Quais foram as maiores tendências do comércio eletrônico em 2016?
Como aumentar o tráfego orgânico da sua Loja Virtual em 7 passos

7 características que todo empreendedor digital deve ter

Publicado em: • Última Atualização:

A internet é um terreno extremamente fértil para quem deseja conquistar sua tão sonhada estabilidade financeira, sabia? Para isso acontecer, porém, é imprescindível ser um verdadeiro empreendedor digital. É isso mesmo: há diferenças entre o empreendedor do mercado on-line e o empreendedor do universo off-line! São características muito singulares que, quando incorporadas, são capazes de colocá-lo no seleto grupo dos que faturam alto com vendas na web.

Você quer ser um deles? Será que já tem o que é preciso? Pelo sim ou pelo não, confira neste post 7 das principais características dos empreendedores digitais e se prepare para dar boas-vindas ao sucesso!

1. Criatividade à flor da pele

Acredite você ou não, a competitividade do comércio on-line é ainda mais acirrada que a do mundo off-line. Afinal de contas, os concorrentes não estão somente nas proximidades. Na web, a competição pode estar a milhares de quilômetros, literalmente do outro lado do globo! Nesse caso, a pergunta que surge é: como um empreendedor consegue se destacar no meio da multidão?

Um dos principais atributos que garantem o sucesso digital é a criatividade. Apenas uma mente imaginativa consegue oferecer o diferencial necessário para não virar mais do mesmo. É justamente a inovação que faz com que as empresas digitais cresçam e apareçam.

Se sua experiência de compra não é diferente de alguma forma, como você vencerá a concorrência? Lembre-se de que os consumidores modernos são atraídos pelas empresas que sabem encantá-los. Para isso, é fundamental que o empreendedor digital adicione doses cavalares de criatividade a tudo o que faz.

2. Sede por conhecimento

Identificou-se com a explicação do nosso primeiro tópico? Ótimo! Mas fique atento: por mais que você seja cheio de ideias, não conseguirá ir muito longe se não souber como aplicá-las da maneira correta. Para aproveitar os benefícios da criatividade, portanto, o caminho mais seguro é a capacitação constante.

O detalhe é que se manter atualizado vai muito além de simplesmente acompanhar as notícias do setor em que atua. Nesse quesito, é primordial que você sempre busque mais informações sobre empreendedorismo, seja por meio de cursos, seminários ou até conversando com quem está no mesmo barco.

Essa atualização permitirá, ainda, que você identifique necessidades com antecedência, usando esse conhecimento para impulsionar seu negócio. Se uma pesquisa revela que muitas pessoas ainda têm receio de comprar acessórios on-line, por exemplo, que tal incluir depoimentos de clientes já atendidos por sua loja para quebrar esse gelo dos consumidores?

3. Envolvimento completo

É claro que se você está lendo este post é porque está inteiramente envolvido com o negócio, certo? No entanto, o que queremos destacar aqui é a importância da participação no aspecto burocrático inerente a qualquer empreitada comercial. Muitos empreendedores iniciantes acreditam que a vida on-line é mais sossegada, que não é necessário fazer planejamentos ou mesmo networking. Grande engano!

Um empreendedor digital precisa saber para onde seu negócio está indo. Para tanto, deve ter metas estabelecidas, definir qual é a proposta da loja, otimizar as ações de marketing digital e construir uma rede de contatos sólida, com empresas fortes no ramo. A lógica não tem mistério: quanto maior é sua participação na loja, maiores são as chances de vê-la ganhando notoriedade na web!

4. Engajamento inabalável

A trajetória rumo ao sucesso no e-commerce é cheia de altos e baixos. Então não se engane: mesmo que você tenha ideias inovadoras e se especialize, ainda assim encontrará dificuldades. E pode ter certeza que isso aconteceu ao menos uma vez com todos os empreendedores digitais de sucesso.

Apesar disso, eles conseguiram seguir em frente porque acreditavam no potencial do seu negócio e estavam comprometidos com os objetivos da empresa. Pode acreditar: foi esse engajamento inabalável que os fez chegar aonde chegaram.

5. Resiliência permanente

Se a vida real já não é um mar de rosas, então por que a realidade virtual deveria ser? Um empreendedor digital sabe muito bem disso e, por esse motivo, pratica a resiliência 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.

Tudo bem que ninguém gosta de errar, mas esses momentos podem trazer ensinamentos valiosos. Imagine que você definiu um preço muito acima do praticado pela concorrência para determinado produto, por exemplo. Ao perceber os impactos no rendimento, faz uma pesquisa interna e descobre que se baseou no preço de custo — que é um dos erros mais frequentemente cometidos na precificação de produtos. Como você saberia disso se não tentasse?

O segredo está em aprender com o próprio erro. É importante não se deixar abater pelos percalços, manter a disciplina e continuar engajado no propósito que o levou a investir no comércio on-line.

6. Dose de ousadia

Ver os resultados aparecerem pode trazer um pequeno (mas perigoso) problema: o comodismo. Se as vendas aumentaram como o esperado, então é hora de pisar no freio, certo? Errado! Quem gerencia uma empresa 3.0 valoriza a inovação, lembra?

Assim, da finalização do pedido ao pós-venda, cada etapa tem que ser estruturada e aproveitada ao máximo. Por isso, é preciso ter ousadia para sair do lugar-comum e garantir que seu negócio tenha sempre um diferencial a mais.

7. Visão macro

Trata-se de uma extensão do engajamento inabalável. É essencial que um empreendedor digital seja um profundo observador em grande escala, abrangendo tanto seu mercado de atuação quanto a economia em geral. Isso porque as oportunidades e ideias podem surgir em qualquer segmento, mesmo quando eles não têm relação direta com sua área.

Por essas e outras é que um dos segredos para vencer no comércio on-line é ter um radar para detectar novidades, onde quer que elas apareçam. Um empreendedor digital tem a autoconfiança e a independência necessárias para separar o joio do trigo, selecionando no mercado as práticas que podem efetivamente contribuir para a obtenção de vantagens competitivas.

O resultado de uma empresa 3.0 é diretamente proporcional ao empenho e à dedicação de quem gerencia o negócio. Se você chegou até aqui, então já está com meio caminho andado para começar sua empreitada virtual com o pé direito! Agora é só desenvolver as características que descrevemos para se transformar em um empreendedor digital campeão!

E aí, gostou do nosso post? Siga nossos perfis no Facebook, no LinkedIn e no Twitter para ter sempre conteúdos relevantes ao alcance de um clique!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

7 características que todo empreendedor digital deve ter
1 (20%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *