6 motivos para investir no mercado de moda fitness em uma loja virtual

Para muitos brasileiros, voltar a malhar é uma das maiores metas do ano novo. No entanto, para outros, passar algumas horas por dia na academia já faz parte do cotidiano.

Considerado um dos maiores mercados fitness do mundo, o Brasil é hoje um prato cheio para os empreendedores que desejam investir nesse segmento — principalmente aqueles que planejam apostar em uma loja virtual de moda fitness.

Quer saber um pouco mais a respeito disso? Então continue a leitura!

Antes de tudo, é preciso se interessar pelo tema

Primeiro, é importante entender uma coisa: é muito mais fácil lucrar com o mercado de moda fitness quando você tem real interesse por ele.

Por exemplo: com a prática de exercícios você acaba descobrindo como um determinado tipo de roupa pode ajudar (ou atrapalhar) durante a execução dos movimentos.

Outro ponto é que, ao procurar esse tipo de produto, também é possível descobrir com que facilidade ele é encontrado, qual é a qualidade de determinada marca e qual é o número de players do mercado para cada peça.

Vale lembrar que as demandas desse mercado, antes de serem supridas, são apresentadas no dia a dia das academias. Por isso, nada melhor do que ficar de olho nelas antes de serem resolvidas por algum concorrente.

Motivos para apostar em uma loja virtual de moda fitness

Você já tem interesse por esse tema e malha todos os dias, mas ainda não sabe se vale a pena investir em uma loja virtual de moda fitness? Então fique de olho nos 7 motivos que separamos a seguir para você apostar de vez nesse segmento.

A preocupação do brasileiro com o corpo

O brasileiro sempre teve muito cuidado e atenção com o corpo e a estética.

Só para se ter uma ideia, de acordo com os dados da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), somente em  2016 foram realizadas 839.288 cirurgias estéticas no país — como lipoaspiração, implante de silicone e ritidoplastia. E não é só isso.

Segundo uma outra pesquisa, realizada pela Nielsen/IBOPE, mesmo durante a crise as pessoas endividadas gastaram cerca de 7,4% a mais com produtos de beleza. Tudo em prol de levar para casa aqueles mesmos produtos que antes só eram consumidos em salões de beleza.

O mercado de academias no Brasil

No segmento de academias a saúde do nosso mercado também vai bem.

Hoje, o Brasil é o segundo maior mercado de academias do mundo, com quase 32.000 unidades — ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, é o décimo em faturamento, somando mais de 2,4 bilhões de dólares em vendas.

Por fim, é bom saber que o setor já representa cerca de 8% do total de franquias no país.

Público bastante presente em redes sociais

Tirar foto fazendo pose na frente do espelho e depois postar nas redes sociais não é nem de longe uma ação exclusiva da quem frequenta a academia. No entanto, por causa de duas características específicas, esse público costuma dividir um pouco mais seu dia a dia fitness dentro das redes sociais: a busca por motivação e o compartilhamento de resultados.

Como nem todo mundo conta com um parceiro de academia — ou tem força de vontade suficiente para vencer os primeiros meses de treino —, os check-ins e publicações podem servir como incentivo para continuar. Algumas redes sociais, como a Fitocracy, surgiram justamente para isso.

Gostando do conteúdo?

Nosso robô inteligente pode recomendar conteúdos especificos para você.
Clique aqui e aprenda como dar o próximo passo no e-commerce!

Agora, quem já malha ou pratica esportes rotineiramente pode utilizar mais as redes sociais para compartilhar seus resultados, até como forma de comparação com os de outras pessoas — o que acontece em aplicativos como o Endomondo.

O lado bom é que, como já mostramos aqui, fazer o gerenciamento completo das redes sociais de uma loja virtual não é uma tarefa tão complicada quanto parece.

O investimento em roupas especiais

Investir em uma loja virtual de moda fitness é um pouco diferente de investir em um loja virtual de moda convencional.

No caso do universo fitness, o tipo de vestuário pode impactar diretamente na performance da pessoa que pratica os exercícios. Por exemplo: roupas de compressão podem evitar o desperdício de energia na contração muscular, assim como roupas leves podem melhorar os movimentos e reter o suor.

Além disso, em um país onde tantas pessoas frequentam a academia pouco antes ou depois do trabalho, torna-se necessário investir em um tipo de roupa que possa ser utilizada no trajeto de um lugar para o outro ou até mesmo ao longo do dia.

Uma boa ideia é conferir os artigos que já publicamos aqui no blog a respeito do segmento de moda para e-commerce.

Mercado externo

Uma das dicas que o SEBRAE já deu para o segmento de moda fitness brasileiro é apostar no mercado externo.

Países como Chile e Estados Unidos têm importado cada vez mais produtos de malha do Brasil, principalmente por causa do valor do real frente ao dólar.

Logo, investir em formas de vender para fora com ajuda do e-commerce pode ser uma ótima pedida para os empreendedores.

Grandes marcas já lucram com isso

Para que o esquema de omnichannel funcione corretamente, grandes nomes — como a Nike — investem em aplicativos e lojas virtuais que conversem entre si para entregar os melhores preços e produtos de moda fitness para o seu público.

Todo esse trabalho acaba resultando em um ótimo retorno para a empresa. Por meio de sistemas integrados, como o Nike+ Run Club, é possível ter uma ótima retenção de clientes e obter diversas informações a respeito de seus hábitos de compra.

Um ótimo exemplo a ser seguido, principalmente para quem deseja lucrar com lojas físicas e virtuais.

Como você viu por aqui, o público brasileiro é bastante consumista e interessado no mercado de beleza e saúde. Por isso, não faltam bons motivos para você criar uma loja virtual de moda fitness. Que tal colocar essa ideia em prática agora mesmo?

Curtiu o nosso post? Então assine a nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de e-mail muito mais conteúdo a respeito do mundo dos e-commerces.

Curtiu? Compartilhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

x

Olá, posso recomendar conteúdos selecionados para você que te ajudaram a progredir mais rápido no e-commerce!

3
Recomendador