6 livros de empreendedorismo que vão te inspirar

Criar um negócio do zero ou investir em qualquer outro empreendimento não é uma tarefa fácil. É preciso muito planejamento, organização e, […]

Criar um negócio do zero ou investir em qualquer outro empreendimento não é uma tarefa fácil. É preciso muito planejamento, organização e, principalmente, conhecimento. No mundo, existem pessoas que já passaram por diversas situações, tanto positivas quanto negativas, e contam suas histórias em livros de empreendedorismo.

Por mais que você não siga as dicas que estão nesses livros, é muito importante investir em novos conhecimentos e ter uma inspiração para alcançar o sucesso desejado. Com novas leituras, é possível encontrar soluções para problemas que você está passando ou ainda vai passar.

Neste post, vamos mostrar 6 livros de empreendedorismo que vão inspirar você. Confira!

1. A estratégia do oceano azul

O livro escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne foi publicado em 2005 e é praticamente uma leitura obrigatória para gestores e empreendedores modernos. A obra transmite um conceito sobre propor uma estrutura organizada e identificar experiências diferenciadas para implementar no seu negócio ou em qualquer outro mercado.

A criação de novos espaços e oportunidades é um dos focos principais do livro. Pensar “fora da caixa”  e encontrar uma solução diferenciada são tarefas que podem ser complicadas para algumas pessoas, mas podem ser trabalhas e exercitadas. A obra mostra essa nova forma de pensar essas estratégias de novos negócios que sejam lucrativos e tenham demanda.

O chamado “oceano azul” pode ser definido como um mercado com grande potencial e que ainda não foi explorado. Então, o livro “A estratégia do oceano azul” tenta mostrar que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar um diferencial competitivo que atraia consumidores e proporcione novas experiências para eles.

2. Sonho grande

O livro foi escrito pela brasileira Christine Correa, que é jornalista, escritora e palestrante, especializada em negócios e gestão. A obra “Sonho Grande” conta as experiências e os caminhos até o sucesso dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos da ABInbev, Lojas Americanas, Burger King e Kraft Heinz.

Lançado em 2013, o livro narra como os 3 empresários “revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo”. Com ensinamentos sobre ambição, negócios, empreendedorismo e gestão de equipes, “Sonho grande” logo figurou entre na lista de best sellers de não ficção no Brasil.

A obra traz diversas experiências vividas pelos empresários e mostra como conseguiram transformar empresas totalmente desacreditadas em grandes marcas do mercado mundial. O estilo de gestão que eles implantaram é detalhado a todo momento no livro. Além disso, esquemas de meritocracia e corte de custos também estão entre os assuntos mencionados.

3. Geração de valor

Alcançar o sucesso não é uma tarefa fácil para ninguém. Porém, segundo Flávio Augusto, autor de “Geração de valor”, o “sucesso é uma ciência exata que qualquer um pode aprender”. A obra é uma ótima opção para os empreendedores que precisam de inspiração e conhecimentos sobre cases de sucesso no mundo corporativo.

Considerado um dos líderes mais prestigiados do Brasil, Flávio conseguiu reunir em seu livro diversos textos e imagens que provocam uma sensação de urgência empreendedora nos seus leitores. Ele mostra como as pessoas são ensinadas e estimuladas, desde pequenas, a buscar segurança econômica e profissional, e não uma liberdade.

O livro mostra que é possível criar um negócio novo, se diferenciando e conquistando uma liberdade. Flávio criou o projeto Geração de Valor e passou a difundir seus conhecimentos no Facebook, Twitter, YouTube e em um blog. Com isso, inspirou inúmeros empreendedores a investirem de maneira correta e planejada em seus negócios.

4. Dobre seus lucros

Para empreendedores que querem adquirir mais conhecimento e saber dicas sobre produtividade, cultura empresarial, corte de custos e vendas, este livro é uma das melhores opções. Escrito por Bob Fifer e lançado em 2014, “Dobre seus lucros” analisa a necessidade de oferecer oportunidades, treinamentos e apoio para que seus colaboradores cheguem ao topo também.

A obra mostra como o aumento da produtividade dos funcionários pode alavancar as vendas do seu negócio e melhorar a sua imagem perante o mercado. Nesse sentido, Bob Fifer reflete, por exemplo, a necessidade de uma reunião durar 4 horas, quando poderia durar apenas 1, como podemos analisar os custos estratégicos e não estratégicos, entre outros fatores.

5. Do Zero a Um

O livro “De Zero a Um: o que aprender sobre empreendedorismo com o vale do silício” foi escrito por Peter Thiel, um dos maiores investidores de risco do mundo, acionista do Facebook e co-fundador do Paypal. A obra conta com diversos conhecimentos sobre as consequências positivas do progresso econômico por meio do monopólio e não da competição.

Com algumas críticas ao ecossistema competitivo do mundo corporativo, o livro analisa como os monopolistas dispõem de mais tempo para cuidar de seus colaboradores e suas finanças com mais planejamento. Isso ocorre principalmente pelo fato de eles não precisarem se preocupar em concorrer com ninguém. Com a ideia de que o “monopólio promove o progresso”, a obra é uma ótima opção de leitura.

6. Pai rico, pai pobre

Esse é um daqueles livros obrigatórios para os empreendedores e outros profissionais, independentemente de qual seja a área. Escrito por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, “Pai rico, pai pobre” tem como principal objetivo mostrar como buscar independência financeira por meio de uma boa gestão do seu dinheiro ou construção de um negócio próprio.

A tarefa de empreender fica muito mais complicada quando o gestor do negócio não sabe o que fazer ou onde aplicar o seu dinheiro. Por isso, a obra compartilha dicas valiosas sobre educação financeira e alguns caminhos que podem ser tomados para resolver problemas relacionados ao dinheiro. Com muitas dicas teóricas, é uma leitura bastante indicada para os empreendedores.

O empreendedorismo é uma área que requer muito planejamento e organização. É fundamental buscar conhecimento sobre o mercado em que você está atuando, novas especializações, novas tecnologias e maneira de gerir um negócio. Livros de empreendedorismo podem não trazer uma solução imediata para o sucesso do seu negócio, mas contam sobre experiências positivas e negativas de quem está no topo do mercado atualmente.

Curtiu nossas dicas de livros sobre empreendedorismo para inspirar você? Então adquira mais conhecimento e baixe agora mesmo o e-book “Gestão de e-commerce para tornar o negócio competitivo“.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário