7 pontos que devem ser analisados antes de abrir uma loja virtual
Solucione suas 6 maiores dúvidas sobre como abrir uma loja virtual

8 dicas básicas de design para loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

Já faz tempo que o mercado de e-commerce vem apresentando números pra lá de consistentes, não é verdade? E é exatamente por seu crescimento não só no Brasil como no mundo que muitas empresas vêm migrando para o virtual e diversos empreendedores estão largando seus empregos tradicionais para se aventurarem a abrir seu próprio negócio on-line. Dentro desse contexto, é natural que a concorrência acabe aumentando. E é aí que a diferenciação se torna questão de sobrevivência.

A programação e o layout dos endereços eletrônicos têm papel fundamental para seu sucesso (ou seu fracasso), sabia? Por isso, tais detalhes nada básicos merecem máxima atenção. E, para atrair cada vez mais clientes, é preciso seguir algumas regras capitais da comunicação visual. Que tal dar os primeiros passos rumo ao estrelato do bom design das lojas virtuais? Então não deixe de conferir as dicas que preparamos para o post de hoje!

Foque na página inicial do e-commerce

A vitrine do seu e-commerce é sua página inicial, que funciona praticamente como um cartão de visitas. Por isso mesmo, investir nela é uma das melhores dicas de design para loja virtual que podemos dar. Como uma espécie de porta de entrada do negócio, sua home merece uma atenção especial. Já notou que, em uma loja tradicional, as vitrines sempre são super bem trabalhadas e se tornam primordiais para atrair clientes? Pois o universo digital funciona quase da mesma maneira!

Assim, exponha seus melhores produtos, coloque-os de forma organizada e trabalhe suas funcionalidades para que tudo induza à navegação pelas páginas internas do seu endereço virtual. Só tome um certo cuidado para não colocar informações em excesso, além de verificar se não existem links quebrados, uma vez que isso aumenta as taxas de abandono.

Conte com um design responsivo

As vendas de smartphones e tablets nunca foram tão elevadas. Além do mais, a popularização do wi-fi e da tecnologia 4G fez com que essas plataformas se tornassem absolutamente essenciais para o processo de compras digitais. Afinal, se o consumidor pode resolver uma pendência entre uma aula e outra, no horário de almoço ou enquanto está no ônibus, deixando suas horas livres realmente livres, por que não fazê-lo?

As negociações finalizadas por dispositivos móveis não podem mais ser subestimadas. Por isso mesmo, contar com um design responsivo, que se adapte a qualquer tamanho de tela, é essencial para uma loja virtual obter sucesso hoje em dia. Melhor não abrir brechas para que o cliente fuja para um concorrente com uma comunicação visual adaptável, não concorda?

Proporcione uma plataforma realmente intuitiva

Não é segredo para ninguém que a internet é dinâmica e os usuários não gostam de perder tempo. Por essas e tantas outras, seu site precisa ser funcional e intuitivo, para que os clientes possam achar facilmente tudo aquilo que procuram. O design para loja virtual deve ser bem estruturado, além de refletir a identidade do empreendimento. E uma comunicação visual bem empregada no layout costuma dar conta do recado. Simplifique a vida do seu comprador em potencial para que ele efetivamente compre de você!

Trabalhe a hierarquia dos produtos

Por mais que a hierarquia dos produtos seja um item de extrema importância para qualquer e-commerce, muitas vezes acaba sonegado por empreendedores menos experientes no setor. Sabia que diversos usuários simplesmente não rolam a tela toda para conferir os artigos que estão mais abaixo? Por isso, é essencial trabalhar com inteligência para que as primeiras mercadorias a aparecerem sejam exatamente aquelas que dão mais lucro ou apresentam mais chances de venda para aquele comprador.

Que tal uma dica? Procure deixar em destaque não só as melhores oportunidades como também os lançamentos que atrairão a atenção do cliente e que, consequentemente, o conduzirão para as páginas interiores da sua loja virtual. Parece uma isca? Pois é basicamente isso mesmo! Você precisa prender a atenção do consumidor e atiçar sua curiosidade para que, mesmo que não bata o martelo logo na página inicial, ao menos procure por outras possibilidades em seu e-commerce.

Tenha o máximo de cuidado com os banners

Ao pensarem no design para loja virtual, muitos programadores e desenvolvedores caem na tentação de cometer excessos na quantidade de banners. Mas pense bem: se por um lado eles podem ser interessantes para chamar a atenção dos clientes, por outro acabam tirando o foco do que realmente merece destaque, podendo até poluir a comunicação visual do seu empreendimento. E esse cenário todo pode prejudicar consideravelmente o desempenho da sua loja. A dica aqui é simples: mais é menos. Então use os banners com moderação!

Abuse das datas comemorativas

Você sabia que as datas comemorativas proporcionam o maior número de vendas no universo virtual em todo o planeta? E o melhor de tudo: não importa se são celebrações típicas da internet, como a badalada Black Friday, ou mais tradicionais, como Natal, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Dia das Mães. Apenas aproveite a brecha para personalizar o layout do seu e-commerce e incorporar itens relacionados a esses eventos. Alterar tudo pode até ser trabalhoso, mas faz com que os usuários se sintam mais acolhidos pelo site, trazendo um retorno sensacional!

Faça de tudo para facilitar o pagamento

A hora do pagamento é um dos momentos mais críticos para as taxas de conversão de uma loja virtual. É nessa hora que muitos clientes abandonam o carrinho. Por isso mesmo, você deve focar sua atenção bem aí! Primeira regra: facilite a vida do comprador, guiando-o pelos passos necessários para concluir suas aquisições. Funcionalidades como a compra em um clique podem ser muito bem-vindas nessa hora. Segunda regra: invista em alternativas. Quanto mais opções de pagamento forem oferecidas pelo site, melhor. Boleto bancário, cartão de crédito e depósito on-line são essenciais. Que tal oferecer também parcelamento?

Cultive o desenvolvimento constante

Por fim, é hora de compreender que, como tudo no mundo digital é dinâmico, não dá para dormir no ponto. Ao pensar em desenvolver o design para loja virtual, considere que ele está em constante evolução, de modo que você deve promover melhorias e adaptar novidades sempre que julgar interessante. Fique atento ao mercado, veja o que a concorrência está oferecendo para os usuários e pesquise até outros setores em busca de insights construtivos para seu e-commerce. Seja curioso, faça testes e não pare de pensar!

Essas são algumas das melhores dicas de design para loja virtual! Seguindo essa checklist, você consegue uma comunicação visual interessante e dá aos usuários uma experiência incrível de compra. E então, quais dessas atitudes você está pensando em adotar o quanto antes no seu e-commerce? Comente aqui e divida seus planos conosco!

Assista ao Escola Responde e veja mais dicas sobre foto e design:

 

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

8 dicas básicas de design para loja virtual
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.