Tendências do e-commerce: conheça as novidades para 2022 e como destacar sua loja virtual

O ano começou e nada melhor do que planejar quais serão nossas ações para alcançar nossos objetivos durante todo o ano, não é mesmo? Quer saber o que vai bombar no setor de e-commerce em 2022? Confira essas super tendências!

O setor de e-commerce está em uma evolução constante no Brasil desde o ano de 2020. Milhões de consumidores aderiram às compras online e temos certeza de que esse sucesso está apenas começando.

É evidente que com todo esse destaque, as vendas online têm chamado muita atenção e o que não vai faltar neste ano, é concorrência. 

Afinal, o que fazer para se destacar em 2022? 

Neste artigo, eu vou te apresentar as maiores tendências deste ano, são dicas incríveis para você investir e gerar uma maior autoridade da sua marca.

Milhões de pessoas comprando através da internet

Vamos falar de números? O 44º Relatório da Webshoppers, por exemplo, afirma que mais pessoas estão aderindo cada vez mais às compras online.

Ou seja, cerca de 6,2 milhões de pessoas estão conectadas comprando, isso quer dizer que, além de muitas oportunidades, o sucesso do e-commerce também trouxe muita disputa entre as lojas online.

Tendências 2022 para se destacar da concorrência

Muitas lojas, nem mesmo tinham presença online em anos anteriores. Hoje em dia, grande parte já fazem parte desse universo, e ainda há as novas empresas, que já são abertas no novo modelo de negócio todos os dias.

Dessa forma, é necessário se reinventar e planejar novas estratégias para conquistar novos clientes e claro fidelizar os consumidores que já compram com você.

Não é um caminho fácil, porém com muito estudo, dedicação e investimento em novas ideias você conseguirá se destacar da concorrência. Portanto, anote as maiores tendências de mercado que prometem bombar neste 2022.

Live commerce

A tendência se popularizou no Brasil em 2021, com grandes marcas aderindo à modalidade de venda assistida.

 A apresentação de produtos por meio de Lives, promete ser ainda mais influente neste ano de 2022.

Por isso, para se destacar em meio a tantas lojas online, invista neste modelo de vendas sem medo!

Live commerce: como estruturar a sua Live Shop para vender ao vivo? Aprenda tudo, com este material inédito!

Uma pesquisa recente realizada pela Wyzowl , afirma que cerca de 96% dos usuários gostam de assistir vídeos explicativos sobre algum tipo de produto ou serviço. 

Além disso, 84% das pessoas garantiram se sentir mais confiante para adquirir um determinado produto/serviço após assistir um vídeo da marca, por exemplo.

A pesquisa revela ainda, que 66% das pessoas preferem se informar sobre um produto através de vídeos. 

Utilização de super Apps 

Um estudo realizado pela Smart Insights, revela um dado interessante sobre a preferência dos usuários na internet.

Hoje, mais da metade de todo o tráfego da web vem de dispositivos mobile, e é provável que esse número aumente cerca de 25% até 2025.

Os super apps, como são chamados, se tornaram indispensáveis na vida de muitas pessoas, já que facilitam o caminho de quem precisa realizar pagamentos, fazer compras ou utilizar serviços diversos, por exemplo.

Dessa forma, é necessário investir em um e-commerce que possa proporcionar uma ótima experiência ao usuário, também através do celular. 

Vendas pelo celular: como alcançar os clientes mobile e vender mais.

Uso de experiências 3D

Ao comprar online, você provavelmente já se deparou com dificuldades para entender a real proporção de um produto, não é mesmo?

Esse problema comum, possivelmente faz com que muitos consumidores desistam de realizar suas compras online, por exemplo.

Então, pensando em uma  solução para este problema, investir em modelos 3D que demonstram melhor o produto, por exemplo, seria uma ideia assertiva para tornar a experiência de compra mais interativa.

Empresas, principalmente do setor de moda, só têm a ganhar investindo nessa ideia.

Afinal o uso de modelos de roupas tridimensionais com aspecto realista, por exemplo, iriam diminuir muito a taxa de devolução de produtos, pois auxilia o cliente a fazer escolhas mais assertivas.

Quer abrir um negócio em 2022?  Confira nossa live: Moda no E-commerce: fature alto vendendo roupas online (Conteúdo gratuito e exclusivo).

Portanto, essa será uma tendência muito forte para os próximos anos, se acentuando ainda mais neste 2022.

Voice Commerce

Buscas por voz, já é um recurso muito usado por muitos consumidores.

Dessa forma, estudos recentes demonstram que 23% dos consumidores brasileiros já utilizam o recurso de voz para realizarem suas compras online, por exemplo.

Ou seja, estima-se que em 3 anos, provavelmente 40% das transações serão realizadas por meio desses comandos de voz.

Dessa forma, é necessário que os e-commerces se preparem para este tipo de pesquisa, já que até mesmo assistentes virtuais como Alexa, por exemplo, poderá entrar em apps de compra após um comando.

Portanto, é muito necessário se adaptar às pesquisas por falas.

Marketing personalizado

É cada vez mais importante, fornecer uma experiência de compra personalizada para os seus clientes.

Pensando nisso, oferecer promoções ou produtos baseados em dados irá se popularizar ainda mais este ano.

Este estudo foi realizado pela  PwC que afirma ainda, que ofertas baseadas no perfil e histórico do consumidor serão conhecidas como marketing hiper personalizado.

Contudo, é necessário frisar, que esse tipo de marketing precisa de autorização do usuário. Afinal, é preciso esse cuidado para acessar e manipular essas informações dentro das normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Dúvidas sobre LGPD? Confira nosso artigo mais completo sobre o assunto! 

LGPD e e-commerce: saiba como se adaptar às exigências desta legislação.

Entrega super rápida

Não há como negar que as empresas têm investido cada vez mais na entrega de seus produtos.

Afinal, a agilidade na entrega é um dos fatores mais importantes na tomada de decisão dos consumidores. 

Dados do Mercado Pago, por exemplo, afirmam que 53% dos consumidores que abandonam seus carrinhos de compras, são motivados pelo preço do frete e prazo de entrega.

Em 2021, teve início um movimento que ficou conhecido como “corrida da entrega rápida”.

A disputa entre os maiores marketplaces do país em busca de quem oferecia a melhor entrega, movimentou o mercado e quem ganhou com tudo isso, foi o cliente que pode aproveitar as melhores condições disponíveis.

E-commerce para terceira idade

Não é de hoje que o perfil do consumidor tem mudado drasticamente. Engana-se  quem pensa que as compras online são somente para os jovens, por exemplo.

Uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, afirma que em 2020 cerca de 85% dos idosos conectados à internet a utilizaram para pesquisar sobre algum produto de seu interesse. Destes, 75% realmente adquiriram algo online, logo após essas buscas.

Por isso, neste ano, é essencial que as empresas deem um pouco mais de atenção para esta faixa etária tão carente de bons produtos.

 E acredite, eles realmente compram e muito!

Dúvidas de quais produtos investir no seu e-commerce para atrair e conquistar o público da terceira idade? Confira nosso guia completo: Produtos para idosos: como aproveitar essa tendência e conquistar o público da terceira idade.

Assinaturas e programas de fidelidade

2022 promete ser um ano de muita venda para o e-commerce brasileiro. Por outro lado, o que fazer com esse cliente após a venda? É evidente que não podemos deixá-lo desamparado.

Dessa forma,  investir em um ótimo pós-venda e trabalhar para fidelizar esse cliente deve ser prioridade de toda empresa.

Lembrando que com o aumento da concorrência entre os e-commerces, a disputa para oferecer o melhor programa de fidelidade será disputada e se manterá no topo quem saber conquistar esse cliente.

Sustentabilidade 

Questões de sustentabilidade estão cada vez mais em pauta hoje em dia. Pensar de que forma sua empresa poderá contribuir para o equilíbrio entre o consumo e a natureza, trará diversos benefícios.

Muitos consumidores buscam marcas que sejam alinhadas com os valores sustentáveis, por isso, se sua empresa ainda não aderiu a esse movimento tão importante, é o momento para rever conceitos e investir em soluções desse tipo.

Dúvidas sobre sustentabilidade no e-commerce? Confira tudo neste post: Sustentabilidade no e-commerce como fazer do jeito certo!

Então, anotou essas dicas para investir neste 2022? Temos certeza que será um ano de muito sucesso e vendas, você só precisa seguir o passo a passo, boa sorte!

Para mais dicas, nos acompanhe em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário