nielsen.

Devido à grande expressão do site nas vendas do comércio eletrônico no Brasil, muitos vendedores utilizam o canal, seja com vendas exclusivas nele ou com integração com lojas virtuais próprias.

Pensando na alta concorrência e na necessidade constante de diferencial dos vendedores do Mercado Livre para potencializar as vendas, separamos 9 dicas avançadas neste artigo. Confira!

1. Avalie preço e localização

Primeiramente, é preciso ter consciência de que o fator preço é o determinante no ranqueamento dos produtos exibidos nas buscas realizadas no site pelos clientes. Com isso, é fundamental fazer pesquisas da concorrência e precificar corretamente, garantindo uma margem de lucro, mas mantendo um preço médio suficiente para ficar entre as primeiras posições da busca.

É relevante, ainda, considerar a localização nessa avaliação. O envio fica mais em conta quando comerciante e cliente estão próximos. Assim, um vendedor de Minas Gerais precisa ter o preço competitivo com os comerciantes do mesmo estado, pois na análise do frete, o consumidor identificará vantagens.

Portanto, ainda que seja possível vender para todo o país, há uma maior facilidade para vendas regionais, devido aos custos de envio.

2. Otimize a categorização de produtos

O Mercado Livre conta com mais de 2.800 categorias e subcategorias, o que exige que essa etapa do cadastro seja realizada com bastante atenção. Os consumidores utilizam muito o filtro de categoria para pesquisar o que precisam. Isso já justifica a necessidade de adicionar corretamente esses itens.

Outro aspecto é a cobrança do frete pelo Mercado Envios. O cálculo é realizado com base na categoria do produto e não do peso (que, muitas vezes, nem é solicitado). Assim, um travesseiro que esteja inserido na categoria “cama”, mas sem a subcategoria correta, terá o frete calculado como se fosse uma cama, impactando diretamente o preço final e as vendas.

3. Invista em fotos de qualidade

No e-commerce, falar em qualidade das fotos pode parecer repetitivo, mas esse aspecto é determinante e imprescindível nas chances de vendas. Além de contar com imagens com boa resolução, é essencial fotografar os detalhes do produto, principalmente aqueles que influenciam a decisão de compra.

Por exemplo, em uma loja de bijuterias, é muito importante que os detalhes sejam visíveis na foto, como um tipo específico de feixe, por exemplo. Assim, invista em múltiplas imagens de cada item.

4. Use títulos estratégicos para produtos

Os títulos dos anúncios devem ser estrategicamente planejados para que os resultados sejam melhores. Inicialmente é preciso fazer uma avaliação de SEO (Otimização para mecanismos de busca), ou seja, saber como os consumidores pesquisam os produtos que você oferece.

Os termos podem ser identificados com a ajuda de ferramentas específicas, como o Google Keyword Planner, SemRush ou Moz. Portanto, utilize informações de mercado para conseguir proporcionar uma experiência de compra melhor e aumentar as chances de o seu produto ser encontrado.

5. Faça descrições detalhadas

A qualidade das descrições das mercadorias também impacta a decisão de compra dos consumidores. Com isso, invista em conteúdos bastante detalhados, com as informações técnicas, o tempo de envio, a disponibilidade de cores etc.

No Mercado Livre, as descrições devem ser em formato de texto, pois o site não aceita HTML nesse campo mais. Para enriquecer essa etapa, acompanhe o que os consumidores têm apresentado como dúvidas e busque respondê-las na descrição, otimizando constantemente. Quanto mais informativo, melhores as chances de conversão e vendas.

6. Invista em mídias pagas

O investimento nas mídias pagas está entre um dos diferenciais da loja para obter maior tráfego e vendas. O lojista pode optar pelo investimento em links patrocinados no próprio Google, por meio do Adwords. Isso inclui também o gerenciamento de campanhas no Google Shopping, canal muito relevante para o e-commerce.

Há ainda a possibilidade de investir em publicidade paga no próprio Mercado Livre, por meio de três ferramentas próprias:

  • Product Ads: inclui os anúncios com foto exibidos na página principal de categorias, as recomendações, os produtos no final da página e a lista de produtos;
  • Text Ads: são anúncios apenas de texto exibidos acima da lista de produtos, na lateral ou no final da página;
  • Display: são anúncios mais caros e, consequentemente, com mais espaço, como para mais de um produto simultaneamente, em banners e na seção “imperdíveis” na página inicial.

A escolha depende do orçamento disponível para investimento em publicidade. Para controle dos resultados, as próprias ferramentas disponibilizam relatórios para que você possa acompanhar quais soluções têm apresentado maior retorno.

7. Garanta a experiência do cliente

É fundamental proporcionar uma experiência de compra satisfatória, inclusive para que a loja seja mais bem avaliada e ganhe em nível de reputação no Mercado Livre. Atualmente, a reputação na plataforma submete-se a critérios como qualidade e volume de vendas. Ambos os quesitos dependem de proporcionar um bom atendimento ao cliente.

Para uma boa experiência, garanta uma entrega dentro do prazo e sem problemas, pois quanto mais vendas corretas, melhor torna-se o ranqueamento do vendedor, passando mais credibilidade para outros consumidores.

8. Avalie prós e contras da fabricação própria e da revenda

Muitos lojistas se questionam se é melhor revender ou fabricar os produtos comercializados. Cada opção apresenta prós e contras que devem ser avaliados. No entanto, exemplos de vendedores de sucesso mostram que ambas as práticas podem gerar retorno se o item vendido for relevante para um segmento do público.

Entre os benefícios da fabricação própria, estão a possibilidade de produtos exclusivos identificados a partir de análise do mercado, o maior domínio sobre a qualidade, o controle da marca e do preço. Como aspecto negativo, estão a baixa escalabilidade, a limitação do mix de produtos e o grande investimento de tempo.

Na revenda, por sua vez, a vantagem está relacionada a trabalhar com um produto que tenha um mercado já conquistado e com reconhecimento da marca. Fatores como gestão de estoque, alta concorrência e impossibilidade de controlar os preços apresentam-se como desvantagens dessa opção.

É importante que, independentemente da escolha, o lojista avalie se existe público para o produto que ele pretende vender e como atraí-lo para a loja.

9. Acompanhe as tendências de vendas no Mercado Livre

Para trabalhar com vendas pela internet, é essencial que o empreendedor mantenha-se sempre atualizado sobre as novidades do setor em que atua. Portanto, acompanhe quais nichos de mercado têm alcançados melhores resultados com o marketplace e também quais são as tendências identificadas pelo próprio Mercado Livre.

Caso você já venda na plataforma, utilize essas informações para expandir o mix de produtos, pensando sempre em itens complementares aos comercializados e que impactem o mesmo público-alvo.

Seguindo essas dicas avançadas, o seu potencial de vendas no Mercado Livre será ainda maior, com estratégias sólidas e práticas de atração e retenção de clientes que vão impactar diretamente os seus resultados. Quer outras dicas exclusivas para vender nesse canal? Confira o nosso e-book Como vender no Mercado Livre: do começo ao crescimento!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

9 dicas avançadas para potencializar as suas vendas no Mercado Livre
Avalie esse artigo!

One thought on “9 dicas avançadas para potencializar as suas vendas no Mercado Livre



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.