As 17 maiores vantagens de um e-commerce
8 dicas básicas de design para loja virtual

7 pontos que devem ser analisados antes de abrir uma loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

Um mercado que fatura mais de 10 bilhões de reais ao ano e que tende a crescer ainda mais à medida que também cresce o número de usuários da internet: sim, estamos falando do universo e-commerce, segmento do mundo digital que mais tem atraído empreendedores e investidores nos últimos anos. No entanto, apesar de oferecer tantas oportunidades, é preciso tomar alguns cuidados antes de abrir uma loja virtual — afinal, não é porque a loja é digital que os prejuízos não serão reais!

Por isso, antes de sair orçando o desenvolvimento de um site com o primeiro programador ou web designer que encontrar pela frente, é bom ficar de olho nesses 7 pontos que separamos por aqui, que realmente podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio on-line. Quer saber quais são? Então vamos lá:

Estude amplamente o mercado

Não são poucos os empreendedores que têm ideias simplesmente sensacionais para seus negócios, prometendo revolucionar de vez o mercado, mas acabam falhando por não fazerem uma pesquisa de mercado que apontasse que elas realmente não eram mais do mesmo. Por isso, antes de colocar em prática qualquer que seja seu projeto, faça o dever de casa:

  • Pesquise a fundo sobre o mercado em questão;
  • Entenda quem são seus concorrentes (diretos e indiretos);
  • Procure saber como se comporta seu público-alvo;
  • Saiba como seu produto ou serviço é visto em sua região.

Feito esse estudo, é hora de pegar tudo o que foi levantado por aqui (isso se você ainda estiver disposto a seguir com sua loja virtual, claro), sentar com sua equipe e pensar em como colocar cada detalhe em prática da forma mais interessante possível.

Procure um insight matador

Termo bastante comum no mundo dos negócios e da comunicação, o insight está diretamente ligado às ideias — ou, mais precisamente, às ideias que fazem com que algo muitas vezes tradicional se torne diferente. Mas como efetivamente chegar a esse insight sobre seu negócio? Muita gente acaba esperando (ou até forçando) aquele momento brilhante, em que a genialidade brota. Mas, na prática, isso não existe.

O que sabemos que realmente funciona nesse caso é conversar com pessoas que tenham ideias alinhadas às suas, mas ao mesmo tempo diferentes das demais, procurando encontrar o melhor de cada lado. Pode-se, aí, passar a fazer pequenos testes sobre como essa mistura funcionaria no mundo real. Tudo isso, claro, antes de tentar trazer seus primeiros acessos para o site.

Cuide do lado físico da loja virtual

Vale esclarecer que não é porque sua loja é virtual que ela não precisa de uma estrutura física, ok? Por isso, antes de efetivamente começar a construir seu site, que tal encontrar o lugar ideal para estocar suas mercadorias, buscar os melhores parceiros para realizar as entregas e ainda planejar o que pode ser necessário caso a demanda cresça rapidamente? É importante estar preparado para começar com o pé direito.

Parta agora para o lado digital

Encontrou um designer bacana, com um precinho camarada para fazer seu e-commerce? Pois é melhor ver se esse profissional pode mesmo resolver seu problema! Pense que, para fazer um layout com foco em conversão, o profissional responsável pelo design da sua loja precisa entender tanto de estética quanto de usabilidade e experiência do usuário. E isso porque estamos falando apenas do designer!

Também é preciso ter um bom profissional (ou até uma equipe inteira) de programação que saiba escrever um código limpo e rápido para que suas páginas funcionem em qualquer tipo de dispositivo e não demorem para carregar. Afinal, a média de tempo que um usuário costuma esperar para ver uma página on-line é de meros segundos! Passou disso, ele provavelmente vai para o concorrente. Por tudo isso e muito mais, antes de abrir sua loja virtual, encontre uma solução que resolva também esses pontos de forma simples e eficaz.

Evite economizar com o servidor

Não importa se sua loja virtual receberá mil ou 1 milhão de visitantes por mês: ela deve estar preparada para aguentar a demanda e, como dissemos no tópico anterior, carregar tudo rapidinho para o usuário. Por isso, nem sequer pense em hospedar sua loja virtual em qualquer servidor por aí, viu? Procure aqueles que já têm experiência no assunto e que comprovadamente dão conta do recado.

Planeje as ações de marketing para a estreia

Até aqui tudo bem: você já sabe como vai ser seu negócio, sabe como é o público-alvo, tem o melhor design e o melhor servidor do mercado. Mas já pensou em como divulgar sua loja virtual pela internet afora? Não? Antes de qualquer coisa, então, separe também a verba de marketing digital. Planeje ações em redes sociais, crie vídeos, tire fotos de qualidade e invista em posts patrocinados. Lembre-se de que o que importa agora é falar com o máximo de pessoas possível. Para isso, é necessário gastar um pouco mais.

Construa sua imagem

Por último (mas não menos importante) precisamos falar sobre a construção da imagem do seu e-commerce no mercado. Tudo bem que é preciso pagar as contas e realizar vendas, mas para isso é necessário que o público conheça sua empresa, saiba qual é sua experiência e por que ele pode confiar no seu negócio. Aí, além de contar com um bom design e um site que funcione, é preciso também investir no famoso inbound marketing, ferramenta importantíssima para construir sua marca e transformar os visitantes do seu e-commerce em clientes. Tudo em seu tempo e na medida certa.

Pronto! Agora você já viu praticamente tudo o que precisava saber antes de abrir uma loja virtual. Por isso, nada de deixar a pesquisa de lado, tampouco o design e a programação na mão daquele seu sobrinho expert na internet! Invista tempo e dinheiro agora, antes de colocar qualquer página no ar, para evitar perder todo esse esforço mais tarde, certo?

Só não se esqueça de um último detalhe: deixar seu comentário nos contando o que achou! E aproveite para compartilhar alguma dúvida restante sobre o tema aqui mesmo!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

7 pontos que devem ser analisados antes de abrir uma loja virtual
Avalie esse artigo!

One thought on “7 pontos que devem ser analisados antes de abrir uma loja virtual



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *