O que é e como funciona um Intermediador de Pagamento?
Análise SWOT para e-commerce: o que é, como funciona e por que fazer?

Confira 6 dicas para preparar seu e-commerce para o dia das mães

Publicado em: • Última Atualização:

Todo o empresário sabe que datas sazonais são muito importantes para qualquer e-commerce, uma vez que é possível reduzir o estoque parado, aumentar o giro de produtos e garantir maior receita para suprir meses com poucas vendas. No dia das mães, não seria diferente, não é mesmo? A data, que é comemorada nos segundo domingo de maio, deve ser bem planejada a fim de garantir bons resultados.

Em 2019, a intenção de compra nessa data cresceu 9%, e podemos esperar uma boa movimentação em 2020. Para isso, é necessário estar preparado, já que um aumento significativo de compras exige que o varejista saiba calcular bem a demanda, pedir produtos a fornecedores com antecedência, criar campanhas de marketing e preparar a equipe pós-venda.

Desse modo, separamos neste post as principais dicas para você preparar seu e-commerce para o dia das mães. Se não quiser perder nenhum detalhe, continue a leitura conosco. Vamos lá?

1. Conheça seu público-alvo

Conhecer seu público-alvo é o primeiro passo para que qualquer venda aconteça. Ou seja, é através de uma análise do perfil do seu consumidor que você conseguirá determinar a forma de se comunicar, principais produtos a serem destacados, estilos de cores etc.

Uma forma bastante eficiente de traduzir o melhor perfil do consumidor é fazendo o desenho de sua persona. Através dela, é possível entender suas dores, necessidades, hobbies e outras características que podem turbinar sua estratégia de vendas.

Caso não saiba como preparar a sua persona, não se preocupe! Contamos com um conteúdo sobre Personas que vai te ajudar muito, garantindo qualidade e eficácia!

2. Prepare o layout de sua vitrine virtual

O trade marketing é bastante conhecido em lojas físicas, onde as empresas investem em vitrines para chamar a atenção dos consumidores. No entanto, e-commerces também devem prestar atenção em sua vitrine virtual, que nada mais é do que a primeira página de seu website. Você pode investir em banners automáticos coloridos e que mostrem promoções ou que apresentem produtos novos, por exemplo.

Lembre-se de que hoje o consumidor é muito dinâmico e não gosta de perder tempo. Desse modo, você deve captar sua atenção de modo que o leve a realizar uma compra ou seu algum objetivo de negócio.

3. Faça promoções

O brasileiro gosta de promoções e isso não é mistério para ninguém, não é mesmo? Mas você pode fazer disso algo bom para o seu negócio, além de atrair novos consumidores e aumentar as vendas. Algumas promoções podem reduzir parte do preço de produtos que estão parados no estoque, por exemplo, ou incentivar a venda casada com um valor menor de outro produto complementar.

Ou seja, é possível usar a criatividade e criar diferentes opções de promoções relevantes para seus consumidores e também para seu negócio.

4. Prepare campanhas de marketing

De nada adianta pensar em promoções e preparar todo o visual do seu e-commerce se você não comunica isso ao seu cliente. O marketing é uma poderosa ferramenta para conseguir captar novos consumidores, seja através de uma promoção, do seu produto ou da forma como comunica.

Uma boa campanha de marketing, no entanto, deve ser bem planejada. Além de se usar um cronograma com todos os entregáveis, é necessário acompanhar os resultados e anotar os principais KPIs (indicadores de performance).

No cronograma, deve haver a elaboração da campanha, ou seja, tudo o que quer ser abordado nela. Após isso, deve ser anotado o prazo de cada tarefa como: o que será comunicado, como será comunicado, qual mídia será utilizada, quais estratégias serão utilizadas, como será medido o resultado e os objetivos da campanha.

Lembre-se de que, nesse trabalho, é utilizado o que falamos lá em cima a respeito das personas. É sua oportunidade de personalizar a forma como abordará o consumidor e entregar uma campanha que realmente seja eficiente.

Quando a campanha é bem planejada, é possível fazer tudo dentro do prazo e ainda analisar todas as principais métricas para melhorar pontos que podem ser utilizados no próximo ano ou numa próxima data sazonal importante que exija esforços de marketing.

5. Tenha estoque de produtos com maior saída

O estoque pode definir o sucesso ou o fracasso de suas vendas no dia das mães. O motivo? Com uma quantidade de estoque bem calculada, é possível garantir as vendas sem sobrar muitos produtos. É importante ressaltar que estoque parado representa custo e, por isso, empresários devem saber como calcular corretamente a média de produtos a serem vendidos.

Se você possui um histórico de vendas, pode utilizar a média vendida no ano anterior e multiplicá-la pelo valor esperado este ano para fazer uma previsão de vendas. Por exemplo, se seu e-commerce vendeu 10.000 produtos e a expectativa para este ano é de 3% a mais, é necessário comprar 300 itens a mais.

6. Tenha uma equipe pós-venda

Ter uma equipe de pós-venda e treiná-la da forma correta é essencial para garantir um bom atendimento ao consumidor. Hoje, o pós-venda é uma das áreas mais importantes e responsáveis que ajudam na retenção e fidelização do cliente.

É nesse momento que o consumidor pode tirar dúvidas, resolver problemas, comprar novamente etc. Por isso, é importante que os colaboradores estejam bem treinados para um suporte rápido e eficiente, seja ele online ou não, gerando satisfação com quem está entrando em contato.

Viu como é importante preparar seu e-commerce para datas sazonais como esta? Através de um bom planejamento, é possível aumentar as vendas, executar as campanhas de marketing de forma correta e não perder prazos com fornecedores.

Por isso, para garantir que seu e-commerce bombe no dia das mães, vale recapitular as nossas dicas:

  • conheça bem seu público-alvo;
  • prepare sua vitrine virtual;
  • faça promoções;
  • prepare campanhas de marketing;
  • garanta um bom estoque com os produtos de maior giro;
  • treine bem a equipe responsável pelo atendimento pós-venda.

Assim, além de garantir boas vendas no dia das mães, você também atrairá novos clientes para o negócio, podendo inclusive usar estratégias de fidelização para outras datas importantes.

Se você gostou desse artigo e quer continuar atualizado no mundo do e-commerce, baixe nosso e-book com dicas para criar promoções eficientes para lojas virtuais!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Confira 6 dicas para preparar seu e-commerce para o dia das mães
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *