4 melhorias para seu e-commerce vender ainda mais!

O e-commerce, como sabemos, não para de crescer. Uma pesquisa feita pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostrou que somente no […]

O e-commerce, como sabemos, não para de crescer. Uma pesquisa feita pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostrou que somente no ano de 2020 o e-commerce cresceu cerca de 18%, dando um faturamento de 106 Bilhões de reais.

Já outra pesquisa feita pela Forbes em 2018, revelou que o Brasil está entre os Top 10 países com maior receita de e-commerce por usuário. Deste modo, perdendo apenas para os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, China, Espanha, Itália e México. 

E com certeza, esse mercado vai ampliar cada vez mais, desse modo ganhando novos clientes dia após dia. Por conta disso, muitos lojistas estão ficando muito interessados nessa grande oportunidade de crescer. É isso já é um fato, só para você ter uma ideia, pelo menos 10 mil novas lojas virtuais são abertas todos os meses. 

Entretanto, somente uma parcela pequena dessas lojas irão conseguir vender muito na internet e continuar crescendo nesse mercado promissor. Se você quiser estar nessa parcela, você precisa seguir esses 4 pontos para vender mais, que são:

1 – Conheça o seu cliente ideal

Quando falamos de estratégias de marketing e de vendas, conhecer o seu cliente ideal é de extrema importância. Pois, possibilita entender como ele age, o que busca e quais são os produtos que realmente o interessa ou que esteja procurando. 

Muitas lojas não sabem o que fazer, ficando travadas, não conseguindo avançar, porque não sabem como podem conhecer e principalmente entender melhor seus clientes. De acordo com o último levantamento feito pelo IBGE em 2012, 60% das empresas abertas no Brasil quebram em menos de 5 anos. Então se você quer conhecer bem os seus clientes, garantindo uma demanda maior de vendas, siga essas formas, para não ficar de fora: 

  • No Google Analytics, analise bem a audiência da sua loja virtual e segmente quem realmente realizou uma compra, entendendo melhor quem é e principalmente como o usuário se comportou dentro do seu site. 
  • Após a entrega do produto, envie uma pesquisa ou peça um feedback do cliente com o intuito de saber onde você pode melhorar.
  • Utilize as redes sociais da sua empresa, para olhar informações dos seus seguidores, como, por exemplo: no Instagram e no Facebook, isso sem dúvidas te ajudará a ter uma boa base, inclusive utilize as enquetes do Instagram para compreender melhor a sua audiência.
  • Tente também descobrir outras informações, pois com todas essas formas você conseguirá conhecer bem a sua audiência, e poderá criar conteúdos e promoções mais personalizadas com a necessidade e sonhos dos seus potenciais clientes.

2 – Atraia ainda mais pessoas para a sua loja virtual

Um e-commerce necessita fazer vários esforços para realizar um volume de acessos cada vez maior. Portanto, conhecer bem o seu público é fundamental para que você produza conteúdos e anúncios que realmente atraiam a sua audiência.

Para você ter uma noção, a taxa de conversão média de um e-commerce é de 1%, mas o que isso significa? Traduzindo de uma forma bem simples de entender, a cada 100 visitantes que entram em seu site, apenas 1 realiza de fato, uma compra. Com certeza se vê a importância de conhecer bem o seu cliente ideal. 

Pois se você criar anúncios e conteúdos que não se conectam com a sua audiência, você sempre acabará atraindo o público errado. Assim perdendo tempo e dinheiro, algo que de fato não te dará retorno. Portanto ao anunciar, pense no comportamento do seu cliente e compreenda como ele busca os produtos que deseja. 

Existem formas de buscas que te indicam um comportamento de curiosidade, nesses casos não crie anúncios para termos assim, pois não te dará bons resultados, foque em termos que mostram um futuro cliente já decidido, anunciar para esse público com certeza te gerará mais resultados em um curto período de tempo.

3 – Certifique-se que a sua loja virtual esteja funcionando corretamente

Do mesmo modo, como uma empresa precisa estar bem organizada para ter sucesso, em um e-commerce é a mesma coisa. Por isso é fundamental saber que a sua loja virtual está funcionando bem. 

Pois um mal funcionamento pode desestabilizar ou até mesmo impedir que sua loja venda mais. Por isso, faça sempre testes de compras exatamente para ver se a possíveis erros ou até mesmo oportunidades de melhora. 

De acordo com pesquisas, os e-commerces brasileiros sofrem de 60% a 80% de carrinhos abandonados. Grande parte dessas perdas são por causa de falhas exatamente no período mais importante da venda, o fechamento da compra. Além disso, esse número pode ser ainda maior, se a sua loja estiver muito difícil de realizar compras.

Outra coisa que você tem que ficar de olho é a velocidade de carregamento da sua página. Para vender mais no e-commerce, é fundamental ter uma página rápida, já que a velocidade de carregamento tem uma ligação direta com a taxa de conversão.

Para te ajudar nessa questão, existem ferramentas gratuitas para isso. Lembre-se, quanto mais rápida for a sua página, melhor para você, e isso com certeza pode ser o seu diferencial, comparados com os seus concorrentes.

4 – Tenha uma logística rápida e organizada

Como qualquer consumidor, ao buscar qualquer produto, espera encontrar um frete rápido, após realizar sua compra. Contudo, realizar essa tarefa não é nada fácil. 

Principalmente para os e-commerces pequenos, onde há uma maior dificuldade para ter um preço competitivo, e por isso muitas vezes tem um pequeno time que se divide entre várias funções dentre atendimento ao cliente até despacho de mercadorias. 

Mas com o crescimento do e-commerce, as vendas online começam a aumentar, gerando um grande volume, começando a precisar de uma estrutura logística que necessita gradativamente mais atenção e que custa cada vez mais.

Uma forma de conseguir o melhor resultado logístico para atender uma demanda maior e mantendo os custos, é por terceirizar a logística do seu e-commerce. Pois empresas especializadas nesse ramo, já possuem uma estrutura completa e voltada justamente para cuidar de toda parte logística do seu e-commerce.

Um ponto muito importante de se destacar é realmente garantir uma empresa que realmente seja especializada e bem estruturada nesse ramo. Que vai te proporcionar um excelente serviço e que seja uma parceira que te ajudará a vender mais, gerando um maior lucro para o seu e-commerce.

Otimizando esses 4 pontos, com certeza seu e-commerce irá vender muito mais!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário